Descubra um espaço icónico. O Mercado do Livramento é uma experiência para os sentidos! Conheça a sua história com 146 anos.
Portugal reúne um conjunto de atrações impressionante. Além da beleza natural, tem um património de excelência, que ajuda a contar um pouco da história do nosso país. A gastronomia, as pessoas acolhedoras, o clima são outros elementos que tornam o nosso país bastante apreciado. Diversos viajantes escolhem visitar o nosso país.
Portugal também conta com algumas curiosidades, atrações que não são tão emblemáticas como uma Torre dos Clérigos, mas que merecem a nossa atenção. O nosso país tem atrações que podem não ter grande popularidade entre os portugueses, mas que se distinguem entre os demais.
Fique a conhecer um espaço icónico. O Mercado do Livramento é uma atração imperdível. Conheça a história deste espaço cheio de cores e sabores!
Livramento: um dos melhores mercados do mundo fica em Portugal
O Mercado do Livramento encontra-se em Setúbal, na famosa Avenida Luísa Todi, mais precisamente, em frente à fonte luminosa. Este é um espaço mítico de Setúbal, um local que é muito mais do que um lugar onde se encontra diversidade e qualidade de pescado.
O Mercado do Livramento tem uma história fascinante e apresenta uma beleza invulgar. Por isso, tornou-se numa referência entre os mercados tradicionais.
O Mercado do Livramento
Este mercado encontra-se entre os melhores do planeta e dá-nos a conhecer que o mundo tem de melhor. Este mercado apresenta grande riqueza. O Mercado Municipal do Livramento apresenta nas suas pedras de mármore uma variedade de produtos incomum. Não faltam espécies de peixes saborosas.
Qualquer cidadão pode visitar o Mercado do Livramento e encher o saco, uma vez que se pode abastecer de tudo. Por aqui, encontra de tudo. Além de peixe, naturalmente, também poderá encontrar muitos outros produtos, tais como: ostras, carnes, vegetais, fruta, mel, vinhos ou flores.
Portanto, nos seis mil metros quadrados de área do Mercado do Livramento, vive-se uma experiência que é um desafio para os sentidos. Este espaço com riqueza em cores, cheiros e sabores também tem muita beleza.
Amizade
Entre os pregões dos vendedores que querem vender o seu produto e o bate pé dos clientes na calçada que querem comprar o produto ao melhor preço, há muitas estórias que podiam (e mereciam) ser contadas. Este mercado tem muita história. Muitos visitam este espaço há décadas.
Existe uma grande confiança nas pessoas, o que é uma mais-valia. A amizade e a cumplicidade entre vendedores e compradores é evidente, sendo possível encontrar um vendedor a vender produtos a netos de antigos clientes. Logo, não faltam histórias que encantam neste mercado.
Beleza incomum
Este mercado tem muito mais do que produtos frescos e da máxima qualidade. Também tem muita beleza. Um dos grandes destaques vai para os painéis alusivos às atividades agrícolas e piscatórias. Estes painéis são da autoria de José António Jorge Pinto e Pedro Jorge Pinto.
Reputação internacional
O Mercado do Livramento aparece frequentemente nas páginas de jornais internacionais, elogiado pela sua beleza. É frequentemente designado como um dos mercados mais bonitos do mundo.
Por exemplo, o jornal americano USA Today integrou o Mercado do Livramento na lista dos melhores do mundo, onde se encontram outros espaços bastante populares, nomeadamente o mercado de Tsukiji (Tóquio, Japão), famoso pelo atum fresco, ou o mercado nova-iorquino New Fulton Fish Market, conhecido pelo peixe vermelho.
Curiosidade
O Mercado do Livramento é tão antigo que é quase tão velho como a cidade de Setúbal. O estatuto de cidade só foi recebido por Setúbal em 1860. Por isso, há apenas 16 anos de diferença entre esse momento e o surgimento do mercado original.
Nessa época, a cidade já recebia muitas embarcações do estrangeiro. Nessa época, dominava o comércio de produtos como o sal, a laranja e maioritariamente o pescado, que exportava para vários pontos do mundo.
Um mercado com história
O Mercado do Livramento é um espaço com muita história. Ele celebra 146 anos. Por isso, este mercado é reconhecido como um símbolo de Setúbal.
Ano 1876
O mercado original tinha 80 metros de comprimento e 52 metros de largura, o que correspondia a 4160 metros quadrados, sensivelmente. Este espaço tinha 44 mesas. Entre elas, estavam 24 mesas feitas em pedra, destinadas ao peixe.
Além disso, no mercado original, também havia 20 mesas feitas em madeira, que estavam destinadas às hortaliças. A atividade comercial no mercado original tinha lugar ao ar livre. Decorria, maioritariamente, em locais como a Praça do Sapal (na atual Praça do Bocage).
Segundo Horácio Pena, técnico superior do município de Setúbal, o primeiro local daquele espaço que é atualmente conhecido como o Mercado Municipal do Livramento “foi inaugurado a 31 de julho de 1876, dia do aniversário do juramento da Carta Constitucional, na praia do Livramento, junto ao leito do ribeiro do mesmo nome e que, então, corria a céu aberto”.
Ano 1913
O primeiro relógio foi colocado neste mercado em 1913. Este relógio faz parte da fachada do Mercado do Livramento e “dava horas e meias horas”.
Ano 1927
Com o tempo, o mercado original tornou-se pequeno, algo que levou à necessidade da construção de um novo mercado no mesmo local, algo que aconteceu em 1927.
Ano 1930
O novo mercado ficou concluído três anos mais tarde e foi inaugurado em 1930. Nesta altura, o mercado tinha algumas influências da Arte Déco. Este novo mercado apresentava três frentes e três grandes hangares. Este mercado estava mais crescido, encontrando-se devidamente apetrechado para as novas exigências.
O novo mercado cresceu para 106 mesas destinadas para a venda de peixe, além de apresentar 364 mesas de hortaliças e outros produtos agrícolas. É neste momento que são colocados os famosos painéis de azulejos da autoria de José António Jorge Pinto e Pedro Jorge Pinto. Os painéis são alusivos às atividades agrícolas e piscatórias.
Ano 2010/12
Em 2010, realizaram-se obras no mercado adaptando o espaço às exigências em matéria de higiene e segurança alimentar. Já em 2012, um acontecimento arrepiante colocou o mercado a ser falado pelas piores razões. Cinco operários morreram na sequência do desmoronar da parede que suportava o longo painel de azulejos.
Além da reconstrução do espaço (inclusivamente do painel de azulejos), foram colocadas quatro estátuas no mercado. As estátuas da autoria de Augusto Cid são alusivas ao universo alimentar.
Após esta última remodelação de 2012, os comerciantes tiveram a oportunidade de expressar o seu profundo agrado para com os progressos que assistiram. O Mercado do Livramento apresentava uma nova face e revelava melhores condições.
Além das melhorias realizadas no aspeto geral do Mercado do Livramento, foram realizadas mudanças que conferiram ao espaço uma melhor organização.
Atualidade
O Mercado do Livramento terá atualmente 350 vendedores no total. Entre eles, estão 70 comerciantes de peixe. Estes vendedores dispersam-se numa área que ocupa quase 7 mil metros quadrados.
São 132 bancas e 44 lojas que estão presentes neste espaço emblemático. Todas competem em qualidade, por isso ganha o cliente.
Informação Útil
Morada: Avenida Luísa Todi 163, Setúbal, Portugal, 2900
Contactos: 265 545 392
Mais informações, aqui.