Início Cultura Fuja destes erros da língua portuguesa

Fuja destes erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “T” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros da língua portuguesa.

Fuja destes erros da língua portuguesa
Fuja destes erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “T” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros da língua portuguesa.

O N Cultura pretende contribuir para uma diminuição de erros na língua portuguesa. Com essa intenção, tem vindo a publicar artigos que integram uma série que visa apresentar uma curta lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra do alfabeto.

Portanto, no total, serão publicados 26 artigos, destinando-se a cada artigo erros em palavras começadas com apenas uma das letras do alfabeto. São 26 artigos que irão de A a Z. São os erros mais comuns (ou alguns deles) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. O presente artigo será focado na letra “T”. Pretende saber mais? Fuja destes erros da língua portuguesa:


Leia também: Dúvidas de Português: escreve-se viajem ou viagem?


6 erros de português com palavras começadas pela letra “T”      

Tangenciais

É um adjetivo de 2 géneros que diz respeito à tangente ou à tangência. Que é como uma tangente. Que toca ao de leve. Que é pouco relevante. Que é superficial. Por exemplo: as vitórias de determinado clube têm sido tangenciais.

Não se deve escrever “tangênciais”, nem “tanjenciais”.

Traje

Derivação regressiva do português arcaico “treger”. Traje significa fato, vestido, modo de trajar. Um traje é o que se traz vestido, o vestuário habitual.

Não se deve escrever “trage”.

Tigela

Do latim clássico tegŭla, pelo latim vulgar tegella, “telha”. Esta palavra significa recipiente de louça, vidro ou metal. Uma tigela tem a forma de meia esfera, sendo comum não ter asa. Pode servir quer para preparar alimentos, quer para os servir. Pode ainda significar o conteúdo desse recipiente.

Um significado mais antiquado deste termo é referente a uma parte de uma espada, uma parte que servia como proteção da mão e que tinha forma esférica.

Não se deve escrever “tijela

Troveje

É uma forma do verbo trovejar. Trovejar é um verbo intransitivo que significa soar o trovão, haver trovoada. No sentido figurado, significa ribombar. Trovejar é um nome masculino que significa ruído da trovoada, grande estrondo.

Não se deve escrever “trovege”. 


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Tatuagem

Do francês tatouage, com o mesmo significado. Tatuagem advém do ato ou efeito de tatuar. É ainda o desenho obtido por este processo. O desenho indelével à superfície do corpo humano, que se obtém introduzindo sob a epiderme matérias corantes. No sentido figurado, significa marca, sinal.

Não se deve escrever “tatuajem”.

Trincheira

Do francês trinchée, “trincheira”. Este nome feminino é referente à obra de fortificação constituída por uma escavação do terreno, destinada a proteger as tropas dos fogos e das vistas. É uma escavação a céu aberto realizada no terreno, com o objetivo de permitir passagem a uma via de comunicação, canal.

Não se deve escrever “trinxeira”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.