Delicie-se com os autênticos e irresistíveis pastéis de feijão, uma iguaria tradicional da doçaria portuguesa que conquista paladares há séculos. Os pastéis de feijão estão presentes em todo o país. Como o nome sugere, os Pastéis de Feijão são feitos com feijão. Contudo, apesar de ser um ingrediente que merece a honra de nomear o doce, o feijão é praticamente impercetível.
Há outros ingredientes que tornam este doce um sucesso nacional. A sua massa é feita com farinha e água. O seu recheio é delicioso, feito com feijão, açúcar, ovos e amêndoa. O seu sabor é tão singular que o tornou muito popular, o que faz com atualmente se veja os pastéis de feijão em pastelarias de norte a sul do país.
Aprenda a fazer este doce em sua casa. Ficará tão bom como os que encontra nessas pastelarias.
Pastéis de feijão tradicionais
O doce tem uma origem antiga. No entanto, há dúvidas sobre a verdadeira origem deste doce típico de Portugal. Este pastel deverá ter origem conventual, uma tese que é sustentada pela quantidade de açúcar, ovos e amêndoas.
Contudo, o Pastel de Feijão teve um momento importante no século XIX. Nessa época, uma habitante de Torres Vedras começou a fazer pastéis de feijão com frequência. Joaquina Rodrigues deliciava todos os que conhecia com estes maravilhosos pastéis.
No entanto, a receita foi partilhada com os seus familiares. Maria Adelaide Rodrigues da Silva, uma parente, iniciou a comercialização, o que contribui para a fama dos pastéis de feijão que se estendeu para lá de Torres Vedras. A fama deste produto instalou-se, espalhando-se assim um pouco por todo o país.
Os pastéis de feijão são singulares. A mistura de ingredientes é única. A presença de feijão integrada em doces típicos é algo incomum. O facto de a mistura resultar em algo tão delicioso é simplesmente surpreendente.
Na obra “A Alimentação na Idade Média”, podemos ler o seguinte: “Muitas das especialidades conventuais, com o decorrer do tempo, tornaram-se património da região onde surgiam, e o encerramento de muitos conventos aquando das perseguições anticlericais, apressou a passagem de testemunho destas instituições a fabricantes locais, laicas ou ex-religiosos e a institucionalização das nossas especialidades regionais. As mais célebres, hoje património culinário e cultural do nosso País são entre tantas outras… os Pastéis de Feijão de Torres Vedras.”
Há ainda as chamadas “miniaturas”. Estes doces são muito idênticos ao Pastel de feijão de Torres Vedras no que diz respeito à constituição, sendo feito com os mesmos ingredientes e com igual modo de produção. A diferença cinge-se às dimensões. As miniaturas apresentam uma redução entre um quarto e metade dos tradicionais doces.
Pastéis de feijão tradicionais
Ingredientes
Para a massa
- 250 g de farinha
- 1,5 dl de água gelada
- 2 colheres de sopa de creme vegetal
- 1 pitada de sal
- q.b. Farinha para polvilhar
Para o recheio:
- 6 Ovos
- 6 gemas
- 250 g de açúcar light
- 100 g de puré de feijão-branco
- 50 g de miolo de amêndoa moído
- q.b. Açúcar em pó
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Para preparar a massa…
- – Primeiro, disponha a farinha sobre a bancada.
- – Em seguida, abra uma cavidade no centro.
- – No imediato, adicione o sal, o creme vegetal e a água.
- – Posteriormente, misture bem e trabalhe a massa até ela ficar macia.
- – Depois, coloque a massa num saco de plástico.
- – Então, deve guardar o saco no frio do frigorífico.
- – Para preparar o recheio…
- – Primeiro, deite o açúcar num tacho.
- – Em seguida, junte 1 dl de água, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos.
- – Posteriormente, adicione o puré de feijão e o miolo de amêndoa.
- – Depois, desligue o lume e retire a mistura para uma tigela.
- – Então, adicione os ovos batidos e as gemas, mexa bem e deixe que arrefeça.
- – Em seguida, prepare a mesa, polvilhando-a com farinha.
- – No imediato, com o rolo, estenda a massa sobre a mesa preparada.
- – Depois, corte círculos de massa.
- – Posteriormente, com as rodelas de massa, forre pequenas formas.
- – Então, encha-as com o preparado do feijão.
- – No imediato, polvilhe as formas com açúcar em pó.
- – Finalmente, leve as formas ao forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 20 minutos.
- – Depois, retire as formas do forno.
- – Em seguida, deixe arrefecer um pouco.
- – No momento de servir, sirva os pastéis de feijão frios.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Como preparar feijão preto de forma especial
- Arroz de feijão à portuguesa
- 4 saladas de feijão frade nutritivas e que não engordam
Dicas específicas
- O feijão-branco deve ser cozido sem a casca. O processo mais simples para remover a casca consiste em passar o feijão cozido por um passe-vite ou um coador.
- Se quiser, pode alterar as quantidades para ficar mais a seu gosto. No entanto, geralmente, a quantidade de amêndoa deve ser metade da quantidade de feijão, sensivelmente.
- Deve colocar as rodelas de pé em forminhas de pastel de nata ou muffin. No momento de forrar, deve contar com a ajuda do polegar humedecido em água para não agarrar. Antes de rechear, leve ao frigorífico cerca de 10 minutos.