Sinta o sabor original no seu palato com esta receita deliciosa de bacalhau à Zé do Pipo tradicional. Todos vão querer provar! O Bacalhau à Zé do Pipo é seguramente um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa, mais populares entre os portugueses. O nome deste prato tradicional serve de homenagem ao seu criador. Este prato integra o “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”.
Este prato irresistível terá sido criado por José Valentim, entre os anos 40 e 60 do século passado. Este homem que também era conhecido por “Zé do Pipo” era dono de um restaurante presente na cidade do Porto.
Logo no momento da criação deste prato, a recetividade ao prato foi a melhor. Por isso, José Valentim ficou visto como um criativo e visionário. Ele alcançou o 1º prémio num concurso designado “A melhor refeição ao melhor preço”. Apesar desta iguaria ser especialmente acarinhada no Norte, ela faz-se um pouco por todo o país.
A arte da cozinha lusa: segredos para o Bacalhau à Zé do Pipo tradicional
O Bacalhau à Zé do Pipo é um dos pratos de bacalhau mais apreciados e populares de Portugal. Para confecionar este prato tradicional, há três ingredientes principais que são considerados indispensáveis. São eles lombo de bacalhau, maionese caseira e puré de batata.
No entanto, apesar destes ingredientes assumirem protagonismo neste prato, há outros ingredientes que apresentam um papel secundário, mas que merecem ser destacados. São eles: cebola, azeite, pimento vermelho, leite, louro e azeitonas.
Para fazer este prato na perfeição, há que respeitar a receita original. Cada passo dado permite que se encaminhe para um efeito final realmente próximo do tradicional. Por isso, se quer um Bacalhau à Zé do Pipo tradicional, capriche no puré.
O puré poderá ficar mais mole. Só tem de juntar um pouco mais de leite, se desejar ter um puré de batata mais mole e suave.
A maionese deve ser caseira. Trata-se de um ingrediente que faz toda a diferença neste prato. Para fazer uma maionese caseira de qualidade, precisa de reunir alguns ingredientes indispensáveis, nomeadamente: ovos, óleo, vinagre ou limão e sal.
Para bater os ingredientes da maionese caseira, pode usar um liquidificador ou uma varinha mágica. Bata-os até ficarem cremosos.
Pré-aqueça o forno: trata-se de uma etapa fundamental. Faça-o com 10 minutos de antecedência, no mínimo. No momento de recorrer ao forno, ele já se deve encontrar bem quente.
Bacalhau mais condimentado revela-se uma experiência gastronómica distinta. É possível temperar o bacalhau com noz-moscada, para se poder apresentar uma refeição mais saborosa. Se desejar temperar melhor o bacalhau, pode adicionar o tempero.
No entanto, faça-o apenas no final da cozedura do bacalhau. Seguramente, que dessa forma a especiaria dará um toque extra de sabor à sua refeição!
O acompanhamento desta refeição pode ser feito com uma salada de alface e tomate, embora na salada possa colocar outros ingredientes a enriquecer essa base, nomeadamente pepino, cebola, queijo feta ou outros.
O queijo como elemento surpresa
Uma boa opção que pode enriquecer esta receita de Bacalhau à Zé do Pipo consiste em adicionar queijo ralado. Se desejar realizar este passo, tenha em conta que a melhor opção é o queijo parmesão.
Receita de Bacalhau à Zé do Pipo tradicional
Ingredientes
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- 600 g de Lombos de Bacalhau pronto a cozinhar
- 600 g de batatas
- 6 colheres de sopa de maionese
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 dl de leite
- q.b. Azeitonas
- q.b. Farinha para passar
- q.b. Noz-moscada
- q.b. Pimenta
- q.b. Pimentos morrones
- q.b. Sal
- q.b. Salsa picada
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Para preparar um Bacalhau à Zé do Pipo, primeiro, ligue o forno a 200 °C.
- – Em seguida, descongele os lombos de bacalhau e seque-os com um pano de cozinha.
- – Posteriormente, faça o tempero com pimenta. Reserve.
- – Depois, descasque e lave as cebolas, os dentes de alho e as batatas.
- – Então, faça o corte das cebolas em meias-luas e reserve.
- – Corte as batatas ao meio e pique os alhos. Reserve.
- – No imediato, leve um tacho ao lume com água e sal.
- – Em seguida, acrescente as batatas e deixe cozer.
- – Posteriormente, retire da água, elimine as peles e reduza a puré.
- – Então, acrescente o leite e a noz-moscada.
- – Depois, retifique os temperos. Mexa bem e reserve.
- – Entretanto, aqueça o azeite numa frigideira.
- – Em seguida, passe os lombos de bacalhau por farinha.
- – No imediato, leve os lombos a fritar de ambos os lados.
- – Posteriormente, escorra-os e coloque-os num prato de forno.
- – Então, refogue a cebola e os dentes de alho no azeite.
- – Depois, disponha-os por cima do bacalhau.
- – Em seguida, deite o puré num saco de pasteleiro e disponha-o à volta.
- – No imediato, regue com a maionese e leve ao forno até ficar douradinho.
- – Então, retire o Bacalhau à Zé do Pipo do forno.
- – Depois, sirva com os pimentos morrones e as azeitonas.
- – Finalmente, polvilhe com salsa picada e sirva.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar os melhores pratos de bacalhau:
- Bacalhau desfiado
- Receitas com bacalhau frito que são uma tentação
- 9 receitas de bacalhau assado no forno de comer e chorar por mais
Ao “Bacalhau à Zé do Pipo” aconteceu o mesmo que a muitos dos pratos típicos da nossa gastronomia: surge a propagação por todo o país. Por isso, por vários restaurantes, podemos encontrar um Bacalhau à Zé do Pipo.
Com tantos estabelecimentos de restauração a fazer esta receita, é natural que parte da proposta tradicional seja alterada. Em muitos destes espaços, podemos confirmar um “Bacalhau da casa” nas ementas. No entanto, frequentemente se percebe que se trata de um Bacalhau à Zé do Pipo.