Língua Portuguesa: diz-se «obrigada» ou «obrigado»?
No momento de agradecer algo a alguém diz-se «obrigada» ou «obrigado»? Ou será que ambas as formas estão corretas? Esclareça todas as dúvidas.
No dia-a-dia, é comum ouvirmos dizer «obrigado» ou «obrigada». Isto, já para não falar das formas plurais – «obrigados» e «obrigadas» – e, também, do diminutivo «obrigadinho». A questão que se põe é se todas estas formas existem e, existindo, em que circunstâncias devemos usar cada uma delas.
Se tem dúvidas acerca desta matéria, não se preocupe, pois em seguida esclarecemos todas as dúvidas, expondo as principais regras gramaticais que regem este tópico.
Língua Portuguesa: diz-se «obrigada» ou «obrigado»?
«Obrigado» tem origem no latim «obligatu-», particípio passado do verbo «obligare», que significa empenhar; ligar; comprometer. Já na Itália dos séculos XVIII-XIX se usava «obbligato» com o sentido de agradecimento e gratidão.
Agradecido; grato. Este é o particípio passado do verbo «obrigar» e um adjetivo que deriva do mesmo verbo. Como adjetivo, ele deve concordar com o sujeito que o pronuncia.
Logo,
- um sujeito masculino deve dizer «obrigado»;
- um sujeito feminino deve dizer «obrigada»;
- um sujeito masculino plural deve pronunciar «obrigados»;
- um sujeito feminino plural deve pronunciar «obrigadas».
«Obrigado» pode, também, ser usado como uma interjeição, quando utilizado isoladamente. Já neste caso – e como as interjeições se tratam de palavras invariáveis -, a forma a usar deve ser única e imutável, ou seja, «obrigado», independentemente do género ou número do sujeito.
Alguns sinónimos de «obrigado»: bem-haja; grato; agradecido.
Assim, em jeito de conclusão e simplificando, podemo afirmar que:
– um sujeito masculino deve sempre dizer «obrigado»;
– Um sujeito feminino deve dizer «obrigada» sempre que estiver a usar a palavra com a função de adjetivo, mas deve dizer «obrigado» sempre que estiver a usar a palavra com a função de interjeição.
_
Quando há uma forma de agradecimento a frase correta é obrigado.
A palavra obrigada pertence ao verbo obrigar na forma feminina
Presidenta da República está correto?
A Dilma poderia ter adotado está forma, como adotou?