Início Tradições Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Há segredos ancestrais que merecem ser partilhados!... O mundo da cozinha nunca foi tão fácil!... Aprenda 16 truques de cozinha da avó.

truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Aprenda 16 truques de cozinha da avó. Existem segredos que nunca são desvendados, pois há quem consiga manter o segredo, sem partilhar a informação. Existem segredos que são partilhados com poucas pessoas, mantendo a informação contida. E há segredos que são partilhados com determinadas pessoas que acham a informação tão valiosa que sentem necessidade de a partilhar com a humanidade.

Há truques de cozinha que funcionam como pequenos segredos e que se perpetuam graças à passagem dos mesmos entre familiares. Segredos que são passados de geração em geração, reservando o seu lugar na história. Os que são verdadeiramente apaixonados pela arte da gastronomia adoram encontrar estas pequenas preciosidades.

Nós temos alguns segredos ancestrais para partilhar consigo que irão ajudar a tornar o mundo da cozinha em algo bem mais acessível. Há truques que poderão facilitar a sua vida na tarefa de dominar o básico da cozinha: poderá preparar e conservar melhor os ingredientes, conhecer técnicas, entre muitos outros truques.


Leia também: Aprenda a fazer arroz solto como um Chef


Aprenda 16 truques de cozinha da avó

truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Espetar o palito no bolo

O truque do palito já é conhecido há bastante tempo, mas como continua bastante eficaz, merece ter lugar nesta nossa lista. Espete o palito no bolo para testar a cozedura. Se sair limpo, então pode retirar o bolo do forno.

Tornar a beterraba ainda mais atrativa

Adicione 3 colheres de sopa de vinagre à água e verá que, de forma simples e eficaz, irá deixar a beterraba cozida com uma cor que maravilha qualquer um.

Conservar as folhas de alface

Há uma técnica que assegura que as suas folhas de alface durem 5 dias. Não as lave antes de as guardar no frigorífico. Coloque-as dentro de um saco de plástico bem fechado. Lave-as apenas depois de as retirar do frigorífico.

truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Salsa fresca por mais tempo

Sabia que se cortar a salsa muito finamente e guardá-la numa taça de plástico, dentro do congelador, pode conservá-la fresca por um ano?

Congelar o bacalhau

Deve dessalgar o bacalhau, antes de o congelar. Primeiro, seque o peixe, recorrendo a um pano limpo. Coloque o pincel num bom azeite e pincele toda a superfície, antes de o guardar no congelador. Ponha-o num recipiente a vácuo. O processo de descongelação do bacalhau deve ser feito normalmente.


Leia também: Aprenda a fazer massa como um chef: 9 truques e dicas


Extrair mais sumo do limão

O limão deve ser mergulhado em água quente, durante 20 minutos, antes de ser espremido. Deve ainda batê-lo levemente na bancada da cozinha, antes de extrair o seu sumo. Verá que irá fazer muita diferença!

truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Conservar o limão

É fácil! Guarde o limão num frasco de vidro bem fechado e verá que o conseguirá conservar por mais tempo.

Conservar o abacate, depois de descascado

O sumo de limão ajuda a dar mais longevidade à fruta descascada, além de impedir que o abacate fique negro.

Peixe fresco

O peixe fresco apresenta os olhos brilhantes, as guelras vermelhas e a carne bem rija.

truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Conservar o pão

Guarde o pão num saco de tecido, escolha um local seco e coloque-o junto de um talo de aipo (pode também usar uma batata crua, mas com a casca bem lavada e seca).

Separar bem as claras dos ovos

Basta quebrar a casca e deixar que o conteúdo escorra sobre os dedos entreabertos. Depois, fica com a gema na palma da mão, enquanto a clara cai.

Limpar claras com fragmentos de gema

Pode recorrer à própria casca do ovo para limpar os pequenos fragmentos de gema que  fiquem nas claras. Se aproximar os pedaços da casca dos fragmentos de gema, eles vão ser atraídos para dentro deles.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


truques de cozinha da avó
Aprenda 16 truques de cozinha da avó

Ovos estragados

Use um copo com água e um pouco de sal. Coloque aí o ovo e, se este vier à tona, é sinal de que está estragado.

Preparar os ovos para as receitas

Receitas que necessitem de claras em castelo, podem não ficar tão firmes se o ovo não estiver muito fresco. De resto, normalmente, devem retirar-se os ovos do frigorífico um pouco antes de os usar nas suas receitas.

Espetos feios e queimados

Para evitar este desfecho, deve mergulhar os espetos de madeira/bambu em água, antes de os usar. Assim, eles não ficarão queimados no churrasco.

Ananás maduro

Faça o seguinte teste: retire uma “pétala” do centro da coroa. Se for difícil retirá-la, é porque o ananás ainda está verde; já se for fácil, está maduro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.