Palavras da língua portuguesa que são escritas erradamente e que começam com a letra “L”. Livre-se de uma vez por todas destes 6 erros comuns de português.
Uma série de artigos foram introduzidos no N Cultura ao longo dos últimos tempos que visam dar maior visibilidade aos erros mais comuns da língua portuguesa.
Serão, no final, 26 os artigos. A cada artigo será destinada uma das letras do alfabeto. O sítio do N Cultura proporciona assim a todos os seguidores das suas publicações uma série preciosa de artigos que tem por objetivo proporcionar conhecimento aprofundado da língua portuguesa, contribuindo assim para a efetiva erradicação de erros comuns que encontramos no nosso quotidiano.
No artigo de hoje, a nossa atenção vai para a letra “L”. Veja os erros mais comuns em 6 palavras que começam pela letra “L”.
Evite 6 erros comuns da língua portuguesa
Leia também: 6 Erros de português que muitos cometem
Erros na Língua Portuguesa
Palavras homófonas, homógrafas e parónimas estão entre as razões que levam ao surgimento de algumas confusões frequentes na língua portuguesa. São parecenças que levam à ocorrência de diferentes erros. Mas há mais razões…
Um dos grandes motivos para o surgimento de erros é a troca de letras, por exemplo, como “g” por “j” (ou vice-versa), ou a troca de “x” por “ch” (ou vice-versa). Outras trocas comuns ocorrem com as palavras que têm as letras “s”, “ss”, “c”, “ç”.
Lazer
Lazer é um nome masculino que indica o período de tempo de que se dispõe, depois de cumpridas as tarefas laborais ou obrigatórias. Ou seja, é o ócio, o tempo livre. É a atividade com que se ocupa o tempo livre, período de distração, passatempo.
A palavra lazer escreve-se com “z”. Contudo, esta palavra é frequentemente escrita com “s”, sendo este um erro comum.
Leem
Ler é enunciar ou percorrer com a vista ou com os dedos (palavra, texto), conseguindo interpretar o significado, compreender o sentido e pronunciar em voz alta o que está escrito. “Leem” é a terceira pessoa do plural do verbo ler, no presente do indicativo.
Esta palavra deixou de ter acento circunflexo na letra”e” (no primeiro “e”). Ela está escrita erradamente sob as formas: “leiem”, “lêiem”, “lêem”, “lêm”.
Legislativo
Do francês législatif, o conceito legislativo é relativo à legislação ou ao poder de legislar. O poder legislativo é o que legisla, que tem força de lei.
É comum ver esta palavra escrita com “j”, logo lejislativo que é um dos erros mais comuns em palavras começadas por “l”.
Licença
Licença é permissão para fazer algo ou, então, para deixar de o fazer. É ter o consentimento, a aprovação ou a autorização para se fazer ou deixar de fazer algo. Por exemplo, a autorização dada a um funcionário para se ausentar temporariamente das suas funções. Portanto, ter licença é ter a liberdade, a faculdade. Abuso de liberdade, desregramento, vida dissoluta.
Esta palavra, por vezes, é escrita erradamente sob a forma de “licensa”.
Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha
Lisonjeador
É o que lisonjeia ou aquele que lisonjeia. O que é lisonjeiro. Lisonjear é elogiar demasiadamente e com afetação; adular, bajular. É agradar a algo ou alguém. Causar prazer.
É frequente escreverem “lisongeador”, em vez de escreverem corretamente lisonjeador.
Logótipo
Do grego lógos, “palavra” + týpos “tipo”, é o elemento gráfico representativo de uma marca. Este pode ser constituído por símbolos e/ou letras e pode ser usado como um serviço, um produto, uma identidade visual de uma instituição. Na tipografia, é referente ao grupo de duas ou mais letras fundidas num só tipo para acelerar a composição tipográfica ou para formar sigla.
Logótipo é uma palavra frequentemente escrita como logotipo. É importante levar em linha de conta que a palavra logótipo é um neologismo, por isso é por vezes tolerada a palavra “logotipo”. Mas a forma (mais) correta de escrever a palavra é logótipo.
Esqueceu de citar o uso do pretérito imperfeito para algo relacionado ao futuro, tão comum em Portugal.
Exemplo: “Eu gostava de ir consigo”. O uso correto é “Eu gostaria de ir consigo”.