Azeite conquista ouro em concurso de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tal como o vinho, que conquista as mais diversas medalhas em concursos internacionais, também o azeite é um produto português de excelência. Existem vários eventos da área em todo o mundo que contam com a presença portuguesa.
Muitas vezes, na viagem de regresso, vem-se mais pesado, pois trazem-se medalhas de ouro a reconhecer a qualidade do azeite português. Além dos concursos internacionais, também é importante existirem concursos nacionais que coloquem frente a frente as melhores marcas nacionais (e boas marcas internacionais). O elevar da competição só engrandece a produção nacional.
Recentemente, num concurso nacional, o Azeite da Quinta do Portal foi um dos destaques. Quer saber mais sobre esta temática? Então, continue a ler…
Azeite conquista ouro em concurso de Trás-os-Montes e Alto Douro
O concurso
Neste evento, estiveram em prova 66 exemplares. Diferentes categorias foram avaliadas por um criterioso júri. No culminar da avaliação, um dos grandes destaques foi para o Azeite da Quinta do Portal que alcançou uma Medalha de Ouro, que é um selo de qualidade fantástico.
Leia também: As 4 situações onde é proibido usar azeite
O azeite
A medalha de ouro (na categoria de Frutado Maduro), arrecadada no II Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, representa apenas mais um motivo para conhecer melhor o azeite da Quinta do Portal.
O Quinta do Portal Azeite Extra Virgem Premium é um azeite complexo, que se apresenta medianamente frutado, com azeitonas maduras. Este azeite, que apresenta notas marcadas de folha de oliveira, tem ainda notas de erva fresca e frutos secos. O Quinta do Portal é um azeite levemente picante e amargo, que apresenta um fim de boca persistente.
Produção
Este Azeite Virgem Extra é produzido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). São necessários 8,8 quilos de azeitona para se fazer a produção de um litro de Quinta do Portal Azeite Virgem Extra.
É recente (2017) a aposta da Quinta do Portal na área da olivicultura. Nesse ano, iniciaram-se duas novas plantações de olival, na Quinta do Confradeiro, uma em bordadura e uma outra em sistema contínuo. Foram duas plantações novas que se juntaram a um outro olival que já se encontrava em produção.
Um comunicado do produtor refere que o resultado final deste azeite de eleição “espelha aquilo que é a filosofia que a Quinta do Portal aplica nos seus processos de produção, da viticultura à olivicultura: o máximo respeito pelo fruto e pelo seu potencial, tirando o máximo partido do melhor de cada parcela”.
Outros méritos do azeite da Quinta do Porta
Este azeite também foi eleito o melhor azeite do ano passado, no concurso I Brazil IOOC – International Olive Oil Competition. Este evento realizou-se em São Paulo, no Brasil.
Nesse evento, estiveram mais de 90 azeites. Estiveram em avaliação azeites provenientes de países de todo o mundo, de Espanha à Argentina, de Itália ao Líbano. Estes azeites submeteram-se a um julgamento exigente de 12 especialistas internacionais. Entre os peritos estavam jornalistas, sommeliers, engenheiros agrónomos e chefs de cozinha.
Saiba mais sobre o evento I Brazil IOOC – International Olive Oil Competition, aqui.
Leia também: O que acontece se beber 1 colher de azeite, limão e mel em jejum?
Quinta do Portal
A Quinta do Portal tornou-se perita em azeites, mas já produzia vinhos de excelência. Desde o ano de 1990 que esta empresa se dedica à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade. Esta empresa está localizada em Sabrosa, que é porta de entrada para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, que como sabemos é Património Mundial da Humanidade!
A Quinta do Portal tem usufruído de diversos sucessos decorrentes da aposta numa política de internacionalização. O reconhecimento surge de diversos setores, com a participação regular nos maiores certames de diferentes especialidades. A qualidade dos vinhos, da adega, do azeite tem sido frequentemente premiada. Outra das apostas da quinta é o enoturismo, destacando-se a unidade hoteleira da Casa das Pipas – a famosa adega gizada pelo ilustre arquiteto Álvaro Siza Vieira.
Saiba mais sobre a Quinta do Portal, aqui.