Os pastéis de nata, ou Pastéis de Belém, são uma especialidade doceira da gastronomia portuguesa e estão, seguramente, entre os produtos tradicionais portugueses de excelência.
Portugal é um país que tem algumas dificuldades em assegurar uma posição de relevo no mundo. Tem uma localização geográfica descentrada, remetido para um canto da Europa, onde a poderosa Espanha parece abafar o nosso país e roubar-lhe protagonismo.
O nosso belo país tem uma dimensão pouco significativa, sendo considerado pequeno em comparação com os países de maior relevância na Europa e no resto do mundo.
O número de habitantes também é reduzido, quando confrontado com os números desses outros países.
Contudo, Portugal tem uma riqueza que é de inegável valor: os portugueses! E os portugueses são maiores que o tamanho da sua altura, pois são do tamanho da sua visão e talento!
Pastéis de Belém, os melhores pastéis de nata de Portugal
Prova disso, são os inúmeros produtos tradicionais portugueses que encantam o mundo. Entre eles está, claro, o pastel de Belém!
Da minha aldeia veio quanto da terra se pode ver no Universo… / Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer / Porque eu sou do tamanho do que vejo / E não, do tamanho da minha altura…
Alberto Caeiro, in “O Guardador de Rebanhos – Poema VII”
História
Era comum os clérigos do Mosteiro dos Jerónimos confecionarem e venderem à população parte dos seus pastéis. No ano de 1834, todos os mosteiros e conventos de Portugal foram encerrados, na sequência da revolução liberal de 1820.
Trabalhadores e clero foram expulsos. Nessa altura, alguém do Mosteiro dos Jerónimos, conhecedor dos deliciosos segredos guardados no Mosteiro, decidiu colocar os populares “Pastéis de Belém” à venda, numa loja local. O fabrico dos “Pastéis de Belém” ocorre no ano de 1837.
O sucesso da zona de Belém foi-se espalhando e, da cidade de Lisboa, vinham visitantes que encurtavam o caminho recorrendo a barcos de vapor. Para além dos encantos do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, havia ainda um delicioso petisco a dar mais uma razão para se fazer a viagem.
Desde essa época, são quase 200 anos em que o segredo deste pastel de Belém tem sido partilhado de geração em geração, deliciando inúmeros portugueses e muitos turistas.
Características
O pastel de Belém tem como grande atrativo o delicioso recheio que tem como base ingredientes como açúcar, leite, farinha e gemas de ovos. A massa que o envolve é parecida com a massa folhada.
No final, é recomendado que seja polvilhado com açúcar e/ou canela. A massa é dividida em lâminas estaladiças que casam extremamente bem com o creme de sabor suave e delicioso.
Pastel de Belém vs Pastel de Nata
Para comer um pastel de Belém, só em Belém. Há quem defenda que há grandes diferenças entre o pastel de Belém e o de nata.
A verdade é que o doce de Belém suscitou tanta atenção, que não faltou quem o recriasse e espalhasse pelo país fora, ficando assim com o nome de pastel de nata. Indiscutivelmente, tanto os pastéis de Belém como os de nata são hoje uma referência da doçaria portuguesa.
Curiosidades
No ano de 2011, o Pastel de Belém foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. O reputado jornal The Guardian integrou o famoso pastel português como uma das 50 iguarias mais saborosas do mundo. Anualmente, é realizado um concurso que vai à procura do melhor Pastel de Nata.
Leia também:
- Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas
- 4 receitas de bolo de laranja fofinho e delicioso
- 3 receitas de bolo de laranja húmido para lanches muito doces
NCultura
Experimente as nossas receitas de Bolo de laranja muito molhadinho, não há melhores. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…