Início Tradições Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

É um dos ex-líbris nacionais. Fique a saber tudo o que precisa sobre uma iguaria e, principalmente, onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela.

o melhor Queijo Serra da Estrela
Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é um dos ex-líbris nacionais. É mesmo um dos produtos mais antigos produzido em Portugal e é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organoléticas. Segundo a Direção Geral de Agricultura, foi introduzido em Portugal pelos romanos. Na Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente. A sua cremosidade e sabor fazem dele um queijo ideal para barrar em pão ou bolachas e, preferencialmente, acompanhar com um bom vinho (da região do Dão, por exemplo), outro produto de excelência em termos nacionais. Fique a saber tudo sobre esta iguaria e, principalmente, onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela.


Leia também: Queijo Serra da Estrela é um dos melhores queijos do mundo


Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

As particularidades deste queijo devem-se, em muito, aos seus ingredientes e formas de preparação. Ele tem por base uma mistura de leite de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela coalhado com a flor do cardo. Este produto é sobretudo produzido durante o inverno e trata-se de um alimento com selo DOP, ou seja, Denominação de Origem Protegida.

o melhor Queijo Serra da Estrela
Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

Onde provar o verdadeiro queijo da Serra?

Por ser um queijo muito apreciado, há várias imitações à venda em diversos espaços do país. O facto de também ser um queijo um pouco caro, faz com que as pessoas optem, frequentemente, por produtos não genuínos.

Porém, a nossa sugestão é para que prove o verdadeiro queijo da Serra, pois vai sentir a diferença. O preço do kg de um bom queijo Serra da Estrela pode rondar os 25€/30€. Claro que um bom sítio para adquirir esta maravilha é na própria Serra da Estrela, nas lojas existentes na Torre, por exemplo. Contudo, toda esta região vende bons exemplares, nomeadamente se for até Seia.

Além das lojas, não deixa de ir aos restaurantes e casas de petiscos da Covilhã e da Guarda e usufruir dos vários pratos e, sobretudo, entradas que usam estes queijos e outros produtos feitos com leite de ovelha.

Em todo o caso, se a geografia onde se encontra é outra, não desespere. Há lojas de norte a sul do país a vender bons queijos da Serra! Em Lisboa ou no Porto, no El Corte Inglés, pode encontrar um balcão de queijos, onde não falta o da Serra. Uma das marcas de queijo que também pode procurar é a São Gião. Nunca desilude!

Outras informações úteis

Como cortar o queijo da serra?

Esta não é uma questão serena, nem consensual. Seguramente que a maneira mais comum é abrindo uma tampa na parte superior do queijo, passando a faca na horizontal. Para isso, convém que o topo do queijo esteja mais mole. Esta técnica pressupõe a retirada mais fácil do queijo, de forma a molhar com o pão ou com bolachas.

Porém, há especialistas na matéria que afirma que este queijo deve ser fatiado e servido em fatias. Neste caso, é uma boa sugestão selecionar um queijo mais duro, para acompanhar com marmelada, por exemplo.

o melhor Queijo Serra da Estrela
Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

Festa

A popularidade do queijo da Serra é tal que até já existe uma festa dedicada a esta especialidade nacional. Esta festividade ocorre nos meses de fevereiro ou março, em Oliveira do Hospital, e conta com mais de 200 expositores de queijo da Serra, enchidos, vinhos da região do Dão e artesanato. Além disso, ainda pode assistir à tosquia das ovelhas e ao fabrico do queijo ao vivo.

Além deste encontro em Oliveira do Hospital, há outras festas idênticas em Celorico da Beira e Seia.


Leia também: 4 receitas com Queijo Serra da Estrela que derretem na boca


o melhor Queijo Serra da Estrela
Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela

Como chegar a Oliveira do Hospital?

Lisboa

Para quem vai de Lisboa, de carro, deve seguir pela A1 (auto-estrada) até Coimbra e, depois, continuar pelo IC6 (Itinerário Complementar) e pela N17 (Nacional). Um percurso de cerca de 280 km.

Porto

Quem parte do Porto, deve seguir pela A1, sair no IP3 (Itinerário Principal) e, depois, percorrer o IC6 e a N17. Um percurso de cerca de 180 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.