Início Tradições Aprenda a temperar peixe como um especialista

Aprenda a temperar peixe como um especialista

Saiba escolher os melhores ingredientes para temperar peixe e delicie a família! Aprenda a temperar peixe como um especialista.

Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

Aprenda a temperar peixe como um especialista. Tem recorrido à roda dos alimentos para organizar as suas refeições ao longo da semana? É a melhor forma de manter a linha. Quem pretende uma alimentação saudável deve comer muita fruta, vegetais e peixe. Muitos optam por privilegiar a carne em detrimento do peixe, mas é um erro. No máximo, ambos os alimentos devem ser consumidos na mesma quantidade ao longo de toda a semana.

O calor do verão está a chegar e a alimentação é parte importante da nova vida. É também um contexto diferente, em que pretendemos ir à praia mais regularmente na nossa melhor forma física. Para isso, convém optar por uma alimentação saudável, na qual o peixe deve estar presente. Muitos optam logo por defender que não gostam de peixe mas, às vezes, há sim desconhecimento. Ainda não experimentaram um peixe bem temperado, por exemplo. Quer saber como deve fazer para ter um peixe delicioso?

Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

Aprenda a temperar peixe como um especialista

O tempero

Comer peixe em pleno verão é fantástico. É um alimento saboroso e que permite manter a linha. É um alimento saudável, rico em ómega 3, que faz bem ao coração. É um produto fantástico, pois é também bastante versátil, podendo ser assado, cozido, grelhado ou frito.


Leia também: Aprenda a temperar frango como um especialista


Além disso, há diferentes tipos de peixe. Tanto podem ser peixes de sabor mais intenso, como a tainha, ou peixes como o linguado que é de sabor mais suave. Ora, cada peixe tem a sua especificidade quer no tempo de preparação, quer no tempero que deve receber. Existem, no entanto, dicas preciosas que se revelam sempre úteis, independentemente do peixe que escolher para a sua refeição.

Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

Evite excessos: moderação é regra básica

O peixe é um alimento sensível, que se “esconde”, se no prato estiverem sabores muito fortes. Ao temperar o peixe devemos ter isso em consideração. O peixe deve ser o protagonista, por isso os temperos devem ser usados com moderação, não devendo superar o sabor do peixe, pois é ele o último que deve sobressair.

Independentemente do peixe que escolher para a sua refeição, não deve exagerar nos temperos. Se o peixe for mais suave, como um linguado, os temperos devem ser muito leves. Se for um peixe mais intenso, como a tainha, então pode usar um pouco mais de tempero.

Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

O segredo de uma boa marinada

O prazer de se descobrir alguns segredos é enorme. Quando se sente que se descobrem segredos que podem suscitar grande diferença na vida das pessoas, temos a tentação de partilhar esses segredos. É o caso da marinada, um bom segredo para um peixe perfeito.

A marinada é algo essencial na preparação do peixe, pois permite que ele absorva os sabores nela presentes, tornando a carne do peixe mais saborosa, mais tenra, mais suculenta. Uma boa marinada faz realmente a diferença e leva o seu tempo (podem ser necessárias duas horas!).

Uma recomendação comum para a marinada é conjugar vinho branco seco (realçando assim o sabor do peixe), com sal, pimenta em grão, manjericão e água. O sabor e a acidez dos citrinos, como raspas de laranja ou de limão, também permitem dar mais sabor à marinada.


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

Os excessos são dissolvidos no azeite

Como em tudo na vida, os excessos devem ser evitados. A virtude está na moderação. Quando opta por usar ervas mais fortes como tempero, deve dissolver o ingrediente no azeite. Desta forma, o tempero não irá ser tão poderoso. Portanto, dará o sabor pretendido, sem roubar o protagonismo ao peixe.

Aprenda a temperar peixe
Aprenda a temperar peixe como um especialista

Recheie com primor

Se optar por peixe inteiro, deve fazer um recheio mais rico, antes de assar o peixe. Alecrim é uma boa opção como tempero para peixes.

Nota

Antes de temperar o peixe, convém que ele esteja bem limpo e fresco. Se não houver essa frescura, irá fazer-se sentir no sabor final, pois não ficará tão bom.

Siga estas dicas que garantem um resultado absolutamente delicioso. Não há forma de errar! Terá um peixe saboroso que irá agradar a toda a gente, a miúdos e a graúdos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.