_
Vídeo de: Queijaria Vale da Estrela
Queijo Serra da Estrela, o queijo dos Deuses
É na vasta e verdejante encosta da Serra da Estrela que se reúnem todas as condições para a produção de uma das mais saborosas tradições portuguesas.

O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.
Delicie-se com o seu sabor intenso e a sua pasta amanteigada. O Queijo da Serra coloca à mesa dos portugueses uma tradição artesanal ímpar e toda a generosidade da paisagem natural da Serra da Estrela.
Uma Tradição Artesanal

As referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana e o seu processo de fabrico laborioso foi mesmo descrito pela primeira vez naquele que é hoje considerado o primeiro Tratado de Agricultura.
Ao longo dos séculos, foram também vários os reis portugueses que reconheceram a riqueza deste produto artesanal nacional, oferecendo-o a ilustres convidados.

Hoje em dia, o Queijo da Serra da Estrela continua a ser apreciado pelos portugueses e pelos maiores amantes de queijo espalhados por todo o mundo.
Produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordaleira Serra da Estrela, o seu fabrico é inteiramente artesanal e parte das mãos sabedoras dos queijeiros portugueses.

Com um processo de maturação que se prolonga por mais de um mês, o fabrico do Queijo da Serra é uma verdadeira arte que presenteia os seus maiores apreciadores com o melhor que a natureza tem para oferecer.

O seu aroma intenso e paladar suave e ligeiramente acidulado é já tradição nas casas portuguesas. Saboreie-o com um pão fresco e um agradável vinho da região.
_

Um Encanto Rural
Apreciar o Queijo da Serra da Estrela é também conhecer as tradições, lendas e histórias dos povos que o produzem.

No verão, com as suas pastagens verdes, ou no inverno, com a sua encosta branca de neve, a Serra da Estrela convida a um passeio para reviver as tradições pastoris e conhecer o património das aldeias e vilas que ponteiam a paisagem natural.

Perca-se nas ruas estreitas da aldeia histórica de Linhares da Beira, admire maravilhosas paisagens nas Penhas Douradas ou deixe-se encantar pelo ambiente rústico da Vila Ruiva.
Em Celorico da Beira, delicie-se com os melhores queijos da região no Solar do Queijo da Serra ou conhecer a cultura deste queijo no Museu do Agricultor e do Queijo.

A garantia de que é um legítimo Serra da Estrela
Denominação de Origem Protegida, mais conhecida por DOP, é a certificação que nos permite distinguir um genuíno Queijo Serra da Estrela.
Uma certificação exigente, que garante a qualidade e autenticidade de um produto tradicional, de acordo com apertados requisitos:
– O queijo é produzido na região demarcada da Serra da Estrela.
– É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da região demarcada da Serra da Estrela.
– Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo, que nasce na mesma região demarcada, e sal.
– O leite e a queijaria certificada têm de cumprir rigorosas regras de salubridade, higiene e segurança alimentar.
– O queijo final é submetido a um painel de prova de especialistas que avalia o seu sabor, textura, aromas… e terá de ter 15 valores de nota mínima.
Em defesa da verdade – DOP
Denominação de Origem Protegida
É simples: se quer um genuíno Serra da Estrela, estes símbolos têm de lá estar.
– Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite mais fácil identificação e afirmação de qualidade nos mercados externos.
– Holograma da Casa da Moeda, com número de série.
– Marca de caseína, visível no fundo do queijo, com número de série – a ‘impressão digital’ do queijo, já que não há dois queijos com o mesmo número.
– Número de licenciamento da queijaria.
_
NO OITAVO DIA DEUS FEZ O QUEIJO DA SERRA. FELEI
Onde encontrar? Como comprar?
onde se encontra esta maravilha dos deuses no Rio de Janeiro ?