Início Tradições Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Truques e dicas para uma lasanha absolutamente irresistível que irá encantar todos os elementos da sua família. Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Truques e dicas para uma lasanha absolutamente irresistível que irá encantar todos os elementos da sua família. Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota! A lasanha é um prato especial. Todos sabemos que é uma refeição deliciosa e, quando fica na perfeição, ninguém lhe consegue resistir. Mas nem todos conseguem fazer este prato na perfeição.

Contudo, neste artigo, estará tudo o que precisa de saber para conseguir fazer a lasanha caseira perfeita. Este é um prato que pode enriquecer o seu fim de semana. Uma refeição que torna o seu almoço ou jantar num momento único, de puro prazer. A comida italiada deixa muita gente rendida, sendo particularmente gulosa. Quem não adora pizzas? Massas?

Seguramente que também é um apaixonado por comida italiana. Todos os que adoram comida italiana ficam fascinados com a lasanha. Existem diversas receitas, pois o recheio pode variar. Além do clássico, à bolonhesa, ela pode ser feita com bacalhau, atum, espinafres, legumes vários, frango, peru, entre muitas outras opções.

Com as nossas dicas, só tem como limite a sua criatividade. E como ela é muita, não receie e ponha mãos à massa!

Leia também:

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Critério na escolha dos ingredientes

Se optar por ingredientes de qualidade, está mais perto de uma refeição perfeita.

Opte por preparar a sua receita, recorrendo apenas a ingredientes frescos e de elevada qualidade. Os alimentos de qualidade ajudam a assegurar um prato final mais saboroso.

É que estes alimentos podem contribuir para reduzir bastante as hipóteses de a sua lasanha não ficar tão deliciosa. Se é para fazer uma refeição especial, não pode poupar nos pormenores que fazem toda a diferença.

Atenção! Os legumes podem prejudicar

É importante ter cuidado com os legumes, como espinafres ou beringelas.

Se quer incrementar na sua lasanha legumes, como courgette, espinafres ou beringelas, pode torná-la deliciosa, mas é preciso perceber que estes legumes também podem prejudicar a experiência.

Antes de usá-los, deve escorrer os legumes, talvez até refogá-los, pois o seu excesso de água pode levar a que murchem no forno, levando a que a massa fique ensopada.

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

O molho

Há diversas opções para o molho da lasanha, sendo que entre as mais consensuais está o molho branco ou molho à bolonhesa. Estas são opções tradicionais, mas pode usar e abusar da sua criatividade e surpreender os seus convidados com uma proposta inesperada.

O molho branco é uma opção comum, com o tradicional bechamel a ser protagonista de diversas receitas. Este molho branco pode ser preparado com farinha, manteiga, leite e noz-moscada.

A receita tradicional, da verdadeira lasanha à bolonhesa italiana, é feita com o molho branco intercalado com o ragu, que é feito com carne bovina e suína. Assim, a junção destes dois molhos é simplesmente irresistível.

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

O queijo

É outro elemento extremamente importante. Tal como o molho, o queijo pode ser bastante diferente, alterando muito o sabor da sua lasanha. Há várias opções de queijos que permitem rechear uma lasanha.

Além da mozzarella, pode usar outros queijos que concedem à sua lasanha mais personalidade, nomeadamente o queijo Grana Padano, o queijo Gorgonzola ou mesmo o Queijo Brie.

Recheio

Este é um dos vários momentos em que se pode usar a criatividade, quando se está a fazer uma lasanha. Se receber alguém que necessite de outras propostas, pode optar por lasanhas vegetarianas ou veganas.

No momento de rechear a sua lasanha, pode ainda optar por carne seca ou outras opções, como bacalhau, entre muitas outras. Praticamente qualquer alimento que seja do seu agrado pode ser experimentado, pois até há quem faça versões de lasanha para sobremesa!…

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

Massa

Existem diversos tipos de massas que podem ser usadas na lasanha, podendo todas elas ser encontradas nos mercados. Pode optar por massa fresca, por massa pré-cozida seca, por massa de caixinha ou até por massa de pastel.

São opções distintas com cada uma delas a pedir uma preparação especial:

– A massa pré-cozida necessita de um molho mais líquido para que a massa fique mais macia.

– A massa de caixinha deve ser cozida antes.

– A massa de pastel deve ser furada para que no forno não estufe.

– A massa fresca é frequentemente mais consistente, logo necessita de ficar mais tempo no forno.

Manteiga

Este é outro elemento especial. Quer saber um segredo?

Depois de montar a sua lasanha e colocar nela a última camada de massa, aproveite o momento para colocar pedaços de manteiga gelada para que no forno ela vá derretendo. A manteiga irá ajudar o queijo da cobertura a gratinar de forma uniforme.

Aprenda a fazer lasanha
Aprenda a fazer lasanha como um Chef. Tome nota!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.