Início Tradições Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas

Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas

Fatias de bolo de iogurte tornam as suas manhãs ou tardes bem doces. Simples, fáceis e deliciosas, hoje sugerimos 3 doces tentações de bolo de iogurte húmido e fofinho.

Bolo de iogurte húmido e fofinho
Bolo de iogurte húmido e fofinho, 3 doces tentações simples, fáceis e deliciosas

Hoje sugerimos 3 doces tentações de bolo de iogurte húmido e fofinho. Se há algo que é quase transversal à grande maioria das pessoas, é ter um familiar que tenha feito, na nossa infância, aquele lanche especial que guardamos na nossa memória até hoje. Pode ter sido a mãe, a tia ou a avó, mas é esse tipo de lanches deliciosos temperados com muito amor que marcam. São momentos desses que ficam cravados nas nossas memórias e que pretendemos – agora que somos mais velhos – proporcionar aos pequenos que nos acompanham. Os bolos de iogurte são fáceis de fazer para além de trazerem muitos benefícios ao seu corpo e à sua saúde.

Uma fatia de bolo de iogurte fica bem com um copo de sumo, uma chávena de chá ou, mesmo, com uma caneca de leite. Fique a conhecer receitas rápidas deste bolo, absolutamente irresistíveis!…

Bolo de iogurte húmido e fofinho, 3 doces tentações

Bolo de iogurte húmido e fofinho
Bolo de iogurte húmido e fofinho, 3 doces tentações simples, fáceis e deliciosas

Bolo de iogurte húmido e fofo

Ingredientes

– 4 ovos.

– 1 iogurte.

– 3 copos com açúcar (usar como medida o copo de iogurte).

– 3 copos com farinha de trigo (usar como medida o copo de iogurte).

– 1 copo com óleo (usar como medida o copo de iogurte).

– 1 c. de sobremesa com fermento em pó.

Modo de Preparação

– Ligue o forno, coloque-o a uma temperatura de 180ºC.

– Coloque todos os ingredientes em apenas um recipiente.

– Primeiramente, junte os ovos e, depois, o resto.

– Junte o açúcar, o óleo e o iogurte.

– Posteriormente, acrescente a farinha e o fermento.

– Envolva bem todos os ingredientes e misture tudo até conseguir ficar uniforme. Reserve.

– Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha.

– Transfira para a forma o preparado reservado.

Leve a forma ao forno por 40 minutos, aproximadamente.

Vá colocando o palito e, mal ele saia seco, o bolo está pronto.

Como cada forno tem as suas capacidades e leva o seu tempo, recomenda-se mesmo fazer o teste do palito. O que se pretende é que fique muito fofo e húmido, por isso não pode secar em demasia.

Bolo de iogurte húmido e fofinho
Bolo de iogurte húmido e fofinho, 3 doces tentações simples, fáceis e deliciosas

Bolo de iogurte grego e coco

Ingredientes

 Para o bolo

– 5 Ovos.

– 2 iogurtes gregos.

– 300g de açúcar.

– 300g de farinha.

– 50g de coco (ralado).

– 1 c. de chá com fermento (bem cheia!).

– Margarina q.b. (para untar a forma).

– Papel vegetal.

Para o creme

– 3 iogurtes gregos.

– 100g de coco ralado.

– 50g de açúcar.

– Miolo de noz q.b.

Modo de Preparação

– Pré-aqueça o forno a 180ºC.

– Unte com margarina uma forma.

– Forre a forma com papel vegetal.

– Unte novamente a forma com margarina.

– Coloque os iogurtes gregos numa tigela.

– Junte 2 ovos e 3 gemas e bata tudo muito bem.

– Acrescente ainda o açúcar e o coco ralado. Bata mais um pouco.

– Posteriormente, junte aos poucos – batendo sempre – a farinha (peneirada) com o fermento.

– À parte, bata em castelo as 3 claras.

– Seguidamente, envolva suavemente as claras batidas em castelo no preparado.

– Depois, verta o preparado diretamente para a forma.

– Leve a forma ao forno por 40 minutos.

Se começar a ficar muito escuro, cubra a forma com uma folha de papel vegetal.

Para verificar se o bolo está bem cozido, espete um palito e verifique.

Quando o palito sair seco, retire do forno o bolo.

– Deixe o bolo arrefecer, antes de o desenformar.

– Enquanto aguarda que o bolo arrefeça, concentre-se no creme.

– Coloque numa tigela os iogurtes gregos, juntamente com o açúcar. Bata por 1 minuto.

– Acrescente o coco ralado e bata por mais um minuto.

– Usando este creme, barre o bolo dos lados e no topo.

– Polvilhe com nozes picadas e com coco ralado torrado.

– Faça a decoração a seu gosto (sugerimos que use: morangos, mirtilos, amoras, framboesas, frutos secos, pedaços de chocolate (branco, leite, preto),…)

Bolo de iogurte húmido e fofinho
Bolo de iogurte húmido e fofinho, 3 doces tentações simples, fáceis e deliciosas

Bolo de iogurte com chocolate

Ingredientes

– 4 ovos.

