Início Cultura «Incipente» é erro de português?

«Incipente» é erro de português?

«Incipente» é erro de português? Tire todas as suas dúvidas e fique a saber se devemos escrever incipiente ou insipiente.

Incipente
«Incipente» é erro de português?

«Incipente» é erro de português? Tire todas as suas dúvidas e fique a saber se devemos escrever incipiente ou insipiente.

A língua portuguesa é muito difícil de dominar na totalidade. Há sempre muitos erros que são cometidos. Há muito para se saber na língua portuguesa, por isso existem sempre muitas dúvidas e muito desconhecimento sobre diversos pormenores. Há várias palavras semelhantes, mas uma só letra pode fazer uma enorme diferença! Uma só letra pode permitir identificar um conceito completamente distinto de outro que é escrito quase da mesma forma, com excepção de uma letra. As parecenças entre palavras estão entre as razões mais comuns que levam a erros de português.

Há, entre outras causas, palavras que não existem, mas que muitos teimam em dar-lhes vida ao recorrer a elas. É, por isso, importante esclarecer todas as dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre os conceitos. Devemos escrever incipiente ou insipiente? Esclareça as suas dúvidas de português, no NCultura!


Leia também: «Os dois pais» é um erro de português?


«Incipente» é erro de português?

Temos um desafio especialmente criado para si. Quer testar as suas capacidades?

Então, responda: quais das seguintes frases têm o termo adequado?

– No primeiro dia desta hecatombe, à época ainda insipiente, mandaram-me para casa, sem prazo para retornar ao trabalho.

– No primeiro dia desta hecatombe, à época ainda incipiente, mandaram-me para casa, sem prazo para retornar ao trabalho.

– Estudo sobre cloroquina é ainda incipiente, por isso é prematuro e insensato recomendar o medicamento.

– Estudo sobre cloroquina é ainda insipiente, por isso é prematuro e insensato recomendar o medicamento.

– O insipiente comportamento das três maiores economias europeias não favorece nenhuma boa perceção sobre a saúde da moeda única.

– O insipiente comportamento das três maiores economias europeias não favorece nenhuma boa perceção sobre a saúde da moeda única.

– Muitos definem o governante como insipiente. Contudo, as suas ações comprovam que ele é muito pior!

– Muitos definem o governante como insipiente. Contudo, as suas ações comprovam que ele é muito pior!

Se já realizou o exercício e ainda tem dúvidas, recomendamos que conclua a leitura do presente artigo.

Significados

As duas palavras existem, estão corretas, mas possuem significados diferentes.

Insipiente

Termo que vem do latim insipiente, com o mesmo significado. Este adjetivo de 2 géneros significa que não sabe nada, que é insensato. Insipiente está relacionado com carência de sapiência, de sabedoria ou erudição. Insipiente descreve igualmente uma pessoa simples, imprudente ou insensata.

Incipiente

Termo que vem do latim incipiente, com o mesmo significado. Incipiente é algo que começa, que está no início. É algo pouco desenvolvido. Entre os seus sinónimos estão palavras como inicial, primeiro, inaugural.

Respostas

Agora que compreendemos os significados de ambas as palavras, estamos devidamente preparados a analisar as frases do exercício com outra propriedade, com mais conhecimento. Podemos, assim, identificar as frases que estão certas e as que estão erradas.

– No primeiro dia desta hecatombe, à época ainda insipiente, mandaram-me para casa, sem prazo para retornar ao trabalho. X

– No primeiro dia desta hecatombe, à época ainda incipiente, mandaram-me para casa, sem prazo para retornar ao trabalho.  ✓

– Estudo sobre cloroquina é ainda incipiente, por isso é prematuro e insensato recomendar o medicamento.  ✓

– Estudo sobre cloroquina é ainda insipiente, por isso é prematuro e insensato recomendar o medicamento. X

– O insipiente comportamento das três maiores economias europeias não favorece nenhuma boa perceção sobre a saúde da moeda única.  ✓

– O incipiente comportamento das três maiores economias europeias não favorece nenhuma boa perceção sobre a saúde da moeda única. X

– Muitos definem o governante como incipiente. Contudo, as suas ações comprovam que ele é muito pior! X

– Muitos definem o governante como insipiente. Contudo, as suas ações comprovam que ele é muito pior!  ✓


Leia também: «Já agora» é erro de português?


Conclusão

Como tivemos oportunidade de constatar, ambas as palavras fazem parte da língua portuguesa. Contudo, não são sinónimos, por isso o conhecimento sobre estes dois termos é precioso para saber qual palavra usar em cada contexto.

Reflexão

Ao partilhar estes conceitos que são constantemente confundidos, damos ainda a conhecer erros frequentes. Com isto, o NCultura tem como objetivo contribuir para que haja cada vez menos erros de português.

É também importante fomentar o uso do dicionário, perceber que esta ferramenta valiosa permite o esclarecimento de dúvidas sobre determinados conceitos, justamente no momento que elas surgem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.