Início Tradições Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

Saiba o que fazer para evitar cometer estes erros frequentes. Tire todas as suas dúvidas e aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

Tire todas as suas dúvidas e aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros. É comum ter alguns legumes no congelador. Os legumes são essenciais na nossa alimentação diária. Ocupam um generoso espaço da roda dos alimentos, pois está-lhes destinado grande protagonismo, numa dieta que se pretende saudável. Não há regime alimentar que vise uma melhor saúde, que não conceda aos legumes um papel de destaque. Apesar de sabermos que as frutas, os legumes e as verduras são essenciais numa dieta equilibrada, muitos são os que não cumprem os ensinamentos presentes na roda dos alimentos. Quem sabe do papel de relevo dos legumes faz por tê-los sempre em casa.

Além de fazerem uma sopa deliciosa, os legumes permitem acompanhar na perfeição quer carne, quer peixe.

Por essa necessidade de ter sempre legumes disponíveis e pela impossibilidade de ir à rua todos os dias para os ir buscar, muitos são os que optam por tê-los congelados. Uma estratégia ótima, pois eles permanecem igualmente saudáveis, são mais económicos e, normalmente, até estão prontos a cozinhar, permitindo poupar tempo. Contudo, nem todos fazem o que devem com os legumes congelados… Vai cozinhar legumes congelados? Então, evite estes erros comuns!


Leia também: Aprenda a cozinhar massa: evite estes 5 erros


legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… juntar legumes congelados aos legumes frescos

Normalmente, os legumes e verduras congelados são mergulhados em água fervente antes de serem congelados, por isso eles cozinham mais rapidamente que os legumes e verduras frescos.

Juntar os legumes e verduras congelados aos frescos é um erro comum, que não deve ser feito, pois necessitam de tempos de cozedura distintos. Fazê-lo torna os legumes puré, pelo menos fazem-no passar do ponto e implicam que estes percam nutrientes (nomeadamente vitaminas C e algumas vitaminas B).

Os congelados só devem ser colocados no final, pois assim eles conseguem manter a textura e as cores. Casey Seiden, nutricionista em Nova Iorque, informa: “Em geral, os congelados pequenos, como vagens cortadas ou ervilhas, levam menos tempo para cozinhar. Já os maiores, como batatas ou pedaços de abóbora, demoram mais”. As embalagens dos produtos congelados têm recomendações de preparação que devem ser seguidas. Com um garfo pode ir testando o ponto dos legumes.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… prescindir do microondas

Apesar da fama de que cozinhar no microondas, transforma os legumes congelados em papa, estas podem ser boas opções. Como o calor e a água prejudicam o resultado, a melhor opção pode ser refogar, fritar ou preparar no forno (nesta opção teste a textura minuto a minuto).

O microondas revela-se uma alternativa eficaz, mas não deve descongelar antes de usar o microondas. Brittany Linn, nutricionista em Nova Iorque, revela: “Os legumes mais firmes podem ir para o microondas entre 4 a 6 minutos, numa tigela sem água”.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… esperar eternamente para usar os legumes congelados

O congelamento é útil, pois preserva os ingredientes e impede que haja multiplicação dos microrganismos, evitando que a comida fique estragada. Os legumes congelados devem ser consumidos o mais rapidamente possível. Aguardar um ano, por exemplo, é um erro, pois afeta a qualidade da comida. Mesmo que estejam consumíveis ocorreram mudanças na textura, na cor e no sabor. Por isso, deve aguardar no máximo apenas 8 a 12 meses, mas quanto mais cedo os usar melhor.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… deixar os congelados ‘queimar’ no congelador

Congelar legumes é uma ótima estratégia para economizar, mas deve evitar-se “queimar” os legumes no congelador. Tenha atenção, mantenha os pacotes bem fechados, evite a exposição deles ao ar, pois pode gerar oxidação. Casey Seiden informa: “No caso de legumes e verduras, isso significa menos valor nutricional”.

Ao abrir uma embalagem grande que não vai usar toda, deve colocar os legumes numa outra embalagem, do tipo Ziploc, de forma a tirar o máximo de ar do pacote e conseguir selar bem o conteúdo, antes de o colocar novamente no congelador.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… escolher no supermercado um pacote qualquer

Ser criterioso é sempre importante. Há ainda estratégias a que se deve recorrer para se conseguir assegurar um melhor produto. Apertar a embalagem permite dar para perceber se há legumes colados uns aos outros. Beth Auguste, nutricionista em Filadélfia, informa:  “Se houver, isso significa que o pacote descongelou e congelou de novo a caminho do supermercado. Isso resulta na perda de nutrientes”.

Assim, facilmente percebemos que a qualidade do produto baixou; a cor, o sabor e a firmeza do produto ficou afetada. Por isso, devemos procurar sempre embalagens com os legumes separados. Por exemplo, as ervilhas congeladas devem estar soltas na embalagem. Se estiverem coladas, significa que houve descongelação, durante o transporte. Mesmo que tenha sido parcial ou temporária, tal facto faz com que o produto tenha qualidade inferior.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… escolher erradamente quando usar os legumes congelados

Frequentemente usamos legumes congelados nos pratos errados. Lisa Shepherd, uma instrutora de nutrição e de ciência da comida no Middle Tennessee State University, revela: “Os melhores pratos para usar legumes congelados são ensopados, sopas e outros pratos com vários ingredientes. Assim, a textura fica disfarçada”.

Um erro comum é usar conjuntamente tanto legumes e verduras frescas, como verduras e legumes congelados. Nunca se deve misturar ambos. Use sempre um tipo, nunca os dois.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… descongelar os legumes e as verduras antes de usar

Se pretendemos um produto com a textura adequada, não devemos descongelar o produto antes do seu uso. Lisa Shepherd revela:“O congelamento faz a água expandir-se. Como os legumes são basicamente compostos por água, o congelamento estica as paredes celulares ao máximo”. A instrutora aprofunda ainda: “O resultado é menos estrutura e uma textura mais mole, depois do descongelamento.”


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


A melhor forma de obter a textura desejada é usá-los na hora, pois rapidamente, durante a cozedura, os legumes descongelam. Tal deve ser feito com este tipo de produtos. As espigas de milho e verduras, como a couve e os espinafres, são as únicas exceções, pois só vão cozinhar de maneira mais uniforme se estiverem parcialmente descongeladas.

legumes congelados
Aprenda a cozinhar legumes congelados: evite estes 8 erros

É um erro comum… não descongelar e drenar (em casos específicos)

Em determinados casos, o descongelamento é crucial para um bom resultado final. Não é o contrário do que foi recomendado, é a exceção à regra. Tal deve ser feito de acordo com a receita.

Se se pretende usar espinafre congelado numa pizza, então a melhor opção é mesmo descongelar e drenar as folhas de espinafre, caso contrário irá prejudicar a qualidade da pizza, pois ficará encharcada. Pode usar os espinafres congelados diretamente do congelador, se for fazer uma sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.