Conheça as melhores dicas e saiba como fazer leitão assado que é uma autêntica tentação. Apresente à família um leitão assado de excelência!
O leitão revela-se uma refeição absolutamente maravilhosa, uma explosão de sabores. Poucos são os que conseguem resistir a esta refeição que é uma verdadeira tentação pois, quando é bem feita, é verdadeiramente irresistível.
Reunimos para si alguns truques imperdíveis que lhe permitirão fazer um leitão excelente no conforto da sua casa. Embora possa ser preparado de formas distintas, existem alguns ingredientes que costumam fazer parte do ritual de se fazer leitão.
Além do animal em questão, dentes de alho, banha, azeite, vinho branco, sumo de laranja (e/ou sumo de limão), louro, sal e pimenta costumam estar presentes na maior parte das receitas.
Conteúdo do artigo
Como fazer leitão assado de comer e chorar por mais
O Leitão
Escolher um bom leitão é meio caminho andado. Optar por um leitão nascido e criado na região da Bairrada, amamentado pela mãe.
Escolha um de raça vulgar e evite raças “large White”, que têm excesso de gordura. O peso do leitão deve ficar entre os 6,5 kg e os 8,5 kg.

Tempero
Coloque 2 cabeças de alho e um punhado de sal num almofariz de bronze (ou de madeira, que é mais comum atualmente) para preparar o tempero.
Acrescente uma colher de sopa de boa pimenta. Adicione ainda um pouco de salsa. Misture e acrescente 50 g de bom toucinho. Depois, junte 50/100 de “unto” (pingue) e 1 folha de louro.
Depois de tudo muito bem pisado, acrescente um pouco de azeite. Misture com a massa feita. Pode ainda juntar um pouco de vinho branco da Bairrada, bastando uma ou duas colheres de sopa.

O modo de servir o leitão
O leitão pode ser servido de diferentes formas mas, tradicionalmente, costuma ir para a mesa inteiro, colocado numa travessa, apresentando na boca uma espiga de milho ou com uma laranja inteira.
Como decoração, pode colocar rodelas de laranja à volta do leitão. Depois, com a ajuda de umas tesouras de trinchar, corte em pedaços, servindo em seguida, ainda quente ou morno.

O vinho
Ora, um bom leitão da Bairrada deve ser acompanhado por um bom vinho. A opção mais natural é escolher um tinto da Bairrada, idealmente velho. Também pode optar por um vinho espumante natural extra seco ou bruto.
Acompanhamentos
Acompanhe com batata frita (cortada em rodelas finas) muito estaladiça. Sirva ainda uma salada de alface e tomate fresco.

Leitão assado
Ingredientes
– 2 cebolas
– 2 folhas de louro
– 1 leitão
– 1 ramo grande de salsa
– 2 c. de sopa de banha
– 6 c. de sopa de azeite
– 6 c. de sopa de sumo de limão
– Sal q.b.
– Pimenta, q.b.
Modo de Preparação
– Primeiro, tempere o leitão.
– Deixe que ele repouse no tempero por um dia.
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Pré-aqueça o forno e coloque-o a 220ºC.
– Depois, barre o leitão com um pouco mais de banha.
– Coloque num tabuleiro e leve ao forno.
– Quando o leitão estiver dourado, reduza a temperatura para os 200ºC.
– Depois, deixe assar por 90 minutos, aproximadamente.
– Paralelamente, faça o molho, para ir regando o leitão ao longo do tempo.
– Junte o sumo de limão com o azeite numa taça.
– Depois, tempere com o sal e a pimenta e misture.
– Com este molho delicioso, vá regando o leitão.
– Depois, quando o leitão acabar de assar, sirva o leitão bem quente.
– Acompanhe com batata frita muito estaladiça.
– Sirva ainda uma salada de alface e tomate fresca.
– Bom proveito!
Leia também:
- 4 receitas com leitão que são um verdadeiro petisco
- Aprenda a fazer Molho de Leitão
- Regras de ouro para a melhor carne de porco à alentejana do mundo

NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados e aprenda como fazer leitão assado. Experimentou as nossas receitas? O que achou? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Resido em Angola.
Espreito o vosso blog porque sinto me si em casa.
Adoro as receitas. Como é não envie do….
Grata e
Bem hajam.