Será que se escreve tabú, tabu ou tábu? Será que os 3 termos existem? Teste os seus conhecimentos no desafio que temos para si. Gosta de saber o máximo sobre a língua portuguesa? Costuma acompanhar os artigos de português do NCultura? O português é um idioma difícil, por isso convém estar atento a todos os pormenores desta língua complicada. Existem muitas regras e muitas exceções que dificultam o domínio da língua.
Em número de palavras, são mais de 360.000, de acordo com o dicionário de português que apresenta mais entradas. Muitas palavras são parecidas com outras. Para complicar a nossa vida, existem “palavras inventadas” que são, frequentemente, proferidas ou escritas, contribuindo para o complicar da tarefa de dominar a língua. De forma a contribuir para o esclarecimento de dúvidas, o NCultura tem vindo a publicar uma série de artigos com desafios de português, visando estimular o interesse pela língua portuguesa. Este artigo segue a mesma linha. Está preparado(a)? Temos um desafio para si, de forma a testar os seus conhecimentos, relativamente a estes termos.
Dúvidas de português: será tabu, tábu ou tabú?
Exercício
Para colocar em prática os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, propomos um exercício: será tabu, tábu ou tabú? Confirme qual das frases tem um dos termos em análise, devidamente colocado. Repetimos as frases, pois um termo está corretamente aplicado numa frase e mal aplicado noutra(s). Faça a sua escolha. Mais à frente, faremos a correção do exercício!
1.1- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tábu e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda.”
1.2- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tabú e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda.”
1.3- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tabu e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda”.
2.1- “Eu acho que há um tabú nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.”
2.2- “Eu acho que há um tabu nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.”
2.3- “Eu acho que há um tábu nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.”
Reflexão: Será que a forma correta é apenas uma?
Exercício: Sendo assim, qual (ou quais) das seguintes afirmações têm os termos adequados corretamente aplicados?
O significado dos conceitos
Tabu
Esta palavra é nome masculino que, na religião, significa sistema de interditos religiosos aplicados a certas entidades (seres, objetos, etc.) consideradas sagradas e cuja violação se supõe implicar punição divina.
Ainda na religião, tabu significa proibição de contacto com determinado ente considerado impuro. Este termo significa ainda interdição social ou cultural implícita em abordar certo assunto ou em adotar certo comportamento.
Tabu é referente ao objeto dessa interdição. No sentido figurado, tabu é aquilo que não é discutido ou mencionado por pudor ou educação. Tabu significa também condição do que não é lícito mencionar ou fazer.
Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que, na área da religião, significa que é interdito em função do seu carácter sagrado. Significa ainda que é proibido em função do seu carácter impuro. Este termo significa ainda que não é discutido ou mencionado por pudor ou educação
Termo que vem do malaio taáb, «sagrado; proibido», pelo inglês taboo, com o mesmo sentido.
Análise
Tabú, tabu ou tábu? A forma correta é tabu. A palavra tabu é aguda, ou seja, leva acento tónico na última sílaba, mas não necessita de levar acento gráfico, pois as palavras terminadas em -u, precedidas de consoante, não são acentuadas.
Tabú não existe na Língua Portuguesa, nem tábu.
Correção
1.1- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tábu e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda.” X
1.2- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tabú e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda.” X
1.3- “A diminuição da libido e a disfunção erétil ainda são temas tabu e o desconhecimento sobre o assunto leva a que muitos homens não procurem ajuda.” ✓
2.1- “Eu acho que há um tabú nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.” X
2.2- “Eu acho que há um tabu nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.” ✓
2.3- “Eu acho que há um tábu nesse sentido. Parece que a partir do momento em que somos mães, passamos a ser inválidas. Poderia haver mais abertura neste tema, entre as mulheres que são mães. A sexualidade é importante, porque nos faz bem, à cabeça, ao corpo, sentimo-nos mais alegres.” X
Leia também:
- Escreve-se cú ou cu?
- Melhores Provérbios Populares Portugueses
- Deve dizer-se Ter de ou Ter que?
NCultura
Este é um erro bastante comum em que se vê muita gente a falhar. A fonética desta palavra leva as pessoas a escrever tabú e tabú. Não tenha nenhuma dúvida quando tiver de escolher entre tabú, tabu ou tábu. Aprendeu algo novo ou já sabia como se escrevia esta palavra? Diga-nos nos comentários o que achou. Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…