Início Histórias É português o relógio mais completo do mundo

É português o relógio mais completo do mundo

Uma das criações mais fascinantes da relojoaria foi feita em Portugal, chama-se Rijomax e é português, o relógio mais completo do mundo.

relógio mais completo do mundo
É português o relógio mais completo do mundo

Chama-se Rijomax e é português, o relógio mais completo do mundo. O Padre António Vieira disse que: “todo o relógio perfeito não só dá horas mas também tem um braço que as aponta”. Há um relógio que é português e que é conhecido como o mais completo do planeta: é o Rijomax.

Contudo, este relógio perfeito, ao contrário do que defendia o Padre António Vieira, está parado. Mas, esse facto, não o impede de ser o mais perfeito de todos os relógios. Mesmo inativo (ou justamente por isso), o Rijomax mexe com o imaginário de todos nós.

Ao procurarmos nele o seu tempo, concedemos de bom grado parte do nosso. Quer saber mais sobre este relógio fantástico? 

relógio mais completo do mundo
É português o relógio mais completo do mundo

É português o relógio mais completo do mundo

O Rijomax é único no mundo, mas não tem tido o reconhecimento merecido. É uma invenção fascinante que não tem tido a divulgação que merece. O relógio é fruto de um trabalho exigente e minucioso que é bem revelador do talento e engenho do seu criador. A sua genialidade fê-lo construir um objeto tão incomum que ficará para a posteridade.

A obra de arte

A autarquia expõe no Posto de Turismo da sede do concelho uma verdadeira obra de arte. O Rijomax encanta, desde 2002, locais e curiosos. É que esta obra marcante foi realizada a partir de materiais reciclados.


Leia também: É português e mestre das violas portuguesas


Testemunho

Marco Penela, técnico da Câmara Municipal de Tabuaço, explicou à TSF: “É o relógio mais completo do mundo. Ele foi construído pelo senhor Amândio José Ribeiro, entre 1945 e 1973, ou seja, demorou 28 anos a construir”.

Vídeo de: História de Portugal JHS

O criador

Amândio José Ribeiro é o talentoso criador do Rijomax, obra que pode ser encontrada em Tabuaço, no interior da Loja Interativa de Turismo. O homem, que apenas tinha a 4ª classe, era natural de Pinhel, na freguesia de Santa Eufémia, e possuía muito talento.

O inventor desta obra de arte demonstrou ter grande determinação e resiliência para construir este relógio. Amândio José Ribeiro considerava ser o “relógio mais completo do mundo”.

Certo é que esta obra misteriosa levou quase três décadas a ficar concluída. Ela foi construída entre 1945 e 1973. Foram mais 16 mil horas de trabalho que o seu criador investiu na construção do Rijomax (28 anos!!!). O seu trabalho permitiu que adquirisse fama global, pois entrou no Guiness Book of Records e tem a patente com o número 12931.

relógio mais completo do mundo
É português o relógio mais completo do mundo

Morte

Foi relojoeiro e ourives de profissão ao longo de grande parte da sua vida, pois mesmo em criança já brincava com relógios. Dedicou boa parte da sua existência e do seu tempo em transformar o Rijomax no relógio mais completo do mundo e conseguiu.

Em 2002, o relógio foi vendido à Câmara Municipal de Tabuaço, que foi visionária e justa ao considerar que o relógio devia fazer parte do Património do Concelho.

Desde o falecimento de Amândio que mais ninguém soube como colocar o Rijomax a funcionar, depois deste ter parado e deixado de funcionar. Amândio José Ribeiro nasceu em 1912, tendo vivido 90 anos.

O nome RIJOMAX

O curioso nome “Rijomax” surge na sequência de um acrónimo que liga o nome do criador do relógio à obra de arte. A explicação é mais simples do que pode, à primeira vista, parecer.

O Ri em RIJOMAX é de Ribeiro, enquanto o Jo em RIJOMAX é de José; o Ma em RIJOMAX é de Amândio. Finalmente, o X em RIJOMAX é para conceder ao relógio a pronúncia comum nas marcas de relógios, como Timex ou Rolex.


Leia também: É português um dos restaurantes mais antigos do mundo


relógio mais completo do mundo
É português o relógio mais completo do mundo

Curiosidades do Rijomax

O RIJOMAX pesa mais de 150 quilos, medindo mais de 2 metros. Contudo, enorme era mesmo a ambição que o seu criador tinha para o relógio. Isto, porque além de ter mais de 16 mil algarismos e letras, o Rijomax é bastante completo.

Este relógio está programado não só para funcionar por 10 mil séculos, em ciclos de 6272 ano (o que não aconteceu), como tem muitas outras funções. O relógio indica segundos, minutos, horas, mas também os movimentos aparentes do sol e da lua, hora universal, hora lunar.

Este fantástico relógio também marca os Equinócios e Solstícios, as fases da lua,… O Rijomax até marca o nascer e o pôr do sol e, também, assinala os anos bissextos. No seu interior tem escrito: “Uma Obra Misteriosa: O mundo inteiro dentro de um relógio.”

Morada

Largo 5 de Outubro
5120– 390 Tabuaço
Coordenadas GPS: 41º 07`01.84” N | 7º 34`00.79” W

Horário de funcionamento

De 2ª a 6ª feira
09:00h – 12:30h / 14:00h – 17:30h
Sábados, Domingos e Feriados
10:00h – 12:30h / 14:00h – 17:00h

Contactos

Telf: 254 789 049
e.mail: turismo@cm-tabuaco.pt

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.