Início Cultura Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Eminente e iminente são palavras muito parecidas. Mas qual será o significado de cada uma delas? Quando devemos escrever eminente ou iminente?

eminente ou iminente
Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Eminente e iminente são palavras muito parecidas. Mas qual será o significado de cada uma delas? Quando devemos escrever eminente ou iminente?

A língua portuguesa possui palavras parónimas que, pelas parecenças entre si em termos de sonoridade e grafia, levam a que surjam com frequência algumas confusões, trocando-se uma palavra por outra, com significado distinto daquele que pretendemos.

Embora quem conheça ambas as palavras possa perceber o que se pretende dizer, a verdade é que quem é responsável por essa troca/confusão fica com uma mancha na mensagem, colocando em causa a sua credibilidade e o conteúdo expresso.


Leia também: Dúvidas de Português: 23 palavras que todos dizem, mas poucos sabem escrever


Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Duas palavras que são frequentemente trocadas são eminente e iminente. Então, qual devemos usar em cada ocasião?

Vejamos algumas frases em que ambos os conceitos são usados num dado contexto, implicando que uma formulação esteja correta e a outra incorreta. Quais as frases que estarão certas?

Medicina na internet representa um risco eminente para pacientes. / Medicina na internet representa um risco iminente para pacientes.

Ele é uma figura eminente do conc / Ele é figura iminente do concelho.

A sua conduta eminente permite que conquiste o respeito de todo o reino animal. / A sua conduta iminente permite que conquiste o respeito de todo o reino animal.

Por causa das greves, os anestesistas falam em risco de vida iminente de grávidas e doentes. / Por causa das greves, os anestesistas falam em risco de vida eminente de grávidas e doentes.

O eminente professor de Filosofia da Universidade de Lisboa chegou. / O iminente professor de Filosofia da Universidade de Lisboa chegou.

Os conceitos em causa existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos. Vejamos, então, o que cada termo quer dizer, de forma a saber quando usar cada um, tendo em conta o que significam e o contexto no qual o pretendemos enquadrar.

eminente ou iminente
Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Eminente

Termo que advém do latim eminente. É um adjetivo que apresenta a mesma forma para qualificar quer o género masculino, quer o feminino. Refere-se ao que é elevado, alto, muito grande, que sobreleva os outros. No sentido figurado, é frequentemente usado no sentido de notável, excelente, superior, ilustre. Termo muito usado para referir personalidades importantes e de grande relevo como presidentes, ministros, membros da realeza, generais e escritores, por exemplo.

Pode ser usado como meio de evidenciar os méritos da pessoa que conquistou credibilidade pelo seu trabalho ou, simplesmente, pelo cargo ou função em si, o qual já assegura uma certa distinção.

eminente ou iminente
Dúvidas de Português: escreve-se eminente ou iminente?

Iminente

Termo proveniente do latim, imminente. É, também, um adjetivo que possui a mesma forma para qualificar os géneros masculino e feminino. Algo que está prestes a acontecer, que está próximo. Algo que ameaça ocorrer num curto prazo, como algo cair sobre alguém.

Agora que dominamos ambos os conceitos, conseguimos distinguir com facilidade os dois termos. Passemos, então, à resolução do desafio lançado anteriormente.

Medicina na internet representa um risco eminente para pacientes. X / Medicina na internet representa um risco iminente para pacientes. ✓

Ele é uma figura eminente do concelho. ✓ / Ele é uma figura iminente do concelho. X

A sua conduta eminente permite que conquiste o respeito de todo o reino animal. ✓ / A sua conduta iminente permite que conquiste o respeito de todo o reino animal. X

Por causa das greves, os anestesistas falam em risco de vida iminente de grávidas e doentes. ✓ / Por causa das greves, os anestesistas falam em risco de vida eminente de grávidas e doentes. X

O eminente professor de Filosofia da Universidade de Lisboa chegou. ✓ / O iminente professor de Filosofia da Universidade de Lisboa chegou. X

1 COMENTÁRIO

  1. Muito grato por esta contribuição. Eu sabia, mas, pela explicação aqui exposta, apetece-me classificar-vos de eminentes professores. Muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.