Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras mágicas que encantam

Língua Portuguesa: 10 palavras mágicas que encantam

Quem não gosta de magia? De fantasia? De sonho? Existem palavras que permitem levar-nos para esses mundos. Conheça 10 palavras mágicas que encantam.

palavras mágicas
Língua Portuguesa: 10 palavras mágicas que encantam

Quem não gosta de magia? De fantasia? De sonho? Existem palavras que permitem levar-nos para esses mundos. Conheça 10 palavras mágicas que encantam.

A nossa infância é vivida (em grande parte) a ver animação infantil. O universo da Walt Disney repleto de fadas, bruxas, princesas, dragões, feiticeiros, príncipes, monstros possui uma diversidade que por si só justifica muito bem por que razão nos deixamos perder nesse mundo de fantasia, de sonhos e de magia.

Fique a conhecer algumas palavras ou expressões mágicas que nos encantam até hoje. Muitas delas não são propriamente portuguesas, tendo até algumas um uso universal. Todas elas ajudam-nos a mergulhar num mundo repleto de magia.

Um mundo de feitiços, imaginação, criatividade, extravagância, cores, cheiros, sabores e felicidade, muita felicidade. Quem não gosta de magia? De fantasia? De sonho? Existem palavras que permitem levar-nos para esses mundos. Conheça 10 palavras mágicas que são bons exemplos disso mesmo.

palavras mágicas
10 palavras mágicas que encantam

Abracadabra

Da fórmula mágica grega abrakadábra, de origem obscura. Esta é umas palavras mágicas mais célebre. A ela era atribuída a propriedade de curar determinadas doenças e escrevia-se numa série de linhas, de maneira a formar um triângulo. Tal permitia uma leitura em diferentes sentidos. Crença no poder desta palavra. Expressão incompreensível.

Amor

Do latim amöre. Sentimento que predispõe a desejar o bem de algo ou alguém. Amor é um sentimento de afeto ou de extrema dedicação. Apego. Sentimento que nos impele para o objeto dos nossos desejos. Atração, paixão. Inclinação. Relação amorosa, aventura. Adoração, veneração, devoção.

É uma palavra mágica que une e que faz mover; transforma.

Expelliarmus

O universo mágico de Harry Potter possui inúmeras palavras mágicas que podiam estar aqui neste artigo. Mas, não sendo este um artigo dedicado ao jovem feiticeiro conhecido pela sua cicatriz na testa, escolhemos apenas um feitiço. Expelliarmus é um dos feitiços mais comuns da saga escrita por J. K. Rowling. Ao usar a palavra Expelliarmus consegue-se, por magia, desarmar o oponente.

Heureca

Do grego heúreka, significando achei. É uma interjeição. Podendo aparecer escrito como Eureka!, Eureca!, Heureka!, Heureca! A palavra expressa o entusiasmo, a enorme alegria por se ter conseguido encontrar – de forma inesperada e repentina – a solução para um problema.

Esta famosa exclamação é frequentemente atribuída a Arquimedes de Siracusa (287–212 a.C.), um matemático grego. Segundo a lenda, o rei Hierão pretendia saber o volume de ouro da própria coroa, não a podendo derreter. Arquimedes não conseguia encontrar solução até que um dia, ao entrar na banheira, reparou que a água subia. Quanto mais corpo entrava, mais a água subia. “Heureca! Heureca!” (“Achei! Achei!”).

Tinha encontrado a solução para o problema difícil com que se debatia, concluindo que bastava mergulhar a coroa em água. Fazer o cálculo do volume de água deslocado, deveria ser equivalente ao volume da coroa. Esta descoberta, que ficou conhecida como “O Princípio de Arquimedes”, levou o cientista grego a um êxtase tal que, segundo a lenda, ele saiu nu e correu pelas ruas eufórico, ansioso para partilhar a sua descoberta.

Sator, Arepo, Tenet, Opera, Rotas

Este conjunto de palavras é conhecido como quadrado mágico. Todas juntas formam um palíndromo. Podendo ser lida da mesmo forma, quer se comece pela esquerda, quer se comece pelo fim, este conjunto pode ainda ser lido de baixo para cima ou de cima para baixo. O seu significado é, contudo, um enigma que deu origem a diferentes interpretações.

Sésamo (abre-te Sésamo)

Na estória de Ali Babá e os 40 ladrões, esta expressão é usada e tem propriedades mágicas. Ali Babá é um pobre lenhador árabe que, por acaso do destino, se cruza com o um grupo de quarenta ladrões, na floresta, que possuem um enorme tesouro.

O tesouro dos ladrões está guardado e escondido numa caverna, que é aberta por magia, através da frase “Abre-te Sésamo” (e fecha-se com a expressão “fecha-te Sésamo”). Ali Babá, obtendo esse conhecimento, aproveita a ocasião para entrar na caverna e levar parte do tesouro para sua casa.

Supercalifragilisticexpialidocious

É o título da canção que aparece no famoso filme da Walt Disney, Mary Poppins (do ano de 1964). Esta expressão usada por Mary Poppins é uma forma leve e descontraída (quase milagrosa) de se libertar de um contexto extremamente difícil, conseguindo uma transformação da própria vida. A conquista de algo raro, incomum, espetacular.

Após vencer (de forma extremamente improvável) uma corrida de cavalos, surge esta bela canção de Mary Poppins.

Hocus pocus

Hocus Pocus é uma expressão que serve como encantamento e foi muito utilizada por mágicos, deste o século XVI. Por vezes, esta expressão servia para desviar as atenções. Enquanto o mágico proferia as palavras e fazia alguns gestos, a atenção estava toda nesses gestos, permitindo ao mágico realizar o truque e surpreender.

Sinsalabim

Este é outro termo mágico frequentemente usado quer por bruxas, quer por fadas. Idêntico a abracadabra, por vezes é dito o seguinte: “Abracadabra pelo de cabra, sinsalabim transforme isto em ouro para mim”.

Perlimpimpim

Os pós de perlimpimpim, no sentido popular, ficaram associados a um mundo de fantasia. O pó de perlimpimpim é um pó imaginário com efeitos maravilhosos.

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.