Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras para parecer mais culto

Língua Portuguesa: 10 palavras para parecer mais culto

Existem palavras comuns que podem ser substituídas por outras bem mais elegantes e que favorecem e muito a mensagem: 10 palavras para parecer mais culto.

palavras para parecer mais culto
Língua Portuguesa: 10 palavras para parecer mais culto

Existem palavras comuns que podem ser substituídas por outras bem mais elegantes e que favorecem e muito a mensagem: 10 palavras para parecer mais culto.

Comunicar bem é uma arte que não é dominada por todos. Apesar de falarmos todos os dias e abordarmos assuntos comuns todos os dias, nem sempre a mensagem que passamos é partilhada da forma mais eficaz. Sabendo que há discursos mais rudimentares e outros mais polidos, há sempre maneiras de melhorarmos a nossa forma de comunicar.

A escolha de palavras que fazemos pode revelar muito do que somos ou do que pretendemos ser. Se escolhermos palavras demasiado eruditas para as pessoas que nos escutam, não somos compreendidos. Portanto, é um erro fazê-lo. Devemos adequar as palavras que escolhemos para materializar o que pretendemos dizer ou escrever de acordo com o público alvo.

Há, no entanto, palavras comuns que podem facilmente ser trocadas por outras palavras que, sendo facilmente reconhecidas, tornam o nosso discurso bem mais culto e polido. Essas palavras elevam a qualidade do discurso, tornando-o melhor. São termos mais incomuns, eruditos, que ajudam a melhorar a mensagem e a imagem do orador. Quer saber mais?

Leia também:

Língua Portuguesa: 10 palavras para parecer mais culto

Deslumbrante

O termo «deslumbrante» gera um impacto distinto. Quando se pretende frisar o quão maravilhosa é aquela coisa ou pessoa que se encontra, este termo é preferível a outros como bonito, elegante, interessante, pois deslumbrante retrata com mais realismo e cria maior efeito.

Inculto

Usar a expressão «inculto», revela-se uma forma mais adequada e menos agressiva, do que usar palavras mais diretas e rudes. Se pretendemos evidenciar a pouca inteligência de alguém, por hábito essa pessoa é chamada de «burra». Um termo infeliz a vários níveis, até porque está provado que os burros são animais particularmente espertos.

Insolente

Chamar uma pessoa de mal-educada é fazer uma afirmação direta e agressiva, sendo mais aconselhável escolher o termo «insolente». São sinónimos, mas o último termo é mais polido e menos agressivo. Por isso, é mais tolerado. Assim, da próxima vez que queira destacar a má-educação de alguém, opte por chamá-la de insolente.

Horrendo

«Horrendo» é uma palavra mais forte e deve substituir outra palavra: «feio». Esta palavra banalizou-se tanto que perdeu impacto. Tudo é adjetivado de feio com demasiada facilidade. Se não vai ao encontro dos gostos ou opiniões de determinada pessoa, então “é feio”. Contudo, se quiser criar mais impacto ou demonstrar o seu desagrado opte por “horrendo”.

Metamorfose

Metamorfose é um termo erudito, que é pouco utilizado, mas que permite enriquecer bastante o seu discurso. Opte por usar este termo em substituição de outros mais comuns como transformação, mudança ou alteração.

Ocaso

O ocaso é um termo que pode ser usado como sinónimo de pôr-de-sol. Sempre que tiver a companhia da sua cara-metade, a ver o pôr-do-sol, não se esqueça de lhe dizer como é belo aquele ocaso.

Peculiar

O termo «peculiar» pode e deve ser usado para aquilo que é diferente, para aquilo que apresenta uma característica positiva e distintiva. Outras palavras que se podem dizer de uma pessoa peculiar são particular, carismática ou diferenciada. É bem melhor do que usar palavras como “fixe”, “boa”, “especial” ou “diferente”.

Precioso

Sabemos que na vida existem diversas coisas com elevado valor material ou imaterial. Uma palavra que é indicada para falar de uma coisa valiosa é «precioso». Se tem alguém que lhe é especial e que é valiosa para si, demonstre o seu apreço definindo-a como “precioso(a)”.

Sagaz

O termo «esperto» corresponde a um elogio, mas é uma palavra gasta, que torna a sua conotação menos positiva no discurso quotidiano. Assim, quando pretende qualificar alguém de pensamento e ação rápidas e eficientes, é mais apropriado usar o termo «sagaz».

Surreal

«Surreal» é um termo que deve ser usado quando queremos dizer que algo é absurdo, algo não faz sentido, algo foge à normalidade. Não significa que seja necessariamente algo negativo. Em determinados contextos, até pode ser bastante positivo dizer que alguém é surreal.

Reflexão

Se quer ter um discurso mais culto, melhorar a forma como a sua mensagem é transmitida, trate de incorporar estas palavras no seu discurso.

Estas são apenas 10 palavras que devem substituir outras mais comuns. Não se pretende colocar palavras tão rebuscadas e eruditas que sejam incompreendidas pela maioria das pessoas. Pretende-se apenas dar um apoio, enriquecer o vocabulário.

Com esse objetivo, haverá outros artigos do NCultura a partilhar outras palavras que ajudam a melhorar o discurso, a torná-lo mais culto. Assim, poderá comunicar de uma forma mais cuidada, mais depurada, mais rica, mais eficaz!

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.