Escolha ou evite estas linhas, tendo por base a avaliação dos especialistas. Fique a par das melhores e piores linhas de cruzeiros para 2020.
A ‘Which?’ divulgou a lista das melhores linhas e piores linhas de cruzeiros para 2020. Informação muito pertinente para quem já está a planificar a sua próxima grande viagem.
A experiência de viajar por via de um cruzeiro é algo completamente distinto. Uma experiência fantástica que permite que se usufrua de uma longa viagem com uma outra forma de mobilidade. Um avião, um comboio, um helicóptero são meios de transporte fantásticos que permitem percorrer grandes distâncias em relativamente pouco tempo, mas que retiram muita liberdade para que se usufrua da viagem.
Um cruzeiro é algo completamente distinto, pois há muita liberdade, muita diversão, muitos luxos ao longo de toda a viagem. A ‘Which?’ fez uma avaliação a diversas empresas da área dos cruzeiros e estabeleceu quais as linhas a evitar e quais são as que deve escolher na planificação da sua primeira ou próxima grande viagem, isto é, quais são as melhores e piores linhas de cruzeiro para 2020.
Leia também: Loriga, a Suíça Portuguesa na Serra da Estrela
Cruzeiros: as melhores e piores linhas de cruzeiro para 2020
Existem inúmeras razões para se realizar um cruzeiro. Além de se poder conhecer diferentes cidades, é possível viver uma experiência encantadora enquanto se vai do ponto A para o ponto B, pois num cruzeiro há espaço para muito entretenimento.
Existem muitos atrativos (a comida, as pessoas, as cidades que se visitam, entre muitas outras coisas) que podem contribuir para que a viagem seja inesquecível. Embora, também possa ser memorável pelas piores razões, se os funcionários forem antipáticos, se a comida for péssima, se o entretenimento for… aborrecido.
É, por isso, importante ser criterioso na escolha, de forma a não se ficar com uma ideia errada do que é um cruzeiro. Para nos ajudar a fazer uma boa escolha, a ‘A Which?’ divulgou as melhores e piores linhas de cruzeiro para 2020.
Critérios
A Which? analisou 20 empresas de cruzeiros e, tendo em conta diversos parâmetros tidos como cruciais neste tipo de viagem, solicitou a 2.253 passageiros que fizessem uma classificação das suas experiências.
As 11 categorias que foram levadas em linha de conta foram: serviço ao consumidor, relação entre passageiro/espaço, instalações a bordo, qualidade da cabine, comida e bebida, excursões fora do navio, entretenimento, descrição da viagem coincidindo com a realidade, atmosfera social, itinerário e ainda custo-benefício.
Assim, os 2.253 passageiros que foram entrevistados comprometeram-se a avaliar cada item, classificando-o com uma a cinco estrelas.
As piores
Comecemos, então, pelas linhas de cruzeiro que se deve evitar, pois foram as que reuniram mais queixas, que motivaram mais reclamações entre os clientes que foram entrevistados. Entre os motivos que mais contribuíram para esta má classificação estão o mau atendimento, a antipatia dos funcionários e a comida sem a qualidade indispensável. A pior classificada foi a MSC Cruises que obteve apenas 57% dos votos.
As piores linhas de cruzeiro
- MSC Cruises – 57%
- Holland America – 68%
- Cruise and Maritime Voyages – 69%
- Norwegian Cruise Line – 70%
- Royal Caribbean – 71%
Leia também: Ericeira, amor à primeira vista
As melhores
Assim, ficaram reunidas as melhores linhas de cruzeiro para 2020, as que foram alvo dos maiores elogios dos clientes que as escolheram. Estas linhas de cruzeiros foram as mais bem classificadas.
Entre elas, uma brilhou mais intensamente que todas as outras. Essa linha foi a Viking Ocean Cruises, pois recebeu cinco estrelas em cada uma das categorias, conquistando assim o primeiro lugar com um índice de satisfação de 93%, feito que foi alcançado no ano passado.
As melhores linhas de cruzeiro
- Silversea 85%
- Hurtigruten 85%
- Azamara 87%
- Saga Ocean Cruises 88%
- Viking Ocean Cruises 93%
Estas são melhores e piores linhas de cruzeiro para 2020. Já planificou a sua próxima viagem de cruzeiro?