Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera. Eleita a Estrela do Médio Tejo na categoria Património Natural – Praias Fluviais, a praia fluvial de Cardigos é um ótimo destino para as suas férias de verão ou, então, para uma simples escapadinha de fim de semana.
O espaço em nada fica a dever às praias marítimas, já que até possui uma zona de areal com chapéus de palha. Quem desejar, pode ainda usufruir de uma área verde, com relva e muitas sombras naturais, para aproveitar nas horas de mais calor. Fique a saber tudo.
Vídeo de: Fly On
Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera
Além de tudo o que já foi descrito, a praia fluvial de Cardigos possui, ainda, duas churrasqueiras, parque de merendas, bar de apoio, WC’s e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Leia também: A Praia dos Coelhos é considerada a praia mais selvagem de Portugal
Se tem autocaravana, saiba que aqui há um parque à sua disposição. Na época balnear, existe um nadador salvador que oferece mais segurança a quem frequenta este local.
A Natureza envolvente é outro atrativo desta praia que conquista sempre quem a visita e é um destino cada vez mais apetecível, sobretudo na altura do verão.
Infra-Estruturas disponíveis
– Piscina Fluvial para adultos e crianças com profundidades entre 0.75m e 2.5 m
– Parque de Merendas com mesas, churrasqueiras e lava loiças cobertos
– Café/bar de apoio à praia fluvial
– Mesas de piquenique com sombra
– Zona para campismo
– Zona de relvado ao lado da piscina e no espaço envolvente
– Chuveiros
– WC público
– Chapéus de sol
– Areal
– Pequenas cascatas
– Percursos pedestres
– Parque de estacionamento
– Campismo livre e grátis
Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
Coordenadas GPS
39°42’32.1″N 8°00’49.4″W
Vídeo de: Joaquim Diogo
Mação e os tempos romanos
O concelho de Mação, onde fica esta praia, é ainda um local muito procurado para o estudo da paleontologia e da arqueologia, pois são vários os exemplares fósseis ali presentes. Além disso, há vestígios da época romana que vale a pena ficar a conhecer nos intervalos das idas à praia, como o famoso balneário romano em Ortiga.
Além disso, por estas paragens já foram descobertos um tesouro da Idade do Bronze composto por 42 peças e, ainda, a popular alabarda de sílex. Outro património a visitar são: os Castros de Amêndoa, da Idade do Ferro, o Castelo Velho de Caratão, da Idade do Bronze e a estação de Vale do Grou.
Leia também: Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?
À procura de um destino calmo e tranquilo para uma escapadinha de verão, longe das multidões e dos ajuntamentos dos grandes centros urbanos? A praia fluvial de Cardigos pode mesmo ser a praia certa para ir com a sua família ou amigos e usufruir com segurança e com o distanciamento físico necessário de dias de sol e calor. Siga a nossa sugestão, introduza as coordenadas GPS e boa viagem!