Início Cultura Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor

Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor

Terá muito a ganhar se agarrar o nosso desafio de aprender uma palavra por dia. Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor.

palavras para conhecer melhor
Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor

Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor. Terá muito a ganhar se agarrar com ambas as mãos o nosso desafio de aprender uma palavra por dia (ou 10!). Neste artigo, fizemos uma seleção de 10 palavras que deve aprender. Para ter uma noção da riqueza da língua portuguesa, ela contém mais de 306.949 palavras, esse é o número que está presente no maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948).

Há palavras bem distintas, há verbos, há adjetivos, há ainda palavras que são usadas no sentido figurativo, outras no sentido coloquial, há neologismos, há arcaísmos e muito mais para descobrir e aprender. Conheça as palavras que selecionamos para este artigo!

Língua Portuguesa: 15 palavras para conhecer melhor

Degeneração

Termo que vem do latim degeneratiōne-, com o mesmo significado. Degeneração é nome feminino que significa perda ou diminuição das qualidades primitivas; degenerescência.

Significa ainda mudança para pior; degradação. No sentido figurado, degeneração significa corrupção; depravação.

Leia também:

Florescimento

Termo que vem de “florescer”+”-mento”. Florescimento é nome masculino próprio da botânica que significa aparecimento de flores numa planta, identificando também época em que as flores brotam. No sentido figurado, significa estado de progresso; situação de prosperidade.

Caguinchas

De “cagar” e “guincha”, de guinchar, caguinchas é nome de 2 géneros e de 2 números que significa, no sentido popular, medricas.

Ignominioso

Termo que vem do latim ignominiōsu-, com o mesmo significado. Ignominioso é adjetivo que significa que causa ignomínia; desonroso; vergonhoso; infamante.

Birbante

Termo que vem do italiano birbante, com o mesmo significado. Birbante é nome de 2 géneros que significa homem sem brio; biltre; velhaco.

Desalmado

Particípio passado de desalmar. Desalmado é adjetivo que significa perverso; desumano; celerado. Desalmado significa também que não tem consciência.

Decadência  

Termo que vem do latim medieval decadentĭa-, «id,», particípio presente neutro plural de decadĕre, «decair», pelo francês décadence, «decadência».

Decadência é nome feminino que significa ato ou efeito de decair. Decadência significa também estado do que decai; declinação. Decadência significa ainda enfraquecimento; abatimento.

Decadência tem ainda como significado humilhação. Caducidade é outro significado de decadência.

Hirto

Termo que vem do latim hirtu-, com o mesmo significado. Este adjetivo que significa retesado, teso, inteiriçado, rígido. Hirto significa também eriçado, hirsuto. Hirto significa ainda móvel.

Dessaborido

Termo que vem de “des”-+”saborido”. Dessaborido é adjetivo que significa que não tem sabor; insípido.

Hirsuto

Termo que vem do latim hirsūtu-, com o mesmo significado. Hirsuto é adjetivo que significa que tem pelos compridos, flexíveis e duros. Hirsuto significa eriçado, cerdoso, áspero.

Bugiar

Termo que vem de bugio+-ar. É verbo intransitivo que significa fazer bugiarias. No sentido popular, diz-se mandar bugiar. É despedir alguém com desprezo. Bugiar pode ser encarado como sinónimo de trambicar, trombicar.

Húbris

Termo que vem do grego húbris, «excesso, impetuosidade». Húbris é nome feminino de dois números que significa orgulho ou excessiva autoconfiança. Húbris é ainda arrogância, insolência.

Para os antigos gregos, húbris era conduta desmedida que era considerada um desafio aos deuses e que acarretava a ruína de quem assim atuava.

Viés

Termo que vem do francês biais, “linha oblíqua”. É nome masculino que significa linha oblíqua, obliquamente, esguelha. Algo viés é algo que tende a seguir determinado caminho ou a agir de certa forma; algo que revela tendência. Viés é ainda tira de pano que é usada como adorno para acabamentos e é cortada na diagonal e separada da peça inteira; enviés.

Burilado

Particípio passado de burilar. É um adjetivo que significa lavrado a buril. No sentido figurado, significa aperfeiçoado.

Prostração

Termo que vem do latim prospratiōne, com o mesmo significado. É um nome feminino. Prostração é o estado de extremo abatimento físico e psíquico. A prostração é caracterizada por imobilidade e ausência de reação a qualquer solicitação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.