Início Cultura «Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida

«Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida

Gostaria de fazer uma boa crítica a um prato, mas não encontra palavras adequadas?... «Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida.

palavras da língua portuguesa para criticar comida
«Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida

«Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida. Comer é uma experiência maravilhosa. Ir a um restaurante e poder saborear as criações de um talentoso chef é ótimo; e se a companhia for boa, então é o cenário perfeito. É uma experiência fantástica comer uma criação gastronómica saborosa e criativa.

Nós gostamos de partilhar com o mundo essa experiência. Não apenas com familiares, mas também com amigos. Por vezes (ou muitas vezes…) até colocamos fotos dessa experiência nas redes sociais. Também gostamos de visitar plataformas digitais que procuram saber a nossa opinião sobre os espaços que visitamos.

A língua portuguesa é rica e contém muitos adjetivos que ajudam a qualificar determinada pessoa ou experiência. Os adjetivos revelam-se valiosos para qualificar uma experiência gastronómica, independentemente do local onde ela se realize. Seja em casa da mãe, da sogra ou da avó. Seja no espaço mais chique da cidade ou na tasca mais remota.


Leia também: 16 erros de português que arruínam a sua credibilidade


O que é certo é que os adjetivos se revelam úteis para fazermos uma justa avaliação. Quando são bem aplicados, podem estimular em alguém o desejo de visitar determinado espaço ou fazer com que as pessoas evitem certo estabelecimento. Logo, tanto podem evidenciar o lado positivo, como o negativo.

«Dessaborido» 10 palavras da língua portuguesa para criticar comida

Tentador

Termo que vem do latim tentatōre-, com o mesmo significado. Tentador é adjetivo que significa que tenta, atrai ou provoca desejo. Tentador é algo que seduz. Tentador tem ainda como significado que instiga a fazer algo geralmente considerado censurável.

Termo que na religião significa que instiga a pecar. É também nome masculino, sendo no sentido popular o mesmo que Demónio.

Fruitivo

Termo que vem de “fruir”+”-tivo”. Fruitivo é adjetivo que significa que frui; que goza. Fruitivo é algo digno de se fruir. Fruitivo é delicioso; agradável.

Dessaborido

Termo que vem de “des”-+”saborido”. Dessaborido é adjetivo que significa que não tem sabor; insípido.

Voluptuoso

Termo que vem do latim voluptuōsu-, com o mesmo significado. Voluptuoso é adjetivo que significa dado aos prazeres sensuais; sensual; libidinoso; lascivo. Voluptuoso significa que dá prazer ou volúpia, que inspira volúpia.

Doce

Termo que vem do latim dulce-, «doce». Doce é adjetivo de 2 géneros, que significa que algo tem sabor agradável como o do mel e do açúcar. Algo doce é algo temperado com açúcar ou mel.

Doce também pode significar meigo; suave; afetuoso. Doce é encantador. Diz-se doce do vinho que contém mais de 45 gramas de açúcar residual por litro. Doce é também nome masculino que significa que tem sabor agradável como o do mel ou o do açúcar. Doce é qualquer confeção culinária em que entra açúcar ou outros adoçantes.

Na culinária, há vários doces, nomeadamente o doce de leite, que é doce feito com leite e açúcar, fervidos durante algum tempo até o leite adquirir cor acastanhada e passar de líquido a cremoso. Há a expressão “fazer boca doce a alguém”, que significa ameigar.

Enxabido

Termo que vem do latim *insapīdu-, por insipĭdu-, «sem sabor». Enxabido é adjetivo que significa insípido; sem gosto. Enxabido significa desinteressante; sensaborão; desenxabido.

Insosso

Termo que vem do latim insulsu-, com o mesmo significado. Insosso é adjetivo que significa que não tem sal. Insosso é algo que tem pouco sal; ensosso. Insosso é algo que não tem sabor; insípido.

No sentido figurado, insosso também pode significar desengraçado; desinteressante.


Leia também: 11 erros de português que podem ser humilhantes


Desconsolado

Particípio passado de desconsolar. Desconsolado é adjetivo que significa que não tem consolação. Desconsolado é algo triste; desanimado. Desconsolado é algo que não satisfaz. Algo desconsolado é algo insípido; mal temperado.

Insulso

Termo que vem do latim insulsu-, «insípido». Insulso é adjetivo que significa sem sal; insosso. No sentido figurado, insulso é algo que não tem graça; desenxabido.

Sabável

Termo que vem de sabor sob a forma do radical irregular ”sab-”+”-ável”. Sabável é adjetivo de 2 géneros que no Brasil significa agradável ao paladar; saboroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.