Início Tradições Aprenda a fazer o pudim perfeito

Aprenda a fazer o pudim perfeito

O pudim é uma sobremesa presente em todos os restaurantes tradicionais e poucas pessoas conseguem resistir-lhe. Por isso, aprenda a fazer o pudim perfeito.

fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Aprenda a fazer o pudim perfeito. Poucas pessoas conseguem resistir a pudins. É um tipo de sobremesa consensual, bastante apreciada. O pudim encanta pela beleza, pela forma, pela doçura, pela textura macia.

Sim, é um problema ser um produto calórico. Tem bastante açúcar, ovos e, ainda, caramelo. Mas ninguém recomenda que seja uma sobremesa para todos os dias. Se houver um consumo ocasional e moderado, não representa problema nenhum. A verdade é que, sendo o pudim uma sobremesa absolutamente deliciosa, torna-se muito difícil resistir à tentação de “comer só mais uma fatia!”…

fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Aprenda a fazer o pudim perfeito

O pudim é uma sobremesa fantástica, presente em diversos restaurantes tradicionais, mas nem todos o fazem devidamente. Normalmente, representa um desafio fazer um pudim perfeito. O pudim deve ser belo, brilhante, liso e tremendamente saboroso!

Porém, algumas pessoas não conseguem fazer esta sobremesa perfeita, pois ela desfaz-se na hora de desenformar, ou a calda queima, ou…

Mas há outros problemas que surgem frequentemente. Há erros comuns que são repetidos por muitos, quando arriscam fazer o pudim.


Leia também: Torta de Chocolate simples e fácil, 4 doces tentações


fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Pudim: sem furinhos?

O pudim com furinhos pode não ser um defeito; pode ser apenas um efeito. Se pretende um pudim lisinho, compacto e sem furos, não bata muito os ingredientes e opte por misturar os ingredientes à mão, recorrendo a um batedor de claras.

No momento de o colocar a assar, coloque em banho-maria, mas em lume baixo.

Pudim: com furinhos?

Há pessoas que preferem o pudim com os furinhos. É uma opção estética, pois o sabor não difere. Se pretende um pudim com furinhos, então bata bem no liquidificador, pois isso irá permitir a entrada de ar na massa.

No momento de assar, pode fazê-lo em alta temperatura.

fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Banho-maria 

O banho-maria é indispensável para fazer o pudim tradicional. Ele permite que se consiga um cozimento completo da massa, além da sua cremosidade.

É importante ter a água na proporção correta (2/3 de água) pois, se secar antes do tempo, o pudim vai queimar! Se vir que está a secar, junte água quente! Repita as vezes que forem necessárias.

Calda amarga

Pode ser frustrante chegar ao momento da sobremesa e constatar o sabor amargo na calda do pudim. Mas isso pode ser evitado.

Impeça o açúcar de queimar ou de cozinhar de mais. Basta desligar o lume antes da calda amarelar. Com o calor formado, ela não vai queimar e ainda irá continuar a cozinhar até estar no ponto certo.

fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Sem crosta

Evite aquela crosta que representa uma textura estranha cobrindo a forma com papel alumínio.

Sem cheiro de ovo

Evite aquele cheiro de ovo no pudim. Para isso, só tem de peneirar as gemas, no momento que antecede à sua incorporação na massa.

fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Desenformar o pudim sem quebrar

Por vezes, temos o pudim perfeito, mas chega o momento de desenformar e estragamos o trabalho feito. Siga estes três procedimentos simples:

1  Primeiro, o pudim deve estar gelado no momento de desenformar. Se tiver uma temperatura alta, está menos consistente e, por isso, vai desfazer-se.

2  Segundo, recorra a uma faca sem ponta para impedir que crie rachaduras na estrutura do pudim. Passe-a nas bordas do pudim para soltá-lo com delicadeza.

3  Terceiro, é importante nesse momento levar ao lume (por apenas uns minutos) a parte de baixo da forma, pois isso irá fazer com que a calda derreta e não se agarre no fundo!


Leia também: 4 deliciosas receitas de sobremesas e bolo de chocolate


fazer o pudim perfeito
Aprenda a fazer o pudim perfeito

Pudim francês com cerejas

Ingredientes

– 10 gemas

– 2 ovos inteiros

– 1 limão médio (só raspa)

– 1 cálice vinho do Porto

– 400 gr. açúcar

– 0,5l leite

– 1 c. de chá (bem cheia) de farinha saluzena

– Caramelo q.b.

– Cerejas cristalizadas q.b. (para decorar)

Modo de Preparação

– Leve ao lume um tacho largo com água e aguarde até ferver.

– Junte numa taça o açúcar, a maizena e os ovos. Mexa bem.

– Acrescente o leite, a raspa de limão e o vinho do Porto. Mexa e misture.

– Coloque numa forma, previamente untada com caramelo.

– Leve a cozer num tacho, em banho maria, por sensivelmente 1 hora.

– Retire a forma e aguarde que arrefeça.

– Depois, leve a forma do pudim ao frigorífico por 6 horas.

– Desenforme, antes de servir.

– Bom proveito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.