Início Cultura 6 Erros de português que muitos cometem

6 Erros de português que muitos cometem

São palavras da língua portuguesa começadas por “H” que são, muitas vezes, escritas erradamente. Evite estes 6 erros de português que muitos cometem.

Erros de português que muitos cometem
6 Erros de português que muitos cometem

São palavras da língua portuguesa começadas por “H” que são, muitas vezes, escritas erradamente. Evite estes 6 erros de português que muitos cometem.

São inúmeras as palavras que, todos os dias, vemos serem escritas erradamente. Esses erros podem ser vistos em revistas, em jornais, em telejornais ou ouvidos mesmo em conversas de café.

Certo é que assistimos com frequência a gralhas, nos mais variados cenários. Conheçamos, agora, 6 erros frequentes em palavras começadas pela letra “H”.


Leia também: Dúvidas de Português: 23 palavras que todos dizem, mas poucos sabem escrever


6 Erros de português que muitos cometem

Hoje

Do latim hodĭe, significa no dia em que estamos, no presente, atualmente. “Hoje em dia” significa atualmente. “De hoje em diante” significa daqui para o futuro. “Mais hoje, mais amanhã” significa dentro em pouco, em qualquer dia, ou seja, “mais dia, menos dia”.

  • É, muitas vezes, escrito erradamente nas formas “hoge” ou “oje” ou “oge”.

Homogeneização

Ato ou efeito de tornar homogéneo, uniformização. Também é um termo que se refere ao tratamento que se dá ao leite para uniformizar a gordura existente, evitando a formação da nata.

  • Esta palavra é algo específica, por isso é natural surgirem alguns erros que normalmente assumem as formas: “homogienização”, “homogenisação”, “homogização”.

Hierarquicamente

Significa segundo a hierarquia, por categorias, por ordem.

  • Ierarquicamente”, “erarquicamente”, “heraquicamente” ou “hieraquicamente” estão entre os erros mais comuns desta palavra.

Hereditariedade

Qualidade daquilo que é hereditário. Direito de sucessão. Transmissão aos descendentes de caracteres genéticos.

Na psicologia, a hereditariedade é a transmissão aos descendentes de caracteres pertencentes aos genitores, na esfera das aptidões e das inaptidões sensório-motoras e intelectuais e na esfera afetiva das tendências, dos gostos e dos traços do caráter.

  • Alguns dos erros mais comuns, na hora de escrever esta palavra são: “ereditariedade”, “herditariedade” e “heretaridade”.

Halterofilismo

Modalidade do desporto que consiste no levantamento de halteres, de peso variável, a partir do chão até à posição vertical dos braços acima da cabeça.

  • Relativamente a esta palavra, o erro mais como é o de escrever: “alterofilismo”.

Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Horrorizado

Que sente horror, que está apavorado.

O erro mais comum surge fruto da troca da letra “z” pela letra “s”, escrevendo-se: “horrorisado” ou “orrorizado” e “orrorisado”.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.