Início Cultura «Salganhada» é erro de português?

«Salganhada» é erro de português?

Esclareça as suas dúvidas de português. Confira aqui como se diz e como se escreve: salganhada ou salgalhada?

Salganhada
«Salganhada» é erro de português?

Esclareça as suas dúvidas de português. Confira aqui como se diz e como se escreve: salganhada ou salgalhada?

Há termos que são usados frequentemente no nosso quotidiano, mas que muitas vezes são alvo de confusões. Por vezes, somos confrontados com duas ou mais versões da mesma palavra, havendo uma certa que é original e outra (ou outras) que surge, mas que não devia ser usada.

Existem termos que surgem como meras deturpações de palavras originais, mas que conquistam terreno e popularidade. Ao propagarem-se, acabam por obter um espaço que não deveriam ter. Mas à medida que o tempo passa, acaba por ser reconhecido o seu valor e (como a língua é um organismo que se adapta aos novos tempos), por vezes essas palavras que são deturpações acabam mesmo por ser integradas em dicionários, legitimando a sua existência.

Um dicionário é uma ferramenta importante que permite esclarecer dúvidas, conhecer o significado das palavras, saber como se escrevem determinados termos. Contudo, existem termos que são legitimados em alguns dicionários, mas que noutros não são destacados. Entre essas palavras está uma que iremos revelar neste artigo.


Leia também: «Já agora» é erro de português?


«Salganhada» é erro de português?

Temos um desafio para si: quer testar as suas capacidades? Então, responda: quais das seguintes frases têm o termo adequado?

– Regulamentos, directivas, recomendações… a salganhada legal da U.E. está difícil de gerir.

– Regulamentos, directivas, recomendações… a salgalhada legal da U.E. está difícil de gerir.

– Comentador defende que o sistema político português“é uma salganhada”, onde se mistura eleições europeias, com legislativas e autárquicas.

– Comentador defende que o sistema político português “é uma salganhada”, onde se mistura eleições europeias, com legislativas e autárquicas.

– O ensino em Portugal está uma autêntica salgalhada.

– O ensino em Portugal está uma autêntica salganhada.

– O estado do campeonato de futebol em Portugal está uma salganhada.

– O estado do campeonato de futebol em Portugal está uma salgalhada.

– Este programa em direto foi uma salgalhada do início ao fim.

– Este programa em direto foi uma salganhada do início ao fim.

Se já realizou o exercício e ainda permanece com algumas dúvidas, faz todo o sentido prosseguir a leitura deste artigo que preparámos para si.

Significado

Salgalhada

(De salgar + -alho- + suf. -ada). Significa confusão, mixórdia, salsada, trapalhada. Embora esteja presente em alguns dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, o termo adequada é salgalhada.

Salganhada é uma invenção, uma deturpação, um barbarismo, que sendo frequente, não deve ser usado por se tratar de uma deturpação de salgalhada.

No Brasil, os dicionários (nomeadamente o VOLP da Academia Brasileira) registam apenas salgalhada.

Respostas

Agora que obtemos o indispensável conhecimento para corrigir o desafio proposto, podemos voltar a ele com outra capacidade. Analisemos, novamente, as frases do exercício, identificando as que estão certas e as que estão erradas.

– Regulamentos, directivas, recomendações… a salganhada legal da U.E. está difícil de gerir. X

– Regulamentos, directivas, recomendações… a salgalhada legal da U.E. está difícil de gerir. ✓

– Comentador defende que o sistema político português “é uma salgalhada”, onde se mistura eleições europeias, com legislativas e autárquicas. ✓

– Comentador defende que o sistema político português“é uma salganhada”, onde se mistura eleições europeias, com legislativas e autárquicas. X

– O ensino em Portugal está uma autêntica salgalhada. ✓

– O ensino em Portugal está uma autêntica salganhada. X

– O estado do campeonato de futebol em Portugal está uma salganhada. X

– O estado do campeonato de futebol em Portugal está uma salgalhada. ✓

– Este programa em direto foi uma salgalhada do início ao fim. ✓

– Este programa em direto foi uma salganhada do início ao fim. X


Leia também: «Os dois pais» é um erro de português?


Conclusão

Como tivemos oportunidade de perceber, a palavra mais adequada é salgalhada. A palavra salganhada é uma invenção, uma deturpação, um barbarismo, podendo ser considerada uma variante marginal. Sendo um termo incorreto, ou menos correto, a verdade é que a palavra surge em alguns dicionários, mas não em todos, sendo apenas admitido o seu uso como uma variante informal.

Sendo salganhada uma deturpação de salgalhada, recomendamos o uso desta última, pois é a que representa verdadeiramente o conceito cuja etimologia provém de salgar + -alho + -ada e que significa “confusão, mixórdia, trapalhada”.

Reflexão

Este artigo visa não apenas apresentar erros de português cometidos com frequência (contribuindo assim para a não perpetuação destes erros), como também pretende frisar a importância de se recorrer constantemente ao dicionário. Esta é uma ferramenta que permite esclarecer dúvidas sobre certos conceitos, justamente quando elas surgem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.