Início Cultura Evite 6 erros da língua portuguesa

Evite 6 erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “U” e que são escritas erradamente. Evite 6 erros da língua portuguesa.

Evite 6 erros da língua portuguesa
Evite 6 erros da língua portuguesa

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “U” e que são escritas erradamente. Evite 6 erros da língua portuguesa.

O N Cultura pretende contribuir para uma diminuição de erros na língua portuguesa. Nesse sentido, tem vindo a publicar diversos artigos que integram uma série que visa apresentar uma breve lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra.

No total, serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo erros em palavras começadas com uma das letras do alfabeto, logo de A a Z. São os erros mais comuns (ou alguns dos) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. O presente artigo será focado na letra “U”. Pretende saber mais?


Leia também: Dúvidas de Português: 52 palavras parecidas com significados diferentes


Evite 6 erros da língua portuguesa com palavras começadas pela letra “U”  

Usurpou

Forma do verbo usurpar. 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de usurpar. Do latim usurpāre, com o mesmo significado.

Verbo transitivo, “apoderar-se violenta ou astuciosamente de. Possuir ilegitimamente.”

Não se deve escrever “uzurpou”.

Ultraje

Termo que vem do francês antigo oltraje. Hoje, outrage, com o mesmo significado. Forma do verbo ultrajar. É referente ao ato ou efeito de ultrajar. É uma ofensa grave, um insulto ou uma afronta.

Não se deve escrever “ultrage”.

Urge

Forma do verbo urgir. Do latim urgēre, que significa “apertar, urgir”.

Verbo transitivo e intransitivo, ser necessário sem demora, ser urgente, requerer pressa.

Verbo transitivo. Pedir com insistência, perseguir de perto, apertar o cerco a, impelir, obrigar. Exigir ou reclamar.

Verbo intransitivo. Não permitir demora. Estar iminente. Instar.

Não se deve escrever “urje”.

Utilizável

Adjetivo de dois géneros. Utilizável; é algo que se consegue ou pode utilizar; um meio de transporte utilizável. Que se pode aproveitar.

Não se deve escrever “utilisável

Umbigo

Do latim umbilīcu, com o mesmo significado. Umbigo é um nome masculino cujo significado na anatomia é referente a uma cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, no ponto em que o cordão umbilical se prendia, durante a vida fetal.


Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Na zoologia, é a depressão existente na base da concha de alguns moluscos. Orificio do tubo ou cálamo de uma pena. No sentido figurado, significa centro.

Não se deve escrever “imbigo”, nem “embigo”.

Usura

Forma do verbo usurar. 3ª pessoa do singular do presente do indicativo de usurar. 2ª pessoa do singular do imperativo de usurar.

Do latim usūra, “juro”. Juro de um capital ou de um empréstimo. Juro superior ao estabelecido por lei ou por uso; agiotagem, onzena. Modo de vida de usurário. Avareza, mesquinhez. Desgaste provocado pelo uso, por atrito, pelo tempo.

Não se deve escrever “uzura”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.