Início Cultura «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa

«Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa

Basta aprender uma palavra por dia para num mês ter aprendido 30 palavras! Descubra «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa.

palavras fantásticas da língua portuguesa
«Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa

Basta aprender uma palavra por dia para num mês ter aprendido 30 palavras! Descubra «Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa.

A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) tem exatamente 306.949 palavras. É uma prova que há diversas palavras na língua portuguesa. Se tivermos em conta que nos diferentes dicionários há palavras que não aparecem noutros dicionários, percebemos que realmente há inúmeras palavras de português. Há até palavras novas que surgem e que são, posteriormente, integradas nos dicionários.

São, portanto, muitas palavras e é impossível dominar todas. Mas hoje podemos dominar mais do que ontem. E, amanhã, podemos saber mais do que sabemos hoje. Há especialistas que defendem que a generalidade das pessoas possui um vocabulário ativo de cerca de 1500 palavras. Podemos tentar ir melhorando estes números, aprendendo uma palavra por dia.

Contudo, depois dessa aprendizagem, é indispensável aplicá-las com frequência. Preparado para o desafio de aprender uma palavra por dia? Confira a nossa lista e use estas palavras, ao longo da semana.


Leia também: 10 palavras curiosas da Língua Portuguesa


«Psiché» e mais 9 palavras fantásticas da língua portuguesa

Bojo

Derivação regressiva de bojar. Bojo é nome masculino que é referente à forma convexa de certos vasos; convexidade. É a parte interior de algo abaulado ou arredondado. No sentido figurado, significa âmago; cerne. Bojo significa barriga; pança.

Também no sentido figurado, bojo pode significar envergadura. É ainda capacidade. Ter bojo para  algo é ser capaz de admitir ou suportar algo.

O plural pronuncia-se com vogal fechada: bojos /ô/.

Cambalacho

Termo que vem do castelhano cambalache, «troca de objetos de pouco valor». Este nome masculino é referente a negócio ou acordo que é alcançado de forma pouco transparente ou em que há uma intenção astuciosa ou desonesta.

Cambalacho é trapaça; vigarice. É ainda combinação entre duas ou mais pessoas para prejudicar outrem; conluio, tramoia.

Lisura

Termo que vem de liso+-ura. É nome feminino que é referente à qualidade de liso; macieza. Lisura em sentido figurado significa sinceridade; honestidade.

Psiché

Termo que vem do francês psyché, com o mesmo significado. Psiché é nome masculino que identifica móvel de quarto com espelho e gavetas; toucador. Também pode significar espelho grande com pés, cuja inclinação geralmente se pode regular.

Empáfia

É nome feminino que significa atitude de orgulho ou superioridade injustificada; arrogância, soberba, presunção. É nome de 2 géneros que identifica pessoa soberba, vaidosa, enfatuada.

Termo de origem empáfia. Adjetivo feminino singular de empáfio. Empáfio é adjetivo que significa que tem empáfia; é soberbo; é enfatuado. É impostor.

Preito

Termo que vem do latim placĭtu-, «preceito», pelo provençal plait, com o mesmo significado. Preito é nome masculino que significa homenagem.

Preito na área da história é tributo de vassalagem, dependência, testemunho de veneração. É ainda juramento solene. É pleito. É antiquado pacto; é ajuste.

Cavo

Termo que vem do latim cavu-, «oco». Cavo é adjetivo que significa côncavo; fundo. É ainda oco; vazio. É também (som) rouco; cavernoso.

Discípulo

Termo que vem do latim discipŭlu-, com o mesmo significado. Discípulo é nome masculino que identifica aquele que recebe instrução ou ensino de alguém. É o aluno.

Discípulo é ainda aquele que segue os conselhos, ideias ou doutrinas de outrem; é sectário.

Na religião, discípulo é cada um dos doze apóstolos que receberam a doutrina de Cristo e a propagaram pelo mundo.


Leia também: Consegue descobrir os 5 erros de português?


Fleumático

Termo que vem do grego phlegmatikós, com o mesmo significado, pelo latim tardio phlegmatĭcu-, no mesmo sentido. Fleumático é adjetivo que significa impassível; imperturbável. É ainda indiferente ou pachorrento. É também nome masculino que significa pessoa que domina as emoções, pessoa serena.

Termo que na psicologia é referente a tipo caracterológico que é definido pelas reações lentas e também pela emotividade difícil e pela ponderação.

Moringue

Termo que vem do quimbundo mu’ringi, com o mesmo significado. Moringue é nome masculino que é referente a vasilha bojuda feita de barro cozido, destinada a conservar a água fresca, sendo frequentemente dotada de pega e dois gargalos. Um é destinado para a entrada de água, enquanto o outro é destinado à saída do líquido.

Moringue é bilha para água fresca potável, sendo também conhecida como moringa, moringo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.