Conheça alguns truques fantásticos para preparar um gratinado de bacalhau perfeito e absolutamente maravilhoso. Tome nota!
O gratinado revela-se quase sempre uma refeição encantadora, pelo menos quando é feito com qualidade. Esta refeição alia a beleza do prato com uma explosão de sabores, aromas e texturas. Assim, revela-se uma refeição de sonho, do agrado de toda a família, ideal para os eventos familiares de fim de semana, pois agrada quer a miúdos, quer a graúdos.
Os gratinados podem ser de carne, peixe ou de legumes, sendo um prato feito com frequência por muitas famílias. No entanto, nem todos fazem gratinados como estes devem ser feitos, pois a perfeição não é alcançada por todos. Mas, com as nossas sugestões e com o seguimento das nossas indicações, poderá dominar a técnica dos gratinados.
Aprenda a tornar seus gratinados especiais e irresistíveis. Quando estes são feitos devidamente revelam-se uma experiência gastronómica de excelência.
No presente artigo, revelaremos algumas dicas para gratinados únicos e deixaremos uma receita imperdível, um gratinado de bacalhau.
Quer aprender a fazer o gratinado com que sempre sonhou? Saiba fazer o gratinado perfeito: crocante no exterior e macio e delicioso por dentro.
Fórmula mágica para o gratinado de bacalhau perfeito
Conheça as melhores dicas para gratinados!
Variedade de gratinados
As massas ou batatas são ingredientes secundários que podem dar uma maior substância, pois costumam ficar particularmente bem quando integram pratos gratinados. Existem diferentes tipos de pratos gratinados.
Esta refeição pode ficar muito diferente de acordo com o ingrediente principal que se use. Pode ser feita com diversos ingredientes com carnes (picadas, de frango ou outras carnes, sejam elas brancas ou vermelhas), com legumes (diversos) ou com peixe.
Por exemplo, fica muito bem com atum, mas com bacalhau fica uma verdadeira delícia. O queijo gratinado adquire uma textura crocante que fica bem com tudo.
A escolha do queijo
A escolha do queijo revela-se um passo importante no momento de fazer um gratinado. O queijo mozarela é uma das melhores opções, pois fica muito bem com o calor do forno. Por isso, muitos colocam-no em pizzas e em diversos gratinados.
Outra opção de um queijo particularmente precioso para gratinados é o queijo parmesão. Este tipo de queijo apenas deve ser ralado no momento de ir ao forno.
Tenha em conta que não se deve colocar qualquer tipo de queijo, pois há queijos brancos que não devem ser colocados nos gratinados, pois pura e simplesmente não combinam bem com este tipo de prato.
Uma má escolha do queijo pode levar a que o gratinado adquira uma consistência “borrachosa”.
Molhos como elemento-chave
Um gratinado adquire uma maior qualidade quando contém um determinado molho como elemento-chave. A colocação do molho deve ser feita antes de se adicionar outro elemento importante, o queijo. O molho tem um papel de relevo, pois permite assegurar que o alimento não fique seco. Por isso, serve como um bom truque para que o gratinado fique excelente.
Um gratinado com molho torna-se numa refeição repleta de sabor, apresentando uma textura macia e cremosa. O molho branco fica muito bem com gratinados que levem como complemento legumes ou batatas. Já um molho vermelho ou um molho bolonhês fica muito bem com gratinados de massas.
Assim, estes molhos tornam estas refeições ainda mais deliciosas. O fricassé ou o strogonoff são sabores de que todos gostam, sendo que também ficam bem quando se encontram envolvidos em gratinados. Esta refeição deliciosa deve ser servida quentinha!
O corte dos alimentos
O corte dos alimentos é um detalhe importante, pois o tamanho dos ingredientes interfere nos tempos de cozedura da refeição. Por isso, desempenha um papel de relevo. Assim, convém que os alimentos sejam cortados em pedaços pequenos, pois esta é a melhor opção para eles serem gratinados.
Ao colocar pedaços pequenos na refeição estes irão ficar húmidos por mais tempo. Logo, essa qualidade evitará que a refeição seque. Desta forma, deve evitar colocar pedaços grandes para melhorar a qualidade da sua refeição.
Assadeira ou pirex
O recipiente deve ser de qualidade, seja um pirex ou assadeira, devendo ser constituído com materiais que consigam reter bem o calor, como cerâmica, vidro ou inox. Assim, usará recipientes que permitem que o seu gratinado fique com a temperatura e a consistência desejadas, por mais tempo.
Este recipiente deve ser usado no imediato, diretamente, ao longo da preparação da receita. Também pode revelar-se valioso que o recipiente (pirex, assadeira ou outro) apresente uma borda de 3 cm, pois assim irá conseguir impedir que o preparado transborde. Assim, o gratinado ficará perfeito, isto é, crocante por fora e macio por dentro.
Evite um erro comum
Se tentar gratinar pratos frios, terá um problema, pois o queijo vai gratinar rapidamente.
Logo, irá formar uma crosta pequena no exterior, mas o interior do prato irá cozinhar indevidamente, havendo partes frias e outras quentes.
O momento de ir ao forno
Pré-aqueça o forno com antecedência. Coloque o forno entre os 180ºC e os 200ºC, antes de colocar o prato (ou pirex ou assadeira).
Deixe que o forno fique bem quentinho, na temperatura ideal, para depois transformar facilmente o queijo numa cobertura tão crocante, quanto deliciosa. Verdadeiramente irresistível!
Quando se vê o queijo a borbulhar e a ficar douradinho, significa que o gratinado está no ponto perfeito. Esse processo de colocar o queijo a gratinar demorará entre 5 a 10 minutos.
Bacalhau Gratinado no Forno
Ingredientes
– 2 ovos
– 2 postas de bacalhau
– 3,5 dl de leite
– 3 c. de sopa com manteiga
– 3 c. de sopa com farinha
– Pimenta q.b.
– Noz-moscada q.b.
– Manteiga q.b. (para untar e regar)
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Depois de ter o bacalhau devidamente demolhado, escorra-o.
– Posteriormente, corte o bacalhau aos pedaços.
– Leve a manteiga a derreter num tacho.
– Depois, polvilhe a manteiga com a farinha.
– Junte o leite, enquanto vai mexendo os ingredientes, sempre sobre o lume brando.
– Faça-o ao longo de 4 minutos.
– De seguida, incorpore os ovos batidos.
– Depois, faça o tempero com pimenta e noz-moscada.
– Posteriormente, envolva os ingredientes entre si.
– Adicione as lascas de bacalhau e misture, delicadamente.
– Coloque o preparado num pirex ou assadeira, devidamente untada.
– Depois, leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC), ao longo de 35min.
– Se necessário, aumente a temperatura para gratinar.
– Quando retirar do forno, regue com um pouco de manteiga.
– Decore a gosto e leve à mesa.
– Bom proveito!
– Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 45 minutos.
Leia também:
- 3 receitas de Bacalhau com broa irresistíveis
- 8 regras de ouro para peixe assado suculento e delicioso
- 7 receitas de bacalhau para comer e chorar por mais
NCultura
Se leu “Fórmula mágica para o gratinado de bacalhau perfeito” e gostou pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…