As melhores dicas para que o seu bolo fique fantástico, surpreendendo a família com bolos memoráveis! Aprenda a fazer bolos caseiros deliciosos. Todos os segredos!
A família é o que há de mais importante, não é verdade? Por isso, convém criar todas as condições para que os momentos familiares sejam memoráveis. Uma boa solução é colocar um delicioso bolo caseiro no centro da mesa. A conversa flui por horas, partilham-se histórias e o bolo vai desaparecendo rapidamente. Faça os melhores bolos para esses momentos.
Aprenda a fazer bolos caseiros deliciosos. Todos os segredos!
Confecionar bolos deliciosos não é tão fácil quanto se pode esperar. Não basta atirar uma forma para o forno. Existem preciosas dicas que se revelam bastante úteis. Existem diferentes fases e aspetos da confeção que necessitam que se realizem procedimentos distintos.
Desde a preparação dos ingredientes, à confeção da massa, há diversos conhecimentos que é importante reter. Há que conhecer as condições do forno e cozedura para que o resultado seja maravilhoso.
Momento da preparação
Para tornar os bolos mais leves e eliminar os pequenos torrões que se formam, é importante que se peneire a farinha e o açúcar.
Deve retirar os ingredientes do frigorífico com antecedência. Por exemplo, a manteiga deve ser retirada com uma antecedência de 30 minutos. Ficará com uma textura bem mais cremosa, ajudando a ligar melhor os restantes ingredientes. Também concede mais suavidade à massa.
Os ovos também devem ser retirados do frio com uma antecedência de 30 minutos.
Leia também:
- 3 das melhores receitas de bolo de cenoura. Uma delícia!
- 4 receitas de maçã assada com mel para comer e chorar por mais
- 3 receitas de bolachas caseiras deliciosas e muito fáceis de fazer
- 3 receitas de pastéis de nata tradicionais e deliciosos
Momento da preparação da massa
A massa
Pode substituir a manteiga/margarina por óleo para ter um bolo mais fofinho.
Antes de ser estendida a massa, deve ter um tempo de descanso, sempre!
Farinha
Polvilhe a superfície de trabalho com farinha. Faça-o sempre antes de estender a massa.
O rolo da massa e as mãos também devem ser polvilhadas com farinha.
Coloque pouca farinha, pois a massa absorve a farinha que pode alterar a consistência.
Forre as várias formas em simultâneo.
Coloque as formas lado a lado e cubra-as com uma camada de massa.
A farinha facilita o processo de desenformar o bolo. Deve enfarinhar, depois de untar as formas.
O fermento
O fermento é importante, mas não é obrigatório para se ter um bolo alto e fofo.
Tal pode ser conseguido apenas com ovos, açúcar e farinha. O pão de ló serve de exemplo.
Ele pode ser substituído por bicarbonato de sódio, pois ingredientes como leite, iogurte, sumo de limão ou outros contêm um ácido que reage com a base do bicarbonato, levando à libertação de bolhas de dióxido de carbono que fazem a massa crescer.
A validade do fermento é de apenas 3 meses, mesmo estando dentro do prazo. Depois desse tempo, perde a sua eficiência. Teste se o fermento está ativo. Coloque uma colher num copo com água A mistura deve borbulhar bastante. Se não o fizer, é sinal de que perdeu a força.
As claras
As claras concedem maior leveza à massa. Elas contêm uma proteína que, ao ser batida, absorve o ar e ainda aumenta de volume.
Mesmo que a receita não o recomende, devem bater-se as claras em castelo, pois melhora a textura do bolo. Faça a incorporação na massa delicadamente. Caso contrário, quebram-se as bolhas de ar das claras. Logo, impedirá que o bolo cresça adequadamente.
O sal deve ser usado moderadamente, pois ajuda a clara a aerar mais rapidamente.
Momento de levar ao forno
Antes de colocar a massa, deve pré-aquecer o forno, para que o calor ative o fermento, levando a farinha a reagir com os outros ingredientes e a aprisionar o ar, concedendo leveza à massa.
Coloque a massa apenas até 2/3 da altura da forma. Assim, o bolo poderá crescer sem transbordar. A forma deve ser colocada a meio do forno, sobre a grelha (salvo indicação em sentido contrário), para permitir uma melhor circulação do calor.
Momento de avaliação da cozedura
Cubra o bolo com uma folha de alumínio, se perceber que a superfície do bolo começa a ficar escura antes do tempo.
Espete um palito no centro do bolo para verificar a cozedura. Se o palito sair seco, a massa está cozida. Se ele sair húmido, a massa ainda precisa de cozer por mais algum tempo.
Aguarde uns 15 minutos, no mínimo. Desenforme o bolo sobre uma rede, pois permite arrefecer mais depressa.
NCultura
Se leu este artigo sobre receitas e dicas de cozinha e adorou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre receitas. Há diversas aqui no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia e quer saber mais sobre esta temática, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros áreas temáticas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, por favor, faça-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore as suas temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…