– 1 iogurte natural.

– 3 copos com farinha (usar como medida o copo de iogurte).

– 2 copos com açúcar (usar como medida o copo de iogurte).

– 1/2 copo com óleo (usar como medida o copo de iogurte).

– 2 c. de sopa com chocolate (em pó).

Modo de Preparação

– Pré-aqueça o forno, coloque-o a 200ºC.

– Parta os ovos e coloque-os numa taça. Bata.

– Junte à taça o açúcar. Bata outra vez.

– Acrescente o iogurte e o óleo. Bata novamente. Reserve.

– À parte, misture a farinha com o chocolate em pó.

– Adicione a farinha e o chocolate ao preparado. Envolva tudo bem.

– Unte a forma e polvilhe-a com farinha.

– Leve a forma ao forno para cozer bem o bolo.

– Aguarde cerca de 40 minutos.

– Faça o teste do palito. Se sair seco, está pronto.

Benefícios do iogurte

Gosta de incluir iogurte nas suas receitas? Ainda bem! É que o iogurte traz muitos benefícios ao seu corpo!

É possível consumir o iogurte assim mesmo, simples, tal e qual como está na embalagem. Contudo, ele também pode ser utilizado em várias receitas, quer doces, quer salgadas. Ele pode estar na base de molhos deliciosos e ser integrado em bolos fofos e muito agradáveis.

Além de serem propostas deliciosas, estas também são sugestões ricas e cheias de vantagens e benefícios para o seu corpo. Quer saber mais sobre os benefícios do iogurte?

Benefícios do iogurte

Regula o trânsito intestinal

Ingerir iogurte frequentemente combate não só a obstipação, como a diarreia. Além disso, é uma forma de garantir que o intestino funciona bem e de forma regular.

Aumenta as defesas

O iogurte possui bactérias “boas” para o nosso organismo, as quais são capazes de combater as bactérias patogénicas que existem no nosso intestino e aumentar a produção de substâncias que contribuem para as nossas defesas.

Previne a osteoporose

O iogurte é uma importante fonte de cálcio, mineral essencial para uma boa saúde óssea. O cálcio contribui para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, assim como previne doenças ósseas como a osteoporose.

Baixa a pressão arterial

Os iogurtes, se forem magros, ou seja, se tiverem um baixo teor de gordura, mantêm a pressão arterial controlada, pois são ricos em potássio, que também contribui para regular os níveis de sódio no sangue.

Facilita a digestão da lactose

Ao ser fermentada, a lactose presente no iogurte degrada-se e, assim, mesmo quem é intolerante à lactose consegue digerir com mais facilidade este alimento do que um copo de leite simples, por exemplo.

Controla o peso

Os iogurtes podem ser especialmente benéficos ao pequeno-almoço ou ao lanche, pois permitem receber proteína, com baixo valor energético. Assim, é possível equilibrar os níveis de energia e controlar o peso, desde que não se escolham iogurtes ricos em açúcares e gorduras.

Qual o iogurte mais saudável

Claro que estes benefícios só são reais se se escolherem iogurtes com propriedades e caraterísticas saudáveis e equilibradas. Portanto, na sua próxima ida ao supermercado deve:

Conferir os ingredientes

Deve sempre preferir um iogurte magro e que tenha como ingrediente principal, obviamente, o leite. Simultaneamente, é importante que aditivos como açúcares ou edulcorantes estejam em quantidades muito reduzidas. A lista de ingredientes do iogurte também não deve ser muito extensa.

Ler a informação nutricional

Escolha iogurtes que têm, pelo menos, 5g de proteína por copo de iogurte. Ao mesmo tempo, é essencial garantir que é pobre em gorduras e açúcares adicionados.

Moderar a quantidade de proteína

Se proteína no iogurte é benéfico, proteína em excesso pode ser prejudicial. Deste modo, um iogurte com 22 g de proteína não é uma boa opção, principalmente para quem tem uma vida mais sedentária.

Composição Nutricional do Iogurte

Valores médios de um iogurte sólido meio-gordo (125g)

– Valor energético: 95 kcal

– Proteínas: 4,3 g

– Lípidos: 2,1 g

– Hidratos de carbono (maioritariamente açúcares): 13,8 g

Concluindo, se souber escolher o iogurte certo, pode ter neste alimento um verdadeiro aliado, não só para a sua saúde, como para os seus pratos e refeições.

O iogurte, além de propriedades muito benéficas para o organismo, é capaz de dar um toque único às mais variadas receitas e ser um excelente substituto de outros produtos mais calóricos, como por exemplo as natas.

Assim, comece a experimentar substituir as natas – em pratos salgados ou em sobremesas – por iogurtes, pobres em gorduras e açúcares, e verá como vai conseguir um sabor e textura únicos, sem ingerir tantas calorias. Na verdade, esta é uma troca fácil de fazer e que não custa nada. Portanto, comece já a apostar na sua saúde!

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