O queijo Serra da Estrela DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. É o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente. Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.
Delicie-se com o seu sabor intenso e a sua pasta amanteigada. O Queijo Serra da Estrela coloca à mesa dos portugueses uma tradição artesanal ímpar e toda a generosidade da paisagem natural da Serra da Estrela.
Uma Tradição Artesanal
As referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana e o seu processo de fabrico laborioso foi mesmo descrito pela primeira vez naquele que é hoje considerado o primeiro Tratado de Agricultura.
Leia também: Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela
Ao longo dos séculos, foram também vários os reis portugueses que reconheceram a riqueza deste produto artesanal nacional, oferecendo-o a ilustres convidados.
Produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordaleira Serra da Estrela, o seu fabrico é inteiramente artesanal e parte das mãos sabedoras dos queijeiros portugueses.
Com um processo de maturação que se prolonga por mais de um mês, o fabrico do Queijo da Serra é uma verdadeira arte que presenteia os seus maiores apreciadores com o melhor que a natureza tem para oferecer.
O seu aroma intenso e paladar suave e ligeiramente acidulado é já tradição nas casas portuguesas. Saboreie-o com um pão fresco e um agradável vinho da região.
Vídeo de: Queijaria Vale da Estrela
Leia também: 4 receitas com Queijo Serra da Estrela que derretem na boca
Um Encanto Rural
Apreciar o Queijo da Serra da Estrela é também conhecer as tradições, lendas e histórias dos povos que o produzem.
No verão, com as suas pastagens verdes, ou no inverno, com a sua encosta branca de neve, a Serra da Estrela convida a um passeio para reviver as tradições pastoris e conhecer o património das aldeias e vilas que ponteiam a paisagem natural.
Perca-se nas ruas estreitas da aldeia histórica de Linhares da Beira, admire maravilhosas paisagens nas Penhas Douradas ou deixe-se encantar pelo ambiente rústico da Vila Ruiva.
Em Celorico da Beira, delicie-se com os melhores queijos da região no Solar do Queijo da Serra ou conhecer a cultura deste queijo no Museu do Agricultor e do Queijo.
A garantia de que é um legítimo Serra da Estrela
Denominação de Origem Protegida, mais conhecida por DOP, é a certificação que nos permite distinguir um genuíno Queijo Serra da Estrela.
Uma certificação exigente, que garante a qualidade e autenticidade de um produto tradicional, de acordo com apertados requisitos:
– O queijo é produzido na região demarcada da Serra da Estrela.
– É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da região demarcada da Serra da Estrela.
– Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo, que nasce na mesma região demarcada, e sal.
– O leite e a queijaria certificada têm de cumprir rigorosas regras de salubridade, higiene e segurança alimentar.
– O queijo final é submetido a um painel de prova de especialistas que avalia o seu sabor, textura, aromas… e terá de ter 15 valores de nota mínima.
Leia também: Um dos melhores azeites do mundo é português
Em defesa da verdade – DOP
Denominação de Origem Protegida
É simples: se quer um genuíno Serra da Estrela, estes símbolos têm de lá estar.
– Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite mais fácil identificação e afirmação de qualidade nos mercados externos.
– Holograma da Casa da Moeda, com número de série.
– Marca de caseína, visível no fundo do queijo, com número de série – a ‘impressão digital’ do queijo, já que não há dois queijos com o mesmo número.
– Número de licenciamento da queijaria.
SOU DOIDA POR ESTE QUEIJO!!!!! SOU CAPAZ DE COMER 1 QUEIJO PO DIA !!!! OBRIGADO!!!!!!
Tenho o prazer de conhecer 1 verdadeiro produtor deste maravilhoso queijo. Reúne todos estes requesitos e o queijo é de outro mundo. Fica na serra da Estrela, bem perto de Celorico da Beira.
Amo de paixão este queijo! Não há nada melhor do que saborea-lo junto com um bom vinho do Dão e um pão rústico, artesanal.
Delicioso.É de comer e chorar por mais……
O queijo da Serra é, sem dúvida, esplêndido. Mas é de uma tremenda injustiça esquecer o nosso Queijo de Azeitão — para mim (sem desprimor para o Serra) o Melhor Queijo do Mundo. Por todas as razões do Serra, E MAIS UMA: As ovelhas que estão na origem do Azeitão, e que pastam na Serra da Arrábida, usufruem de um alimento sem dúvida único no mundo. Todas as pastagens do género, em países como a Grécia, foram destruídos por incêndios — e essa pastagem só existe agora na Arrábida. Claro que tem ganho prémios mundiais. Recomendo vivamente com um bom Tinto, que também abunda no nosso País. É pena que os portugueses conheçam tão mal as suas preciosiades.
Meu avô viveu 40 anos em Paris e viajou por todo o mundo conhecia queijos de todo o lado quando vinha a Portugal levava sempre vários da Serra da Estrela que ele dizia ser o melhor do mundo. O Obama um dia enviou a filha a Portugal para comprar 50 queijos da Serra em avião particular. Eu desde criança como quase diariamente muitas vezes com marmelada. Adoro.
Adoro,adoro, adoro… Pena não ser para todas as bolsas…
Vendemos também por encomenda.
Oi adorei seu comentário. Eu TB adoro esse queijo. Só não sei onde comprar Aki no Brasil
Como faço para comprar
QUEIJO DE SABOR, CONSISTÊNCIA E AROMA SUI GENERIS,SIMPLESMENTE SABOROSO !!!
Tenho muita vontade de experimenta, mais infelizmente ainda não tive o prazer. Onde posso encontrar para comprar? Tem algum lugar no Rio de Janeiro?
Infelizmente a produção desta maravilhosa preciosidade é muito pequena para dar para todos que gostariam de os provar e ter á sua mesa.
Com o tempo e a globalização muito provávelmente a sua raridade e procura, irá fazer subir o seu preço para níveis muito altos!
Adoro este quijo e cada vez que venho a Portugal não perco a oportunidade de comê-lo. gostaria de saber como comprã-lo visto que vivo em Roma?