Início Cultura Dúvidas de Português: maciço, massiço ou massivo?

Dúvidas de Português: maciço, massiço ou massivo?

Para que possa aplicar a palavra indicada em cada contexto específico, descubra as principais diferenças entre as palavras maciço, massiço e massivo.

maciço
Dúvidas de Português: maciço, massiço ou massivo?

Para que possa aplicar a palavra indicada em cada contexto específico, descubra as principais diferenças entre as palavras maciço, massiço e massivo.

Existem palavras que, por diferentes razões, estão sempre na origem de algumas confusões. Na língua portuguesa, são alguns os casos de palavras que suscitam dúvidas sobre a forma como se escrevem, muitas vezes por serem palavras parónimas.

Entre os casos que geram grandes confusões, estão as palavras maciço, massiço ou massivo. Foquemos, agora, a nossa atenção nestes termos, de forma a podermos fazer uma avaliação adequada e aplicar a palavra indicada em cada contexto específico.


Leia também: Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?


Dúvidas de Português: maciço, massiço ou massivo?

Exemplos de frases

– Argentina e Uruguai sofrem apagão maciço.
– O acesso rápido e maciço a informação mal pensada “é um risco extraordinário”.
– Neve fecha acesso ao maciço central da Serra da Estrela.
– Ele é favorito nas eleições, pois possui um apoio massiço de diferentes setores de relevo.
– O ambiente à época era hostil, devido ao domínio massiço da esquerda no país.
– Portugal conta com apoio massiço em França.
– Os abandonos massivos de animais de estimação são indignos numa sociedade civilizada.
– Presidente da Argentina promete investigação sobre apagão massivo.
– Leak massivo de Fortnite revela novas skins.

Apesar destas frases suscitarem algumas dúvidas sobre qual o termo adequado, é muito simples perceber as suas diferenças.

Comecemos já por adiantar que a palavra massiço não existe na língua portuguesa, restando por isso a análise da definição das expressões maciço e massivo.

Maciço

Do castelhano macizo.

Adjetivo:

Aquilo que não é oco; compacto, sólido. Que tem uma constituição robusta; corpulento. Que apresenta grande densidade; espesso.

Substantivo masculino:

Conjunto de coisas ou pessoas muito juntas; massa. Na geologia, é um termo usado para identificar o conjunto compacto de montanhas agrupadas em torno de um ponto culminante.


Leia também: Dúvidas de Português: deve dizer-se Ter de ou Ter que?


Conjunto de elevações ramificadas em diversos sentidos. O bloco rochoso irregular, ao longo da crosta terrestre. Também é um termo usado na cristalografia, identificando o agregado cristalino de forma irregular.

Massivo

Relativo a um grande número de pessoas; referente a massa. Sólido, volumoso, significativo. Na linguística, diz-se de nomes não contáveis que designam uma entidade que também pode ser medida (é o caso do nome água em “comprei duas águas”). Na astronomia, diz-se do que tem grande massa.

Palavras semelhantes e frequentemente usadas, mas que na verdade não existem em português de Portugal: muciço, mussiço, mocisso, macivo.

Agora, estamos capacitados para fazer um uso adequado dos termos. Por exemplo, o martelo é maciço (logo, não é oco). Embora massivo, esteja hoje bem presente mesmo em dicionários, a verdade é que a palavra “maciço” revela-se mais completa e abrangente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.