Início Cultura 10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer

10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer

Aprenda uma palavra diariamente. Há muitas para escolher. São mais de 306.949 palavras! Confira 10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer.

palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer
10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer

Aprenda uma palavra diariamente. Há muitas para escolher. São mais de 306.949 palavras! Confira 10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer.

Existem diversas palavras de português. A nossa língua revela-se um património bastante rico. São mais de 306.949 palavras, pelo menos é o que se pode concluir da 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), que é o maior dicionário de português. Assim, aprendendo uma palavra por dia, chegaremos ao fim das nossas vidas sem conseguir aprender e dominar por completo todas as palavras portuguesas, mas seguramente que teremos aprendido muito.

Há quem defenda que, em média, são apenas 1500 as palavras que fazem parte daquilo que é chamado de vocabulário ativo (em pessoas com um nível médio de instrução). Esta é, pelo menos, a conclusão de muitos especialistas. Por isso, devemos esforçar-nos por alargar esse vocabulário ativo. Preparado para o desafio?

10 palavras da língua portuguesa que vale a pena conhecer

Sinistro

Termo que vem do latim sinistru-, «o lado esquerdo».

Sinistro é adjetivo que significa esquerdo. Sinistro significa que tem mau agouro, presságio. Sinistro significa tétrico, sombrio. Sinistro significa também malvado, cruel, terrível, funesto, desastroso. Sinistro significa ainda ameaçador, desgraçado.

Sinistro é também nome masculino que significa desastre. Sinistro significa também grande prejuízo. Sinistro significa também naufrágio. Infortúnio e ruína são outros significados de sinistro.

Leia também:

Intrujão

Termo que vem de “intrujar”+”-ão”. Intrujão é adjetivo que intruja; impostor. Intrujão é também nome masculino que significa aquele que intruja; um burlão; um embusteiro; um impostor.

Ocaso

Termo que vem do latim occāsu-, com o mesmo significado. Ocaso é nome masculino que significa desaparecimento do Sol, ou de qualquer astro, no horizonte. Ocaso significa também ocidente, poente. Ocaso, no sentido figurado, significa também decadência, declínio e ainda fim.

Infame

Termo que vem do latim infāme-, com o mesmo significado. Infame é adjetivo de 2 géneros que significa que não tem boa fama; algo marcado de infâmia; desacreditado. Infame significa ainda que pratica infâmias. Infame significa também torpe; vil; abjeto.

Infame significa também desavergonhado. Infame é nome de 2 géneros que significa pessoa que pratica atos considerados condenáveis do ponto de vista social e moral.

Trapaceiro

Termo que vem de “trapaça”+”-eiro”. Trapaceiro é adjetivo, sendo também nome masculino que significa que ou aquele que faz trapaças; embusteiro; batoteiro.

Canície

Termo que vem do latim canitĭe-, com o mesmo significado, termo que vem de canu-, «velho». Canície é nome feminino que significa alvura dos cabelos.

No sentido figurado, significa velhice.

Falaz

Termo que vem do latim fallāce-, «enganador». Falaz é adjetivo de 2 géneros que significa enganador, ardiloso, falso.

Acro

Termo que vem do latim acru-, «acre; extremo». Acro é adjetivo que significa que estala facilmente; frágil. Acro é ainda acre.

Hecatombe

Termo que vem do grego hekatómbe, «sacrifício de cem bois», pelo latim hecatombe-, «hecatombe; sacrifício de cem vítimas». Hecatombe é nome feminino que significa antigo sacrifício de cem bois.

No sentido figurado, hecatombe significa sacrifício de muitas vítimas; carnificina; mortandade. Ainda no sentido figurado, hecatombe significa grande destruição; devastação.

Voluptuoso  

Termo que vem do latim voluptuōsu-, com o mesmo significado. Voluptuoso é adjetivo que significa dado aos prazeres sensuais; sensual; libidinoso; lascivo. Voluptuoso significa em que há prazer ou volúpia, que inspira volúpia.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.