Conheça a nossa receita de iscas de cebolada à portuguesa e mergulhe na riqueza de aromas e sabores que caracterizam a nossa culinária! As finas tiras de fígado são habitualmente conhecidas por “iscas”. Elas consistem num petisco bastante apreciado por muitos portugueses. A sua popularidade espalhou-se um pouco por todo o país. Atualmente, facilmente se encontram iscas de cebolada à portuguesa em diversas tascas típicas.
Não é o tipo de prato que seja do agrado de todos, para miúdos e graúdos. No entanto, os apreciadores de paladares mais apurados ficarão rendidos a umas iscas de cebolada bem apuradas. Iremos partilhar consigo uma receita fácil de executar, com passos simples de realizar e com dicas para ficar uma iguaria perfeita.
Iscas de cebolada à portuguesa
Prato tradicional
Esta é uma das iguarias mais particulares da gastronomia portuguesa: ou se gosta muito, ou não se gosta nada. Embora não seja o prato mais consensual, as iscas de cebolada à portuguesa revelam-se uma iguaria irresistível para os apreciadores deste tipo de prato. Os amantes de iscas não prescindem de qualquer oportunidade de apreciar este prato com muita identidade e sabor. As iscas de cebolada à portuguesa apresentam um tipo de carne distinto, que se destaca por apresentar caraterísticas de gosto e textura especiais.
As iscas
Embora possa usar fígado de porco, que também fica saboroso, recomenda-se o uso de fígado de vitela para fazer esta receita. No entanto, se usar iscas de porco, pode usar banha de porco em vez de azeite. Ficarão ainda mais apetitosas.
Independentemente das suas opções, utilize iscas de vitela, de porco ou outras. Convém destacar a importância de as iscas apresentarem um tipo de corte rigoroso. Elas devem ser cortadas fininhas. Desta forma, as iscas de cebolada à portuguesa ficarão mais apelativas e saborosas. Por isso, no momento de comprar a carne, deve pedir no talho para lhe cortarem as iscas fininhas.
A marinada
Existem vários ingredientes que podem ser usados na marinada. Esta é uma etapa fundamental que permite conceder mais sabor às iscas. Não pode saltar este passo. Idealmente, deve deixar marinar por 8 a 10 horas, no mínimo. Assegure que as iscas ficam a marinar por 2 horas.
Ingredientes extra no tempero
No momento de temperar, pode acrescentar opções como salsa ou colorau. Assim, o sabor ficará enriquecido. Também é uma boa opção utilizar um pouco de louro no momento de temperar as iscas.
Toque picante
Se desejar dar um toque picante ao prato, pode adicionar malagueta no momento de preparar a marinada das iscas. Em alternativa, pode usar piri-piri.
O acompanhamento
Embora este prato tradicional possa ser acompanhado de outra forma, geralmente, as batatas cozidas são consideradas a melhor companhia para as iscas de cebolada à portuguesa.
Salada
A apresentação de uma travessa de salada é uma opção que permite tornar a refeição mais completa. Escolha ingredientes a gosto para ter uma salada apetitosa que complemente bem as iscas de cebolada à portuguesa.
Aprenda a preparar:
- Pataniscas de legumes para comer e chorar por mais
- As melhores receitas de pataniscas de bacalhau no forno
- 11 receitas de pataniscas de bacalhau fofinhas
Receita de iscas de cebolada à portuguesa
Ingredientes
- 8 batatas para cozer
- 8 iscas de fígado
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 copo de vinho branco
- q.b. Azeite para fritar
- q.b. Pimenta-preta
- q.b. Sal
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve preparar o tempero para as iscas, com o sal e a pimenta.
- – No imediato, acrescente o alho e regue com o vinho branco.
- – Posteriormente, deve deixar a marinar ao longo de 2 horas.
- – Entretanto, deve descascar as batatas.
- – Depois, deve colocar as batatas a cozer em água temperada com sal.
- – Então, deve colocar o azeite numa frigideira.
- – Em seguida, quando o azeite estiver quente, coloque as iscas a fritar.
- – Neste passo, deve ter o cuidado de reservar a marinada.
- – Posteriormente, deve cortar a cebola às rodelas.
- – No imediato, coloque-a na marinada das iscas.
- – Depois, deve envolver bem as iscas.
- – Então, retire as iscas da frigideira e, depois, reserve-as.
- – Em seguida, deve colocar a cebola a fritar na frigideira usada para as iscas.
- – Quando a cebola se encontrarem prontas, verta o preparado da frigideira sobre as iscas.
- – No momento de servir, deve acompanhar as iscas com as batatas cozidas.
- – Bom proveito!