Início Cultura 10 palavras da língua portuguesa para desvendar

10 palavras da língua portuguesa para desvendar

Aprendeu palavras de português esta semana? Agora que as conhece, aplique-as! Venha descobrir 10 palavras da língua portuguesa para desvendar.

palavras da língua portuguesa para desvendar
10 palavras da língua portuguesa para desvendar

Aprendeu palavras de português esta semana? Agora que as conhece, aplique-as! Venha descobrir 10 palavras da língua portuguesa para desvendar.

O vasto número de palavras que faz parte da língua portuguesa é impossível ser dominado integralmente. Aliás, à medida que o tempo passa, a língua portuguesa, como outras, vai perdendo e adquirindo novas palavras. Mas é sempre possível ir aprendendo novas palavras. Uma hoje, outra amanhã…

Há muitas palavras que merecem ser conhecidas. Devemos fomentar esse interesse em nós, de aprender uma palavra nova por dia. Facilmente, no espaço de uma semana, ficamos motivados com o que aprendemos de forma descontraída. No espaço de um mês, são 30 as palavras novas que já conhecemos, o que dá para perceber que estamos no bom caminho… No espaço temporal de um ano, os progressos nos nossos conhecimentos são tais que ficamos com a certeza de que adotamos uma boa estratégia!

A grande maioria das pessoas não faz esse esforço contínuo de melhorar. Mas, aos que aceitarem o nosso desafio de aprender palavras novas todos os dias (estas, presentes neste artigo, ou outras presentes noutros artigos ou num mero dicionário), não basta aprender as palavras. Não basta conhecer os significados dessas palavras, pois o verdadeiro desafio está em tentar aplicá-las (várias vezes!) ao longo dos dias seguintes à leitura do presente artigo.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


10 palavras da língua portuguesa para desvendar

Deboche

Termo que vem do francês débauche, com o mesmo significado. Deboche é um nome masculino que significa libertinagem, devassidão, estroinice. No Brasil, também significa troça, zombaria.

Porvir

Termo que surge da união entre por+vir. Porvir é um nome masculino que é referente ao tempo que está para vir, ao futuro, portanto. É antónimo de passado.

Sulcar

Termo que vem do latim sulcāre, com o mesmo significado. É verbo transitivo que significa fazer sulcos em; significa abrir rugas em.

Sulcar é também arar, fender (as ondas). Sulcar é ainda navegar.

No sentido figurado, sulcar também significa atravessar, cortar.

Guedelhudo

Termo que vem de guedelha+-udo. Guedelhudo é um adjetivo que serve para identificar ou descrever alguém que tem guedelhas; que é cabeludo.

Fleumático

Termo que vem do grego phlegmatikós, com o mesmo sentido, pelo latim tardio phlegmatĭcu-, com igual significado. Fleumático é um adjetivo que significa impassível, imperturbável. Alguém que se revela indiferente. Fleumático é também usado no sentido de pachorrento.

Enquanto nome masculino, fleumático é ainda pessoa que domina as emoções; pessoa serena.

Na psicologia, fleumático é um termo caracterológico que se define pela emotividade difícil, pela ponderação e pelas reações lentas.

Alarido

O termo alarido é de origem obscura. Alarido é um nome masculino que significa clamor geral, gritaria, vozearia, algazarra. Alarido também significa lamentação, lamúria.

Incipiente

Termo que vem do latim incipiente, com o mesmo significado, particípio presente de incipĕre, «principiar». Incipiente é um adjetivo de 2 géneros, referente a algo que começa, que está no início. Algo incipiente é algo principiante, pouco desenvolvido.

Letargia

Termo que vem do grego lethargía, com o mesmo significado, pelo latim lethargĭa-, com o mesmo significado. Letargia é nome feminino usado na área da medicina como estado patológico de sono profundo, sem paragem das funções vitais e de duração variável, podendo ser causado por infeções graves que afetam os centros nervosos.

Letargia é também sono artificial provocado quer pela sugestão (hipnose), quer por um medicamento (narcose).

Letargia, no sentido figurado, significa inação, apatia, inércia, torpor, indiferença.

Letargia é usado na biologia como estado de inatividade que ocorre em alguns animais, mais especificamente em peixes pulmonados, durante períodos prolongados de seca ou calor.


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Obsoleto

Termo que vem do latim obsolētu-, particípio passado de obsolescĕre, «cair em desuso; passar de moda». Obsoleto é um adjetivo que caracteriza algo que caiu em desuso, que está ultrapassado, que é antiquado.

Na botânica, o termo obsoleto serve para identificar órgão (ou parte dele) que se apresenta (relativamente) pouco desenvolvido ou pouco nítido.

Taralhouco

Termo que vem de tarouco. É adjetivo que significa desmemoriado por motivo da idade. Senil. É aparvalhado, tonto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.