Início Viagem 6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Dos castelos aos bosques, sem esquecer as deliciosas queijadas, Sintra tem muito para dar a quem a visita. Confira 6 motivos obrigatórios para visitar Sintra.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Confira 6 motivos obrigatórios para visitar Sintra. É uma vila cheia de encanto, conhecida pela sua flora e pelo seu ambiente que guarda algo de quase místico. É isso que lhe dá toda aquela aura de conto de fadas, de destino romântico que deixa qualquer casal a suspirar. É que além de uma paisagem verdejante de tirar o fôlego, há palácios e castelos que completam todo o cenário, com a pompa e circunstância que a vila tanto merece.

A cerca de 30 kms de Lisboa, não há razão para não passar um dia em Sintra, se estiver pela capital. Para isso, basta apanhar o comboio no Rossio e fazer uma breve e agradável viagem de cerca de 40 minutos.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Centro histórico

É aqui que “tudo” se encontra e uma das razões para passar um dia ou, mesmo, um fim de semana pela vila. É que há muito para ver e cada atração toma o seu tempo. Falamos de ex-líbris como o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros ou a Quinta da Regaleira.

Além disso, é preciso sentir o pulsar da vila e, por isso, nada como fazer uma refeição saborosa e relaxada, sem esquecer a doçaria local: a queijada e os travesseiros. Depois, para digerir melhor todas essas iguarias, nada como percorrer as ruelas e apreciar a arquitetura pitoresca da vila, património da UNESCO desde 1995.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Leia também:

História

Sintra expira história por cada poro. Na região, há registos da presença humana desde a era do bronze, sem esquecer períodos como a época romana e a ocupação muçulmana. Mais tarde, por aqui viveram reis e membros da corte, além de ter sido sempre um local muito procurado por artistas que na beleza e tranquilidade de Sintra encontravam toda a inspiração de que necessitavam.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Castelos e palácios

Já falámos deles e, realmente, eles constituem um dos marcos de Sintra. Se não tiver muito tempo disponível para explorar a vila, é mesmo obrigatório ficar a conhecer o Palácio Nacional de Sintra, uma obra que remonta ao tempo dos mouros.

As chaminés das suas cozinhas são emblemática, ascendendo a uns incríveis 33 metros de altura. Quanto ao interior, pode contar com toda a beleza, riqueza e luxo que define um palácio. Impressionante é, por exemplo, a sala dos Brasões, com azulejos do chão ao teto.

Vídeo de: Parques de Sintra

Ali perto, fica a Quinta da Regaleira, construída nas primeiras décadas do século XX por António Augusto Carvalho Monteiro. Uma obra cheia de surpresas e misticismo, ela conta com um Poço Iniciático (com uns incríveis 30 metros de profundidade ), o palácio/residência dos Carvalho Monteiro e os maravilhosos jardins por onde pode e deve passear.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Para finalizar, é impossível não ir até ao Palácio da Pena, que fica bem no cimo da serra de Sintra. O caminho é longo e íngreme, por isso pode sempre optar por ir de autocarro. O castelo encontra-se erguido sobre um rochedo, emergindo da Natureza envolvente, absolutamente pujante e admirável. Um exemplar “vivo” da arquitetura do romantismo português do século XIX. As suas influências manuelina e mourisca são evidentes, quer no interior, quer no exterior.

O próprio palácio tem ligação a pé com outra atração: o Castelo dos Mouros, ao qual pode aceder por um caminho repleto de Natureza. Neste castelo, encontra um forte que data do século X, ou seja, remonta ao período da conquista muçulmana da Península Ibérica. Percorra os “caminhos de ronda”, ao redor do castelo e aproveite as magníficas paisagens sobre a vila, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena e o imenso oceano Atlântico.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Doçaria

Já tínhamos dito que Sintra também é conhecida pelas suas iguarias, nomeadamente os seus doces. Imperdível é a Casa Piriquita, bem no centro da vila, uma pastelaria com mais de 150 anos, onde são fabricados os tradicionais travesseiros da piriquita, preparados com massa folhada crocante e doce de amêndoas e ovos (uma absoluta delícia!).

Os pastéis de Cruz Alta também são populares e constituem uma homenagem ao ponto mais alto da serra sintrense, já para não falar tradicional queijada de Sintra. Um puro deleite!

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Ruas

As próprias ruas do centro histórico de Sintra são incríveis e percorrê-las é um excelente programa para uma tarde. A arquitetura local é graciosa e admirável e há muitos restaurantes e cafés que o vão fazer parar. Também há muito comércio de rua, como lojas de artesanato, vinho, souvenires e, até ginginha!

Mesmo que visite a vila em pleno verão, o nevoeiro e a neblina são próprias da serra, por isso um casaca ou uma écharpe podem sempre ser úteis.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Paisagem verdejante e calma

Além de toda a vegetação já referida, Sintra possui ainda o Parque da Liberdade, que fica numa encosta e tem muitos trilhos para percorrer. Todos os percursos têm subidas e descidas que atravessam magníficos bosques, onde a flora conta com centenas de árvores, de dezenas de espécies distintas.

Pelo caminho, há ainda uma cascata com água vinda da serra, obras de arte e um pequeno parque infantil. Escusado será dizer que esta é uma excelente zona para fazer um piquenique.

visitar Sintra
6 motivos obrigatórios para visitar Sintra

Informações úteis

Quando ir?

Qualquer altura é boa para visitar Sintra, embora entre a primavera e o verão irá encontrar temperaturas mais agradáveis, um céu mais limpo e um sol mais quente.

Onde ficar?

Não faltam opções de alojamento em Sintra, umas mais no centro da vila, outras mais nos arredores. Consoante a suas preferência pode escolher entre a estadia num hotel ou o aluguer de um apartamento. Tudo dependerá também da duração da estadia e se viaja em família (com crianças) ou sozinho ou com amigos. (Reserve, aqui.)

Como chegar?

Se estiver em Lisboa, pode ir até Sintra de comboio por apenas 2,25€. Assim, não tem de se preocupar com o estacionamento do carro, o qual normalmente é pago. (Coordenadas GPS: 38°48’3.49″ N -9°22’41.74″ W)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.