Início Cultura Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

A língua portuguesa é rica e reflete a cultura e os hábitos do seu povo. Por isso, é certo que no dicionário são várias as palavras ligadas à religião.

palavras ligadas à religião
Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

A língua portuguesa é rica e reflete a cultura e os hábitos do seu povo. Por isso, é certo que no dicionário são várias as palavras ligadas à religião. Fique a conhecê-las.

A religião contribuiu de forma indelével para o percurso da humanidade. Não iremos analisar os pontos positivos e negativos da religião (em todas as suas formas) nesse trajeto, mas é inegável que ela teve, tem e terá sempre grande influência na História e na Língua.

A palavra foi o início da aventura religiosa e o seu contributo foi decisivo na partilha da mensagem. Desde o início dos tempos, ela foi indispensável para a comunicação, quer oral, quer escrita.

Este texto faz parte de um conjunto de artigos mais vasto, onde serão apresentados uma série de conceitos, direta ou indiretamente relacionados com o tema religião.

Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Deus

Assim, com maiúscula, na filosofia, refere-se ao princípio de todos os seres e origem e garantia de tudo o que de excelente existe no mundo. Na religião, existem interpretações naturalmente distintas.

Numa visão monoteísta, é o ser único e absoluto, sendo eterno, necessário, insubstituível, infinitamente perfeito, o criador de todos os universos e de todos os seres. Na interpretação de uma religião politeísta, é um termo referente a um ser superior, apresentando um poder sobre os humanos e ao qual todos os seres prestam veneração.

Assim, num sentido meramente figurado, pode também ser um termo usado para uma pessoa pela qual se demonstra uma extrema dedicação. Algo ou alguém que é objeto de total adoração e pelo qual se sacrifica tudo.

Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Santo

Identificamos como santo aquele que foi beatificado; alguém canonizado. Aquele que a Igreja canonizou é um santo. Termo relativo à religião, próprio do culto religioso e dos seus rituais. Algo sagrado, venerável, respeitável, puro, imaculado, inviolável. Algo eficaz, benéfico, útil. Os dias em que a Igreja proíbe o trabalho diz-se que são dias santificados.

Pode, também, referir-se a um indivíduo que morreu em estado de santidade; imagem de pessoa santificada. No sentido figurado, recorre-se a este termo para qualificar uma pessoa extremamente bondosa. É, ainda, uma variedade de trigo.

Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Quaresma

Termo que vem do latim quadragesima, isto é, o quadragésimo dia. Este conceito está ligado à religião, referindo-se ao período do ano litúrgico católico, que decorre como preparação penitencial da Páscoa, desde a quarta-Feira de Cinzas.

Contudo, também é um termo ligado à botânica, referindo-se a uma planta herbácea, da família das Saxifragáceas, sendo espontânea e frequente em Portugal. Possui hastes florais tomentosas e pouco ramificadas que conseguem, por vezes, superar os 60 cm de altura. Possui flores com pétalas brancas e nervos escuros.

palavras ligadas à religião
Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Dízimo

Significa a décima parte de algo. Desde a Antiguidade que o dízimo foi imposto por reis, exigindo esse participação do povo. Contudo, os dízimos, no plural, referem-se ao contributo dos católicos para o clero e para o culto.

palavras ligadas à religião
Língua Portuguesa: 5 palavras ligadas à religião

Catequese

Termo que vem do grego katékhesis, isto é, ato de instruir de viva voz. No latim, o termo é catechêse. Ensino da doutrina da Igreja, realizado em regime escolar próprio. No sentido figurado, pode ser interpretado como doutrinação ou ensino.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


Língua Portuguesa: 15 Palavras que todos falam mas poucos sabem escrever

Língua Portuguesa: «Obrigada» e «Copo de água» são erros?

20 palavras que não existiam (ou que não usávamos) em 1990

Língua Portuguesa: significado de 6 Expressões Populares curiosas
_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.