Início Cultura «Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

«Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

São 10 palavras, mas no maior dicionário de português há 306.949! «Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

Atroviscado
«Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Neste artigo, são 10 palavras, mas no maior dicionário de português há 306.949 palavras! «Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

A aprendizagem é um processo demorado e frustrante. Por mais que se aprenda, mais se percebe que muito mais se ignora. Há muito mais para aprender do que pode ser aprendido por nós, em toda a nossa vida.

Se tivermos em conta não todas as coisas do mundo, mas apenas a língua portuguesa, podemos confirmar que no maior dicionário de português há 306.949 palavras portuguesas… Um número “assustador”, se tivermos a pretensão megalómana de as dominar a todas. Contudo, mesmo sendo impossível dominar esse conteúdo todo, podemos aprender 10 palavras por dia, lendo diariamente um artigo do NCultura (fica desde já o convite feito para explorar outros artigos de português, mas também de outras temáticas, como viagens, vinhos, benefícios, entre outros).

«Atroviscado» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Atroviscado

Termo que vem de “a-”+”trovisco”+”-ado”. Atroviscado é adjetivo que significa que algo é da cor da casca do trovisco esmagada.


Leia também: «O comer» é um erro de português?


Atroviscado também significa amargoso. Atroviscado é (pão no forno) enegrecido por efeito do calor muito forte e repentino.

Descomunal

Termo que vem de “des”-+”comunal”. Descomunal é adjetivo de 2 géneros que significa que está fora do comum. Descomunal é algo enorme; excessivo; desproporcionado.

Ínfimo

Termo que vem do latim infĭmu-, com o mesmo significado. Ínfimo           é adjetivo que significa o mais baixo, que é abaixo de inferior.

Ínfimo significa também que é muito pequeno; mínimo. Ínfimo significa ainda vil; reles; desprezível. Outro significado de ínfimo é miserável.

Obscurecer

Termo que vem de “obscuro”+”-ecer”. Obscurecer é verbo transitivo e verbo pronominal. Obscurecer é verbo transitivo que significa tornar obscuro ou pouco visível. Significa também tornar escuro, fazer perder a claridade.

Obscurecer significa ainda tornar ininteligível ou difícil de entender. Outro significado de obscurecer é turvar o entendimento de confundir. Os termos deslustrar, desonrar são outros significados do verbo. Obscurecer também tem como significado suplantar; fazer parecer menos importante.

No sentido figurado, obscurecer significa desvanecer, apagar, significando ainda fazer esquecer, esconder. Obscurecer é verbo pronominal que significa perder a luz, o brilho ou a claridade; apagar-se; escurecer. Obscurecer significa também tornar-se difícil de entender. No sentido figurado, significa desonrar-se.

Intrépido

Termo que vem do latim intrepĭdu-, com o mesmo significado. Intrépido é adjetivo que significa que não é trépido. Intrépido significa destemido; ousado. Intrépido significa também firme; resoluto.

Políptico

Termo que vem do grego polýs, «numeroso» +ptýx, «dobra; prega», pelo latim polyptўchu-, com o mesmo significado. Políptico é nome masculino que na pintura, nas artes plásticas, significa retábulo composto por vários painéis, significando ainda conjunto de dois ou mais painéis independentes, mas subordinados ao mesmo assunto.

Enquanto que na história, políptico é termo que na Antiguidade significava suporte de escrita composto por diversas placas cobertas de cera, ligadas entre si como um livro, sobre as quais se escrevia com um estilete. Ainda numa perspetiva histórica, mais especificamente na Idade Média, políptico significava registo ou inventário de bens. Políptico é ainda adjetivo que significa que é composto de dois ou mais painéis.

Ignóbil

Termo que vem do latim ignobĭle-, «não nobre». Ignóbil é adjetivo de 2 géneros que significa desprovido de nobreza; que mostra baixeza moral; vil; desprezível; reles.

Cáustico

Termo que vem do grego kaustikós, «que queima», pelo latim caustĭcu-, com o mesmo significado. Cáustico é adjetivo que significa (substância) que destrói resíduos orgânicos; que cauteriza ou queima tecidos orgânicos. Cáustico significa também corrosivo.

No sentido figurado, cáustico significa mordaz; sarcástico, significando ainda nesse sentido, importuno, maçador. Cáustico é também nome masculino que na área da farmácia significa substância que queima ou cauteriza.


Leia também: «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas


Perverso

Termo que vem do latim perversu-, com o mesmo significado, particípio passado de pervertĕre, «perverter; corromper».

Perverso é adjetivo que significa que revela perversão. Alguém perverso é alguém que se desvia daquilo que é considerado bom, correto ou razoável.

Perverso significa corrupto; vicioso. Ato perverso é ato malvado, traiçoeiro. Na psicologia, perverso é aquele que apresenta um comportamento antissocial irredutível.

Equitativo

Termo que vem do latim aequitāte-, «igualdade» +”-ivo”. Equitativo é adjetivo que significa que tem equidade, que é imparcial, justo, reto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.