Início Cultura «Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas

«Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas

Aprenda uma palavra por dia! Melhore o seu conhecimento sobre a língua portuguesa! «Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas.

Biltre
«Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas

Aprenda uma palavra por dia! Melhore o seu conhecimento sobre a língua portuguesa! «Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas.

A aprendizagem diária de uma palavra de português revela-se bastante proveitosa. Existem diversas palavras na língua portuguesa, que devemos fazer por aprender o máximo. De acordo com o maior dicionário de português, existem 306.949 palavras de português.

Este é o número de palavras analisadas na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). É, seguramente, a melhor fonte para constatar a quantidade de palavras existente na língua portuguesa. Devemos fazer um esforço para alargar o nosso vocabulário ativo, que em algumas pessoas é apenas de 1500 palavras. Preparado para o desafio?

«Biltre» 10 palavras em português pouco conhecidas

Morticínio

Do latim eclesiástico morticinĭu-, com o mesmo significado. Morticínio é nome masculino que significa matança, carnificina. Morticínio significa também grande número de mortes, mortandade. Morticínio significa ainda hecatombe.


Leia também: 16 erros de português que arruínam a sua credibilidade


Incalculável

Termo que vem de “in-”+”calculável”. Incalculável é adjetivo de 2 géneros que significa que não se pode calcular. Incalculável significa também que não se pode quantificar ou determinar com exatidão. Incalculável significa ainda enorme; incomensurável. O termo inumerável é outro significado de incalculável.

Inolvidável

Termo que vem de “in-”+”olvidável”. Inolvidável é adjetivo de 2 géneros que significa que não se pode olvidar; inesquecível.

Biltre

Termo que vem do francês bélitre ou blitre, «esfarrapado; mendigo». Biltre é nome de 2 géneros que significa pessoa que age de forma desprezível; patife. Biltre é também adjetivo de 2 géneros que significa vil; ordinário.

Definhamento

Termo que vem de “definhar”+”-mento”. Definhamento é nome masculino que significa ato ou efeito de definhar; perda de vitalidade; enfraquecimento, extenuação. Definhamento significa estado do que não cresce ou medra.

Definhamento significa também emurchecimento. Definhamento significa ainda decadência; declínio.

Terrível

Termo que vem do latim terribĭle-, com o mesmo significado. Terrível é adjetivo de 2 géneros que significa que inspira terror; medonho; assustador.

Terrível também significa violento, muito intenso.Terrível significa também muito mau; péssimo, difícil de suportar. Terrível significa ainda extraordinário.

Senilidade

Termo que vem de “senil”+”-i-”+”-dade”. Senilidade é nome feminino que significa qualidade ou estado de senil. Senilidade significa também velhice; decrepitude.

Senilidade significa ainda estado de enfraquecimento fisiológico e sobretudo mental, que ultrapassa de maneira notória o grau normal de involução, de senescência, que corresponderia à idade real, e que é dependente de fatores patológicos, cuja origem pode ser hereditária.

Teso

Termo que vem do latim tensu-, com o mesmo significado, particípio passado de tendĕre, «estender; esticar». Teso é adjetivo que significa esticado, tenso, inteiriçado; hirto.

No sentido figurado, teso significa intrépido; valente, enérgico, alguém que não se deixa influenciar facilmente pelas opiniões dos outros; que se mantém inflexível; firme; duro. Também no sentido figurado, teso significa renhido; violento.


Leia também: 17 palavras parecidas mas com significados distintos


No sentido popular do termo, teso significa sem dinheiro. Teso é também nome masculino que significa monte alcantilado.

No sentido coloquial, é pessoa sem dinheiro. Quando, no sentido popular se diz ele está a ficar teso, significa a ficar sem dinheiro.

Artificioso

Termo que vem do latim artificiōsu-, «engenhoso». Artificioso é adjetivo que significa que tem artifício. Artificioso também significa que trabalha com arte; engenhoso. Artificioso significa ainda fingido; falso.

Ancianidade

Termo que vem de “ancião”+”-i-”+”-dade”. Ancianidade é nome feminino que significa estado de ancião. Ancianidade também significa velhice; antiguidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.