Início Saúde Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Em casa, temos produtos que podem resolver diversos problemas, até para o cabelo! Descubra e elimine a caspa com estes remédios caseiros.

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Descubra e elimine a caspa com estes remédios caseiros. Os cabelos são parte importante do corpo. Contudo, existem alguns problemas que surgem que fazem com que eles percam o brilho que poderiam ter. Um dos problemas mais comuns do cabelo é o aparecimento da caspa. Algo irritante, inestético, que pode surgir mesmo que se tome banho diariamente. Problemas relacionados com a caspa incluem dermatite seborreica, pele seca, sensibilidade a produtos capilares e o crescimento de um tipo específico de fungo que vive no couro cabeludo. Tudo começa com uma comichão no couro cabeludo e alguma descamação.

Existem produtos específicos para resolver este problema, mas alguns possuem preços elevados. Como alternativa, há remédios caseiros que podem dar outra vida ao seu cabelo. A caspa pode ser eliminada com remédios caseiros. Saiba quais.


Leia também: 10 alimentos que ajudam a ter um cabelo mais forte


Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Alimentação

Antes de avançarmos com alguns produtos que servem como remédios caseiros, convém lembrar que muito do que somos é resultado do que comemos. Por isso, parte do que se come pode ser parte do problema da caspa e também pode ser solução. É que comer mais probióticos ajuda-nos a proteger o nosso corpo, fortalecendo o organismo e prevenindo e combatendo diversos problemas.

Os probióticos são micro-organismos que se revelam benéficos para a saúde, ajudando a melhorar a função imunológica. Esta pode contribuir para combater infeções fúngicas que causam problemas como a caspa. Tal é fundamentado em estudos que revelaram que entre 60 pessoas que tomaram probióticos ao longo de 56 dias, grande parte viu a gravidade da caspa ser substancialmente reduzida. Eczema e dermatite, entre outros problemas de pele, também beneficiam do consumo de probióticos.

Produto ricos em ómega 3 também se revelam importantes para a saúde em diversas vertentes, inclusive para o problema aqui analisado. Produtos ricos em ómega 3 ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, contribuem para a cicatrização de feridas e também  hidratam a pele. Se houver escassez de ácidos gordos ou ómega 3, podem surgir cabelos secos, tal como pele seca e caspa. Produtos ricos em ómega 3 podem ser uma solução para o problema da caspa. Recorra a alimentos como peixes (nomeadamente sardinha, arenque, salmão, atum), sementes (particularmente de linhaça e de chia) e nozes (mas lembre-se de fazer um consumo regular, mas sem excessos!).

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Sistema nervoso

Já todos vimos pessoas nervosas coçarem-se, numa situação de stress. O sistema nervoso também pode ter o seu papel no aparecimento da caspa. A saúde e o bem-estar podem sofrer efeitos negativos quando se vive um contexto de stress. Não sendo propriamente a causa, agrava os sintomas apresentados pela caspa e retarda os efeitos de uma cura. Coçar constantemente os cabelos, torna-os ainda mais sujos e secos.

A capacidade do corpo combater infeções fúngicas está dependente do sistema imunológico, se ele está enfraquecido, se a sua capacidade não é suficiente, se está fortalecido,… Então, problemas como as doenças da pele (que contribuem para a caspa) são devidamente combatidas. Pense na possibilidade de fazer atividades de meditação, yoga, respiração profunda ou aromaterapia que contribuem para reduzir os níveis de stress. Tenha calma!…

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto mágico, usado para diversos fins: alimentação, limpeza, entre outras áreas. O bicarbonato de sódio possui propriedades antifúngicas e age como um esfoliante suave, por isso é usado para remover as células mortas da pele, a descamação e elimina a comichão.

O bicarbonato de sódio ajuda assim a acabar com a caspa, pois inibe o crescimento de fungos. Tal foi mesmo defendido num estudo científico.

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Óleo de coco

Outro produto versátil é o óleo de coco, que gera diversos benefícios para a saúde e também pode ser um remédio caseiro natural para eliminar a caspa. É um produto que também melhora substancialmente a hidratação da pele.

Isso mesmo foi comprovado num estudo que envolveu um universo de 34 pessoas. A conclusão foi de que o óleo de coco e o óleo mineral mostram eficácia semelhante no melhoramento da hidratação da pele. Ambos os produtos previnem a secura da pele e do cabelo, o que piora a caspa.


Leia também: O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?


elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Aloé Vera

Outro produto “mágico” é a Aloé Vera, usada para diferentes fins. Esta planta, também conhecida por babosa, está presente em boa parte da composição de pomadas, cosméticos e loções, o que comprova que as suas propriedade possuem características muito estimadas pela área da estética.

As suas propriedades antibacterianas e antifúngicas contribuem para eliminar a caspa e ajudam a prevenir outros problemas, como a queda de cabelo.

elimine a caspa
Cabelo: elimine a caspa com estes remédios caseiros

Vinagre de maçã

Por fim, temos outro produto associado a diversos benefícios para a saúde. Como é um dos produtos que permite um equilíbrio do pH da pele, o vinagre de maçã é valioso nesta área e, como reduz o crescimento de fungos, integra esta lista, pois também ajuda a acabar com a caspa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.