Início Cultura Dúvidas de Português: 52 palavras parecidas com significados diferentes

Dúvidas de Português: 52 palavras parecidas com significados diferentes

Palavras parecidas na grafia, mas bem diferentes no significado. Descubra no Dúvidas de Português, 52 palavras parecidas com significados diferentes.

palavras parecidas
52 palavras parecidas com significados diferentes

Palavras parecidas na grafia, mas bem diferentes no significado. Descubra no Dúvidas de Português, 52 palavras parecidas com significados diferentes.

Diariamente, somos confrontados com palavras semelhantes na grafia e, até, na pronúncia, embora o seu significado seja completamente diferente. Porém, as distinções muito ténues no que respeita à escrita fazem, não raras vezes, com que erremos e acabemos por não escrever exatamente aquilo que queríamos dizer.

Por essa razão, decidimos reunir alguns pares de palavras que ilustram bem estas semelhanças de grafia, mas também as diferenças significativas no que toca ao significado de cada uma das seguintes palavras. Fique a saber mais e diga que não aos erros ortográficos!

52 palavras parecidas com significados diferentes

Acento e assento

Enquanto a 1ª é um sinal gráfico usado nas palavras para indicar a sílaba tónica, a 2ª indica um banco ou cadeira.

Sessão e cessão

Enquanto a 1ª se refere a um período de tempo em que algo acontece (como uma reunião, assembleia, filme, apresentação, espetáculo, consulta, etc.), a 2ª refere-se a uma cedência, ao ato de ceder um direito ou um bem.

Caçar e cassar

Enquanto a 1ª é referente ao ato de perseguir, procurar ou – entre outras coisas – capturar (por exemplo, animais), a 2ª é referente ao ato de invalidar, anular, impedir que alguma coisa aconteça.


Leia também: Língua Portuguesa: 15 palavras que os franceses nos “roubaram”


Conserto e concerto

Enquanto a 1ª indica uma reparação, a 2ª é referente a um espetáculo musical.

Aço e asso

Enquanto a 1ª é alusiva à liga composta de ferro e carbono, a 2ª é alusiva ao verbo assar – “Eu asso no forno.”

Cela e sela

Enquanto a 1ª é referente a um pequeno compartimento numa cadeia (prisão), a 2ª é referente ao assento para cavalgar, à sela de cavalo.

Cem e sem

Enquanto a 1ª significa o número que equivale a dez dezenas, logo a 100, a 2ª indica a proposição que significa ausência ou carência, equivale a não ter, não possuir.

Houve e ouve

Enquanto a 1ª é referente ao verbo haver, a 2ª é referente ao verbo ouvir.

Trás e traz

Enquanto a 1ª é alusiva ao advérbio de lugar (“A criança viaja no banco de trás.”), a 2ª é referente ao verbo trazer.

Cinto e sinto

Enquanto a 1ª se refere ao acessório que serve para segurar/prender as calças à cinta, a 2ª é uma forma do verbo sentir.

Cozer e coser

Enquanto a 1ª advém da palavra cozinhar (“Cozer as batatas.”), a 2ª refere-se ao verbo coser, isto é, recorrer a uma agulha e a uma linha para unir pontos.

Cesta e sesta

Enquanto a 1ª é sinónimo de cesto, objeto normalmente feito de fibras ou vergas entrelaçadas, a 2ª é referente ao ato de dormir, por pouco tempo, para descansar; sono que é realizado após o almoço.

Apressar e apreçar

Enquanto a 1ª se refere ao ato de tornar algo mais célere, mais rápido, de forma a que se realize o quanto antes, a 2ª refere-se ao ato de definir o preço de alguma coisa.


Leia também: 20 palavras pouco conhecidas da língua portuguesa


Cede e sede

Enquanto a 1ª é uma forma do verbo ceder (sinónimo de renunciar, deixar), a 2ª tem diferentes significados – local onde funciona uma organização; sensação causada pela carência de água e pela necessidade de beber; forma verbal do verbo ser e do verbo sedar.

Conselho e concelho

Enquanto a 1ª se refere a um parecer, opinião, aviso ou recomendação de alguém a outro, a 2ª diz respeito a uma circunscrição administrativa ou município (“concelho do Porto”).

Ruído e roído

Enquanto a 1ª significa barulho, estrondo, e é também o particípio passado do verbo ruir que significa desmoronar, a 2ª é o particípio passado do verbo roer (triturar com os dentes).

Tenção e tensão

Enquanto a 1ª remete para algo que se pretende fazer propositadamente, com intenção de, a 2ª refere-se à qualidade, condição ou estado de algo que está ou é tenso; ato ou efeito de esticar ou forçar algo até ao seu limite.

Comprimento e cumprimento

Enquanto a 1ª remete para o tamanho, a extensão ou a medida de algo, a 2ª refere-se ao ato de cumprimentar, isto é, de saudar alguém.

Tráfego e tráfico

Enquanto a 1ª se refere ao movimento e fluxo intenso de veículos (trânsito), a 2ª diz respeito ao comércio clandestino de algo (como de armas ou drogas, por exemplo).

Eminente e iminente

Enquanto a 1ª diz respeito a algo ou alguém muito importante, com uma posição superior, a 2ª refere-se a algo que está prestes a acontecer.

Descrição e discrição

Enquanto a 1ª significa uma caraterização pormenorizada de algo, a 2ª já é uma forma de adjetivar alguém como discreto ou reservado.

Diligente e dirigente

Enquanto a 1ª descreve alguém rápido, trabalhador e cumpridor, a 2ª aponta para alguém que comanda ou gere algo.

Infringir e infligir

Enquanto a 1ª fala de um ato de transgredir ou desobedecer, a 2ª refere-se à aplicação de uma pena ou punição a alguém.

Cavalheiro e cavaleiro

Enquanto a 1ª descreve um homem gentil e educado, a 2ª indica um homem que monta e anda a cavalo.

Retificar e ratificar

Enquanto a 1ª tem a ver com emendar ou corrigir algo, a 2ª confirma ou comprova algo.

Discriminar e descriminar

Enquanto a 1ª relaciona-se com o ato de segregar algo ou alguém, a 2ª retira a culpa ou inocenta alguém.

2 COMENTÁRIOS

  1. Cessão, Seção e sessão… Cessão é algo referente a ceder; quando cedo algo para alguém. Seção, uma área ou parte administrativa. Sessão, um período de tempo onde algo acontece, como em uma sessão de cinema. Acho que houve um equívoco na descrição destes termos na reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.