Início Cultura «Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa

«Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa

Conheça bem as 10 palavras que escolhemos para si e integre-as no seu vocabulário ativo. «Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa.

Celibato
«Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa

Conheça bem as 10 palavras que escolhemos para si e integre-as no seu vocabulário ativo. «Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa.

Segundo os especialistas, do nosso vocabulário ativo apenas fazem parte cerca 1500 palavras (isto, em média, em pessoas com um nível de instrução médio). A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), o maior dicionário de português, conta no seu interior com 306.949 palavras. Ele será a melhor fonte para percebermos a quantidade de palavras portuguesas que existem.

No entanto, na língua portuguesa, há outros dicionários com palavras que não aparecem naquele dicionário. Tal como esse dicionário contém muitas palavras que não aparecem nos outros. Logo, o número de 306.949 palavras peca por defeito, havendo muitas mais palavras de português. O nosso vocabulário ativo, tendo em média cerca 1500 palavras, pode ficar com mais, se houver essa determinação da nossa parte. Se houver o esforço em aprender uma palavra por dia, no final de um ano há 365 novas palavras a integrar no nosso vocabulário ativo.

Contudo, para se integrar no vocabulário ativo as palavras aprendidas, não basta ler o significado dos conceitos, é necessário aplicar essas palavras frequentemente. Veja as palavras que reunimos hoje para si.


Leia também: 5 asneiras da língua portuguesa


«Celibato» e mais 9 palavras interessantes da língua portuguesa

Curial

Termo que vem do latim curiāle-, «da cúria». Curial é um adjetivo de 2 géneros que é   referente à cúria. No sentido figurado, significa próprio; adequado; é também conveniente.

Curial é ainda nome masculino que significa senador dos antigos municípios romanos. Curial é também encarregado dos negócios da cúria pontifícia.

Lisura

De “liso”+ “-ura”. Lisura é nome feminino que significa qualidade de liso; macieza. Lisura significa também, em sentido figurado, sinceridade; honestidade.

Despojamento

De “despojar”+ “-mento”. Despojamento é nome masculino que significa ato ou efeito de despojar(-se), de privar ou renunciar à posse de algo. É qualidade ou condição do que é despojado, simples, sem enfeites ou ornamentos. Despojamento é ainda modéstia; singeleza.

Farolagem

Termo que surge de “farolar”+ “-agem”. Farolagem é nome feminino que significa ato ou efeito de farolar, de prover de faróis. É também conjunto dos faróis de uma determinada zona costeira.

Casquilho

Termo que vem do castelhano casquillo, com o mesmo significado. Casquilho é adjetivo e nome masculino. Casquilho significa indivíduo que se veste de forma vistosa ou garrida ou se arranja com um esmero considerado excessivo; janota.

Casquilho tem ainda outro significado.

Termo que vem de “casca”+”-ilho”. Nome masculino próprio da mecânica que é referente a peça destinada a abrandar o atrito sobre os eixos. É também terminal metálico de uma lâmpada, por onde se enrosca o encaixe.

Casquilho significa também rosca exterior que segura a união de dois tubos, deixando lisa a superfície interior do encanamento.

Fausto

Termo que vem do latim faustu-, «feliz». Fausto é nome masculino que significa luxo; magnificência; pompa. Fausto significa ainda ostentação. É também adjetivo que significa venturoso, próspero.


Leia também: 20 das palavras mais feias da língua portuguesa


Prepotente

Termo que vem do latim praepotente-, com o mesmo significado. Prepotente é adjetivo de 2 géneros que significa muito poderoso, muito influente. Significa ainda autoritário; despótico.

Impertinente

Termo que vem do latim in-+pertinente-, «que chega a; que tem relação com», particípio presente de pertinēre, «chegar a; ter relação com». Impertinente é adjetivo de 2 géneros que significa que não vem a propósito; inconveniente; que é inoportuno. É também estranho ao assunto.

Impertinente também significa insolente; atrevido; irreverente; incorreto. Significa ainda incómodo, enfadonho. Rabugento, quezilento e caprichoso são outros significados de impertinente.

Facultativo

Termo que vem do latim facultāte-, «faculdade» +-ivo. Facultativo é adjetivo que significa que dá ou deixa a faculdade de fazer ou não uma coisa. Significa ainda que não é obrigatório; que é opcional.

Facultativo é próprio de uma ciência; é técnico. Facultativo é nome masculino que significa médico.

Celibato

Termo que vem do latim caelibātu-, com o mesmo significado. Celibato é nome masculino que significa estado da pessoa que, por opção, não contraiu matrimónio. Há ainda o celibato eclesiástico. Há o celibato que os clérigos prometem observar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.