Início Cultura «Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

«Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

Aprenda 30 palavras por mês. Basta uma palavra por dia e já pensou no progresso que conseguirá? «Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa.

Arcano
«Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

Aprenda 30 palavras por mês. Basta uma palavra por dia e já pensou no progresso que conseguirá? «Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa.

São diversas as palavras que fazem parte da língua portuguesa. A contabilização dessas palavras parece uma tarefa impossível de fazer. No mínimo, será extremamente enfadonho. Os dicionários podem ajudar, pois têm diversas palavras distribuídas por cada página.

Contudo, existem vários dicionários e, em muitos deles, há palavras que não aparecem noutros dicionários. Há ainda palavras novas que surgem e que são, posteriormente, integradas nos dicionários.

A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) contém 306.949 palavras (é uma boa fonte e trata-se do maior dicionário de português). De acordo com alguns especialistas na matéria, a generalidade das pessoas possui um vocabulário ativo de apenas 1500 palavras. Podemos todos melhorar e alargar os nossos conhecimentos. Se se aprender uma palavra nova todos os dias, conseguiremos aprender 7 no espaço de uma só semana e 30 em apenas mês. No espaço de um ano, serão 300 palavras! Um número impressionante a integrar no nosso vocabulário ativo!!

Neste artigo, iremos apresentar uma lista de 10 palavras, mas não basta aprender o significado dos conceitos. É indispensável aplicá-las frequentemente, de modo a elas passarem a integrar o vocabulário ativo. Preparado para o desafio de aprender uma palavra diariamente? Confira a lista e use estas palavras, ao longo desta semana.


Leia também: «Insoço» é erro de português?


«Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa

Enfado

Termo que é uma derivação regressiva de enfadar. Este nome masculino significa ato ou efeito de enfadar, aborrecimento ou irritação.

Arcaico

Termo que vem do grego arkhaïkós, «desusado». Este adjetivo significa muito antigo, remoto, longínquo. Algo arcaico é algo que já não se usa há muito tempo. Algo que está obsoleto. Algo que se revela antiquado.

Na geologia, é um termo relativo ao período mais antigo da era agnostozoica.

Gesto

É um termo que vem do latim gestu-, com o mesmo significado. É um nome masculino que significa movimento do corpo feito, por exemplo, para exprimir ideias ou sentimentos. Ele pode ser realizado (principalmente) pelos braços, pernas e cabeça.

Gesto significa aspeto, fisionomia. Pode também ser rosto, semblante. Parecer. No sentido popular, é ato ou movimento obsceno. Pode ser considerado sinónimo de: aceno, fisionomia, gesticulação, meneio, aparência, aspeto, face, momice, rosto, semblante, trejeito.

Lesar

Termo que vem do latim laesu-, particípio passado de laedĕre, «ferir; lesar; prejudicar» +-ar. É verbo transitivo que significa causar lesão a alguém, lesionar. Pode ainda significar causar prejuízo, prejudicar. É ainda ofender a reputação ou os interesses de algo ou alguém. Pode ser também violar um direito. Enquanto verbo pronominal, pode ainda ser sofrer ferimento ou lesão; lesionar-se.

Gripe

Termo que vem do francês grippe, com o mesmo significado. Este nome feminino é referente a uma doença infetocontagiosa aguda, frequentemente de carácter epidémico ou mesmo pandémico, sendo provocada por um vírus, de que se conhecem três espécies (gripe A, gripe B e gripe C) e que, frequentemente, sofrem mutações.

Esta doença tem como sintomas: cefaleias, dores musculares, mal-estar geral, febre, arrepios de frio, catarro das vias respiratórias com tosse (irritativa e/ou produtiva) e, por vezes, perturbações do aparelho digestivo.

Normalmente, a gripe desaparece sem deixar sequelas mas, em casos excecionais, pode complicar-se com o surgimento de pneumonia, mais ou menos grave ou, eventualmente, fatal. Pode ser considerado um sinónimo de catarro epidémico; influenza.


Leia também: «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa


Leguminosa

Este nome feminino da área da botânica é referente ao espécime das leguminosas,      planta que é caracterizada por conter em si os frutos em forma de vagem.

Fricassé

Termo que vem do francês fricassée, com o mesmo significado. Este nome masculino é um termo próprio da culinária que significa guisado de carne ou peixe que é partido aos bocados, no qual se junta gema de ovo e salsa picada ao molho. É um termo que, usado no sentido figurado, significa mistura de diferentes coisas.

Arcano

Termo que vem do latim arcānu-, «secreto». É adjetivo que significa oculto e identifica algo misterioso e enigmático. É ainda nome masculino que significa segredo profundo, mistério e enigma. É também local secreto. É ainda cada uma das cartas do tarot.

Assim, sob determinado contexto, pode ser encarado como um sinónimo de arcano os termos: mistério, misterioso, oculto, recôndito, secreto, segredo, apocalíptico, brenha, cabalístico, desconhecido, enigma, enigmático, impenetrável.

Choné

Este adjetivo de 2 géneros significa tolo no sentido coloquial; alguém que perdeu o juízo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.