Aprenda a fazer arroz branco seco, solto e absolutamente delicioso. Todos nós gostamos de um bom prato de arroz seco, não é? O arroz seco é um dos complementos mais comuns à refeição. Fica bem em inúmeros pratos. No entanto, nem sempre temos um arroz feito em condições, soltinho e seco. Por vezes, o ingrediente surge na mesa insosso e nada solto, pois tem excesso de água e fica empapado. Não daqueles produtos que nos deixa verdadeiramente orgulhosos, antes pelo contrário. Ficamos a pensar como não conseguimos fazer na perfeição um produto que confecionamos tantas vezes e que devíamos facilmente dominar…

Aprenda a fazer arroz branco seco, solto e delicioso
Nem sempre se sabe a melhor forma de fazer arroz seco. Como cozer o belo do arroz? O ponto de partida é saber qual a quantidade de ingredientes necessário para fazer a melhor combinação entre eles, de forma a conseguir fazer um bom produto, de excelência.
Leia também: As 4 receitas de arroz mais saborosas de sempre
As medidas certas
Por pessoa
Conhecer quais as medidas certas é algo essencial para poder ter um arroz de sucesso. Saber como cozer arroz na perfeição implica dominar as medidas por pessoa. A receita certa para conseguir aquele arroz que será especial é simples e básica. Quer ficar a saber?
Tem de conhecer a referência base por pessoa, esta deve ser de meia chávena de arroz. É que, depois deste estar cozido, resultará em três chávenas de arroz por pessoa, aproximadamente.

Medida de água
Outro elemento importante a ter em conta é a medida da água. A receita é simples: duplicar a medida do arroz. Esta é uma das regras chave que nem todos cumprem rigorosamente. A medida “1 para 2” é uma regra geral básica que consiste numa medida de arroz para duas medidas iguais de água.
Mas não devemos esquecer que os grãos de arroz não são todos iguais. Estas são medidas de referência. É que se o arroz de grão mais pequeno necessita de menos água, um arroz de grão mais longo necessita de mais água.

Variedade
Como mencionamos, estas quantidades são uma mera referência. Devemos consultar as indicações da embalagem que, geralmente, não fogem de:
Quantidade: 4 chávenas de água para arroz selvagem.
Quantidade: 2 chávenas e ½ de água para arroz integral.
Quantidade: 2 chávenas de água para arroz carolino, agulha, jasmine e basmati.
Quantidade: 1 chávena e 1/4 de água para arroz sushi japonês.

Lavagem e refogado
Lavar o arroz é uma questão de opção e depende do pretendido. Se pretende fazer um arroz de marisco ou arroz de polvo ou até um arroz doce, não o deve fazer de forma minuciosa, pois estas (e outras) receitas implicam que se tenha um arroz mais “pegajoso”, precisando apenas de uma lavagem mais rápida. É que ao lavar o arroz está a retirar-lhe a goma (ou amido) e isso revela-se importante para essas receitas.
Para ficar mais rico e saboroso, pode refogar (em lume bem forte) cebola ou alho picado num pouco de azeite (ou manteiga) e juntar, depois, o arroz ao refogado, envolvendo bem. A água junta-se posteriormente.

Receita de arroz branco
Ingredientes
– 1 chávena de arroz carolino
– 2 chávenas de água
– ½ colher de chá de sal
Leia também: 4 receitas de arroz no forno muito práticas e deliciosas
Modo de Preparação
– Lave o arroz em água corrente.
– Coloque um tacho ao lume com água a ferver e temperada com sal.
– Junte o arroz e tape.
– Permita que cozinhe por oito a dez minutos, em lume médio.
– Posteriormente, desligue o lume.
– No entanto, deixe que repouse e liberte o vapor por três minutos.
– Só então destape o tacho e solte o arroz, recorrendo à ajuda de um garfo para o mexer.
– E o arroz está pronto a servir: simples, solto e delicioso!
Comentários 1