Início Tradições Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Saiba fazer peixe como um verdadeiro chef. Simplesmente delicioso! Há pratos extraordinários com peixe por isso, aprenda a fazer o peixe perfeito.

fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Aprenda a fazer o peixe perfeito. O peixe é um alimento muitas vezes desvalorizado. A maioria das pessoas prefere a carne, embora o peixe seja bem mais saudável. O que muitos desconhecem é que o peixe pode ser igualmente saboroso. Há pratos extraordinários com peixe.

Se as pessoas perceberem que podem cozinhar o peixe como um chef, facilmente passarão a comer mais peixe. Basta evitar alguns erros frequentemente cometidos e aprender alguns truques para fazer refeições de peixe tremendamente deliciosas. Quer saber mais?

fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Aprenda a fazer o peixe perfeito

O peixe é, na sua generalidade, rico em ómega 3. É um alimento saudável, nutritivo, saciante, saboroso, que permite refeições leves e versáteis. Pratos de peixe sabem bem quer em dias quentes, quer em dias frios. O peixe pode integrar saladas e ser acompanhado por bebidas refrescantes.


Leia também: Aprenda a temperar peixe como um especialista


fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Dicas para o peixe perfeito

Momento da compra

Quando se está a comprar o peixe, devemos certificar-nos de que compramos um bom produto, fresco. Para confirmar se está fresco, deve confirmar se os olhos estão brilhantes, salientes.

Caso os olhos estejam opacos, não compre. Se o peixe se apresentar com coloração acinzentada, já tem dias, por isso também deve evitá-lo.

Momento da limpeza 

Depois de uma boa compra, há o momento da limpeza, igualmente importante. Limpar e higienizar adequadamente o alimento é crucial. O ideal é pedir ao peixeiro para fazê-lo no momento da compra. Antes de o confecionar, deve lavar bem o peixe (em água corrente!).

fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

O momento do tempero

Os peixes possuem um sabor muito particular e característico, por isso é fundamental fazer um ótimo tempero. Ele deve acrescentar sabor, sem fazer desaparecer o sabor do próprio peixe.

Para criar um bom tempero, leve uma panela ao lume com sumo de limão, ervas frescas (nomeadamente: tomilho, alecrim e louro) e permita que cozinhe até o sal se dissolver. Depois, desligue o fogão.

É prático e delicioso. Transfira a mistura para um recipiente, adicione os cubos de gelo e o peixe. Coloque a mistura no frigorífico, por uma hora.

O momento da cozedura

Embora muitos não gostem que os peixes venham com pele, a verdade é que a pele pode representar uma boa aliada no momento da cozedura, especialmente se for grelhado, pois essa gordura natural contribui para que ele seja cozinhado sem secar a carne, tornando-o mais suculento.

Assim, se for grelhar o peixe em posta, não remova a pele e permita que ela entre em contato com a frigideira ou a grelha.

fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

O ponto do peixe

Nem sempre se reconhece o ponto ideal do peixe, quando ele está macio e suculento. Antes de receber o peixe, a frigideira deve estar bem quente. Depois de colocar o peixe, baixe o lume.

Se pretender o peixe assado no forno, deve colocar papel de alumínio. Como o peixe assa rapidamente, deve estar atento e espreitá-lo com regularidade.

Caso pretenda o peixe frito, é importante temperá-lo com a devida antecedência. Antes de o fritar, deve secar bem o peixe, com todo o cuidado para não o desfazer. Depois, pode empaná-lo, conforme o seu gosto. Farinha, sal, pimenta e raspas de limão irão contribuir para um peixe frito bastante saboroso!

Não mexa que estraga

Não se deve mexer muito na carne do peixe, pois ela é muito sensível e facilmente se desfaz, se não houver delicadeza. Evite ao máximo mexer no peixe. Deixe que ele cozinhe, sem a tentação de lhe mexer e use só uma espátula larga, quando acertar no ponto de confeção!


Leia também: 4 receitas de peixe assado super apetitosas


fazer o peixe perfeito
Peixe assado ou grelhado? Aprenda a fazer o peixe perfeito

Receita de Salmão grelhado com gengibre

Ingredientes

3 c. de sopa com molho de soja

1 c. de sopa com mel

1 c. de chá com gengibre em pó

1 c. de chá com alho em pó

2 lombos de salmão

1 laranja (sumo)

Modo de Preparação

Numa taça, junte o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel. Misture.

Adicione o salmão.

Envolva bem e cubra o salmão com película aderente.

Deixe marinar no frigorífico, por 30 minutos.

Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer.

Coloque nela o salmão e grelhe o peixe de ambos os lados.

Acompanhe com legumes salteados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.