Início Tradições Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é um dos mais famosos e melhores queijos do mundo.

Queijo da Serra da Estrela
É português um dos melhores queijos do mundo

Hoje em dia, o Queijo da Serra da Estrela continua a ser apreciado pelos portugueses e pelos maiores amantes de queijo espalhados por todo o mundo.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.

Delicie-se com o seu sabor intenso e a sua pasta amanteigada. O Queijo da Serra coloca à mesa dos portugueses uma tradição artesanal ímpar e toda a generosidade da paisagem natural da Serra da Estrela.

Uma Tradição Artesanal

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

As referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana e o seu processo de fabrico laborioso foi mesmo descrito pela primeira vez naquele que é hoje considerado o primeiro Tratado de Agricultura.

Ao longo dos séculos, foram também vários os reis portugueses que reconheceram a riqueza deste produto artesanal nacional, oferecendo-o a ilustres convidados.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo Serra da Estrela – É português e um dos melhores queijos do mundo

Produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordaleira Serra da Estrela, o seu fabrico é inteiramente artesanal e parte das mãos sabedoras dos queijeiros portugueses.

Queijo Serra da Estrela - É português e um dos melhores queijos do mundo
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

Com um processo de maturação que se prolonga por mais de um mês, o fabrico do Queijo da Serra é uma verdadeira arte que presenteia os seus maiores apreciadores com o melhor que a natureza tem para oferecer.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

O seu aroma intenso e paladar suave e ligeiramente acidulado é já tradição nas casas portuguesas. Saboreie-o com um pão fresco e um agradável vinho da região.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

Vídeo de: Queijaria Vale da Estrela

Um Encanto Rural

Apreciar o Queijo da Serra da Estrela é também conhecer as tradições, lendas e histórias dos povos que o produzem.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

No verão, com as suas pastagens verdes, ou no inverno, com a sua encosta branca de neve, a Serra da Estrela convida a um passeio para reviver as tradições pastoris e conhecer o património das aldeias e vilas que ponteiam a paisagem natural.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

Perca-se nas ruas estreitas da aldeia histórica de Linhares da Beira, admire maravilhosas paisagens nas Penhas Douradas ou deixe-se encantar pelo ambiente rústico da Vila Ruiva.

Em Celorico da Beira, delicie-se com os melhores queijos da região no Solar do Queijo da Serra ou conhecer a cultura deste queijo no Museu do Agricultor e do Queijo.

Queijo da Serra da Estrela
Queijo da Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo

A garantia de que é um legítimo Serra da Estrela

Denominação de Origem Protegida, mais conhecida por DOP, é a certificação que nos permite distinguir um genuíno Queijo Serra da Estrela.

Uma certificação exigente, que garante a qualidade e autenticidade de um produto tradicional, de acordo com apertados requisitos:
– O queijo é produzido na região demarcada da Serra da Estrela.
– É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da região demarcada da Serra da Estrela.
– Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo, que nasce na mesma região demarcada, e sal.
– O leite e a queijaria certificada têm de cumprir rigorosas regras de salubridade, higiene e segurança alimentar.
– O queijo final é submetido a um painel de prova de especialistas que avalia o seu sabor, textura, aromas…  e terá de ter 15 valores de nota mínima.

Em defesa da verdade – DOP

Denominação de Origem Protegida

É simples: se quer um genuíno Serra da Estrela, estes símbolos têm de lá estar.

Queijo da Serra da Estrela – Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite mais fácil identificação e afirmação de qualidade nos mercados externos.
– Holograma da Casa da Moeda, com número de série.
– Marca de caseína, visível no fundo do queijo, com número de série – a ‘impressão digital’ do queijo, já que não há dois queijos com o mesmo número.
– Número de licenciamento da queijaria.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


Uma das 50 melhores sanduíches da Europa é portuguesa

Pastéis de Belém, os melhores pastéis de nata de Portugal

Doçaria Conventual e 3 receitas originais do séc. XVIII

Um dos melhores azeites do mundo é português
_

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

14 COMENTÁRIOS

  1. Amo de paixão este queijo! Não há nada melhor do que saborea-lo junto com um bom vinho do Dão e um pão rústico, artesanal.

  2. O queijo da Serra é, sem dúvida, esplêndido. Mas é de uma tremenda injustiça esquecer o nosso Queijo de Azeitão — para mim (sem desprimor para o Serra) o Melhor Queijo do Mundo. Por todas as razões do Serra, E MAIS UMA: As ovelhas que estão na origem do Azeitão, e que pastam na Serra da Arrábida, usufruem de um alimento sem dúvida único no mundo. Todas as pastagens do género, em países como a Grécia, foram destruídos por incêndios — e essa pastagem só existe agora na Arrábida. Claro que tem ganho prémios mundiais. Recomendo vivamente com um bom Tinto, que também abunda no nosso País. É pena que os portugueses conheçam tão mal as suas preciosiades.

  3. Meu avô viveu 40 anos em Paris e viajou por todo o mundo conhecia queijos de todo o lado quando vinha a Portugal levava sempre vários da Serra da Estrela que ele dizia ser o melhor do mundo. O Obama um dia enviou a filha a Portugal para comprar 50 queijos da Serra em avião particular. Eu desde criança como quase diariamente muitas vezes com marmelada. Adoro.

  4. Tenho muita vontade de experimenta, mais infelizmente ainda não tive o prazer. Onde posso encontrar para comprar? Tem algum lugar no Rio de Janeiro?

  5. Infelizmente a produção desta maravilhosa preciosidade é muito pequena para dar para todos que gostariam de os provar e ter á sua mesa.
    Com o tempo e a globalização muito provávelmente a sua raridade e procura, irá fazer subir o seu preço para níveis muito altos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.