Quer diversificar o seu vocabulário? Conheça a nossa seleção feita para si. São 10 palavras portuguesas para enriquecer o seu vocabulário!
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa. Fomentar o hábito de fazer as pessoas recorrerem ao dicionário com frequência. Ao dar a conhecer a vasta riqueza da nossa língua, com este artigo, proporcionamos a oportunidade de se aprender (ou conhecer melhor) 10 palavras da língua portuguesa.
Há muitas! Só na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) existem 306.949 entradas. Ora, como este é o maior dicionário de português, revela-se uma boa fonte, mas não é a única.
No presente artigo do NCultura, reunimos 10 palavras portuguesas para enriquecer o seu vocabulário e apresentamos os respetivos significados. Quer saber mais? Então, leia…
10 palavras portuguesas para enriquecer o seu vocabulário
Pejorar
Termo que vem do latim pejorāre, «piorar». Este termo é verbo transitivo que significa depreciar; aviltar; tornar pior.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: apoucar, aviltar, depreciar, piorar, rebaixar.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras:
apreciar, melhorar.
Leia também
- Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- As 100 palavras mais estranhas da língua portuguesa e o seu significado
Imoderação
Termo que vem do latim immoderatiōne-, com o mesmo significado.
Este termo é nome feminino que significa falta de moderação; descomedimento; excesso.
Sofisma
Termo que vem do grego sóphisma, «subtileza de sofista», pelo latim sophisma, com o mesmo significado. Este termo é nome masculino que significa (na Filosofia, na Lógica) erro de pensamento em que se empregam argumentos falsos de forma deliberada, com aparência de verdadeiros; falácia.
Este termo significa qualquer argumentação que procura induzir alguém em erro. Este termo, em sentido popular, significa ainda ato de má-fé usado para enganar alguém; dolo, engano.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: dolo, engano, fraude.
Aziago
Termo que vem do latim *aegyptiācu- (die-), «(dia) egípcio [por alusão às pragas do Egito, que foram descritas na Bíblia]; (dia) infausto». Este termo é adjetivo que significa que pressagia desgraça. Este termo significa que traz má sorte; funesto, nefasto. Este termo significa ainda situação em que há infortúnio ou infelicidade.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: funesto, infausto, agoirento, azarento, desafortunado, infeliz, nefasto.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras: afortunado, feliz.
Fatíloquo
Termo que vem do latim fatilŏquu-, «que prediz o futuro». Este termo é adjetivo que significa que prediz o futuro. Este termo significa ainda inspirado.
Desusual
Termo que vem de “des”-+”usual”. Este termo é adjetivo de 2 géneros que significa não usual; raro; inusitado. Este termo significa ainda não empregado.
Hialoide
Termo que vem do grego hyaloeidés, «semelhante a vidro», pelo latim hyaloĭde-, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo de 2 géneros que significa que tem a aparência do vidro. Este termo significa ainda transparente como o vidro. Na anatomia, este termo significa (membrana) que encerra o humor vítreo.
Opaco
Termo que vem do latim opācu-, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo que significa que não é transparente, que não deixa atravessar a luz, nem ver os objetos através de si. Este termo significa também espesso, compacto, denso. Este termo significa ainda fechado, cerrado. Este termo tem ainda o significado de escuro, sombrio. Este termo também significa obscuro.
Na Filosofia, este termo significa que é não permeável ao pensamento. Na Literatura, diz-se opaco de um termo que, em determinados contextos, não pode ser substituído por outro com a mesma referência sem que se altere a função de verdade do enunciado. Na Línguística, diz-se opaco de um discurso marcado pela presença do sujeito da enunciação.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: confuso, denso, escuro, cerrado, compacto, complicado, espesso, fechado, hermético sombrio, incompreensível, obscuro.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras: aberto, claro, compreensível, desimpedido, entendível, iluminado, límpido, nítido, transluzente, transparente.
Hermético
Termo que vem do latim hermetĭcu-, «de Hermes», pelo francês hermétique, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo que é relativo a Hermes Trismegisto, figura lendária da era helenística, considerado o inventor da alquimia.
Hermético é termo que significa relativo à alquimia. Este termo, em sentido figurado, significa difícil de compreender, obscuro. Este termo significa ainda encimado por escultura representando a cabeça do deus Mercúrio ou Hermes. Este termo também significa fechado de forma que não deixe penetrar o ar.
Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: desconhecível, incompreensível, obscuro, alquímico, complicado, críptico.
Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras:
claro, compreensivo, entendível
Intrínseco
Termo que vem do latim intrinsĕcu-, «interior». Este termo é adjetivo que significa que está no interior de um objeto, pessoa ou realidade; interno. Este termo significa também que está ligado ou faz parte da essência de um determinado objeto, de uma certa pessoa ou realidade; essencial; inerente.
NCultura
Se leu “10 palavras portuguesas para enriquecer o seu vocabulário” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…